Recusa no Civil Online

Olá pessoal!

Solicitei o assento no civilonline@irn.mj.pt, informando nome, filiação e data de nascimento. Como o ano de nascimento foi 1912, tive que colocar o ano errado e inserir a data correta nas informações adicionais. Ocorre que recebi hoje a recusa do pedido e não sei o porquê. Todos os dados estão corretos, afinal, peguei todas as informações num documento do consulado de Santos e, todos os documentos mantém as mesmas informações, exceto em algumas letras que tem o mesmo som (Manuel/Manoel - Luzia /Lusia).


Alguém poderia me orientar no que fazer?

Comentários

  • @Anderson640

    Ou o assento está no AD, não existe, a data está equivocada ou o pagamento não efetuado de forma correta.

    Deixe mais dados sobre o assento.

    Nao divulgue os dados privados.

    Vc fez com cartão fisico liberado para compras internacionais ou um virtual de app?

    Abraços

  • @Anderson640 caso a certidão já esteja no arquivo distrital, o civil online nada pode fazer. Tem certeza que indicou ao civil online local certinho do nascimento?

    caso sim, entre em contato com o arquivo distrital.

    Eu tive um documento recusado pelo civil online, mas eles me informaram o motivo, no meu caso eles alegaram que a certidão ja se encontrava no arquivo distrital. Se não for isso, mande um email perguntando ap civil online o motivo da recusa e compartilhe aqui nessa conversa para que os floristas possam te ajudar.

  • editado February 2022

    @guimoss e @lucas21, obrigado pela ajuda.

    Mandei email para o Civil Online e só responderam o status que estava. O pagamento foi realizado com sucesso. Os dados do local me parecem corretos.

    A data de nascimento é 24/01/1912. No registro do consulado consta:

    Distrito de Funchal

    Concelho de Ribeira Brava

    Freguesia de Serra de Água

    Fiz o pedido colocando Ilha da Madeira, Ribeira Brava, Serra de Água. Está correto?

    O nome é Manuel de Gouveia.

    Caso eu precise buscar esse assento no AD, como faria?


    OBS: eles devolvem o pagamento quando há recusa?

  • @Anderson640

    Desistiu da busca do bisavô Belarmino? Descobriu onde fica Rio do Minho?

    Manuel é seu....?

    Qual a filiação?

  • @Anderson640

    Como a data do nascimento é próxima da criação do reg.civil português, é possivel que o assento esteja no Arq. Reg. Madeira.

    Só porque não está online, não quer dizer que não exista.

    Mande um email para o ARM.

    Eu buscaria pelo passaporte do antepassado.

    Pode ter alguma informação útil.

  • @Guilherme Moreira, consegui sim! Tive que procurar por conta própria mas achei. Agora estou ajudando uma senhorinha que pediu ajuda.

    @guimoss, procurei no Tombo e os registros vão até 1911. Pensei que por não estar lá era só pedir no Civil Online. Aliás, eles devolvem o valor quando recusam?

    Vou tentar no ARM que tu indicou. Quando tiver um retorno aviso aqui.

  • editado February 2022

    @Anderson640

    Onde fica Rio do Minho?

    Quais os nomes dos pais do Manuel?

  • @Guilherme Moreira, fica em Viseu.

    Os pais são Francisco de Gouveia e Luisa de Jesus.

  • Boa noite, tenho todos os dados do casamento dos meus bisavós portugueses casados em Portugal, gostaria de saber se posso pedir a certidão de casamento pelo Civilonline o casamento foi realizado no ano de 1922. obrigada.

  • @Silvana20 , sim, pode pedir a certidão de casamento pelo civil online.

  • @Guilherme Moreira, fiz o pedido e já recebi. Mas consta data de nascimento diferente. Seria isso um problema?

  • editado March 2022

    @Anderson640

    Na transcrição devem ter usado a data de nascimento que constava do assento português, que tem precedência. Confira.

    Documentos mais antigos têm precedência sobre documentos mais novos. Documentos portugueses têm precedência sobre brasileiros.

    Se fez a transcrição, eventuais problemas de nomes e datas já foram resolvidos. A menos que de fato tenha algum erro a ser corrigido, não precisa se preocupar com isso. Mas a transcrição de minha mãe tinha 6 erros graves, e tive que pedir para retificar.

    Confira se somente seguiram a ordem de precedência de documentos, ou se de fato foi algum erro.

    Se foi erro, terá que fazer um requerimento pedindo a correção. Tive um erro causado por erro em um documento brasileiro que eu tinha enviado e não notei quando conferi. Esse tive que refazer o documento, enviar, e pagar nova taxa de €120. Os outros 5 de menor importância, mas inclusive de data, foram introduzidos pela Conservatória. Acontece às vezes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.