Como encontro certidão de 2º casamento de 1930?

Olá, estou tendo dificuldades em encontrar registro do 1º casamento de meu bisavô. Como no registro de batismo dele não diz nada sobre a primeira esposa (Maria Carreira, que seria mãe do meu avô), mas consta um adendo de que ele se casou novamente com outra mulher em 08/02/1930 (Jorgina da Conceição Ferreira) na mesma Paróquia, estou cogitando ver essa certidão de casamento pra ver se consigo dados sobre a primeira esposa, mas não sei onde encontrar esses registros mais recentes de 1900, no site dos registros de Açores só vai até 1905...


Comentários

  • @Mojavesp , peça a certidão de casamento ao civil online

  • @Leticialele obrigada, é pago ou dá pra consulta online?

  • @Mojavesp

    Qual a nacionalidade da 1a esposa?

    Eles casaram onde?

    Onde ela faleceu?

    Em situações normais, vc não precisaria transcrever o casamento + óbito da 1a esposa, pois vc é descendente do 1° casamento.

    Mas como há essa averbação no assento, talvez seja melhor vc fazer os dois procedimentos.

    ===

    O seu pensamento faz sentido. É possível que o assento mais atual tenha, no mínimo, a data do casamento e do óbito da primeira esposa.

    O custo é 10 euros e pagto é por cartão de crédito virtual de app ou físico com liberação para compras internacionais.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    ===

    Talvez um descendente do 2° casamento tenha feito essa transcrição e desconsiderou as primeiras núpcias do Português.

    ===

    Vc pode tentar procurar no Familysearch, seção catalogo ou imagens.

    Boa sorte!

  • editado February 2022

    @guimoss obrigada. Essa primeira esposa, Maria Carreira, já revirei todos os registros de casamento em Povoação inteira entre os anos de 1882 a 1889 (data do nascimento do primeiro filho), e possível data de nascimento entre 1865 a 66, e simplesmente não encontro. Nem sei se ela é portuguesa, primeiro relato que encontrei dela foi que embarcou nos Açores com Sr. Francisco d'Aguiar (declarados chefe e esposa), e mais 3 filhos, chegaram no porto de Santos dia 02/08/1893, e que tiveram mais 4 filhos no Brasil, sendo um deles meu avô. Esse é o registro de batismo de um dos filhos que nasceram em Portugal. Pelo que sei, ela faleceu aqui em São Paulo, pois depois o Francisco portugues voltou a Portugal pra se casar, na mesma Paróquia onde foi batizado, acredito que seja até um amor antigo... mas não sei paradeiro dele, se depois retornou ao Brasil, se faleceu aqui ou em Portugal.

    Chato é ter de pagar pela certidão sem nem mesmo saber se vai render alguma informação...


  • O pior é que ela aparece no batismo de alguns filhos na Santa Cecilia, e é citada na certidão de óbito de uma das filhas, mas não consigo nada sobre a Carreira em si...


  • @Mojavesp

    Nem sei se ela é portuguesa, primeiro relato que encontrei dela foi que embarcou nos Açores com Sr. Francisco d'Aguiar (declarados chefe e esposa), e mais 3 filhos, chegaram no porto de Santos dia 02/08/1893, e que tiveram mais 4 filhos no Brasil, sendo um deles meu avô.

    Se ela embarcou de Açores com o português, é mais provável que ela seja portuguesa.

    Ou pode ser um caso de (me desculpe dizer) bigamia. A @Leticialele já mencionou o caso das "esposas brancas", se não me engano.

    ===

    Vc pode tentar achar habilitações de casamento dos filhos dela, onde pode ter mais dados da mãe.

    E uma outro caminho é vc fazer uma busca diretamente com o Arquivo Regional de Açores.

    Como vc não tem os dados precisos e já olhou nas duas seções do fs que te indiquei (certo?), é provável que a busca leve mais de 30 minutos e, por isso, seja paga.

    Boa sorte com o caminho que escolher.

    Se o fórum puder ajudar, ajudaremos.

    Abraços

  • @guimoss uma dúvida, estou vendo que há muita discordancia entre alguns documentos, e isso me atrapalha na busca... pelo que tenho conhecimento pelo registro de desembarque, a filha mais velha teria 7 anos na chegada em 1893, o que pelos cálculos daria nascimento entre os anos de 1885 a 87. Mas na certidão de óbito que encontrei dela em SP, consta que nasceu em 08/12/1892... abri o leque e estou procurando casamento dessa mãe até a véspera da viagem em 1893, vai que eles tiveram filhos fora do casamento e só se casaram para poderem viajar juntos, essas datas estão dando um nó na minha cabeça. Só pra ajudar, os registros de passaporte justamente do ano de 1893 não existem, há uma lacuna vazia entre 1884 a 1893, justamente o ano que eu precisava.


  • @Mojavesp

    Eu acredito que vc teria mais sorte procurando o passaporte português do Francisco.

    Nele estará o estado civil dele. Com isso, vc podera pedir ao Arquivo Regional de Açores o processo de emissão, onde pode ter os dados da 1a esposa.

    Se vc tem a data da chegada ao Brasil, volte dessa data até uns 6 meses para trás,que vc achará o passaporte e poderá pedir o processo de emissão dele.

    Deixe aqui o nome de tds os envolvidos. Do avô até o Neto-Requetente. Nunca se sabe o que pide ser encontrado.

    Boa sorte!

  • @guimoss , eu tenho até o numero do passaporte, deve ser o nº 465, de 1893, segundo o registro. Mas pelo que li no site dos Açores, os livros desse intervalo de 1884 a 1893 (muito azar) não existem, e nem antes de 1875. Será que falando com eles existe alguma forma de conseguir, ou estão perdidos mesmo?

    Os nomes são:

    • O neto - Geraldo Aguiar
    • O pai - Francisco de Aguiar (SP, 11/10/1904)
    • O avô - Francisco d'Aguiar (acredito que Lomba do Cavalero, S. Miguel, Açores, 08/07/1862)
    • Não encontro a primeira esposa dele, Maria Carreira, que veio com os filhos.


  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Mojavesp

    Essa imagem acima é brasileira, correto?

    Eu estou falando do passaporte português, que se encontram no tombo.

    Se a omissão está nesse site, é provável que o arquivo exista, mas nao tenha sido digitalizado.

    Vc tem que entrar em contato com o AR de Açores e pedir a busca.

    Se essa imagem acima tiver a data de entrada do português no BR, a saída (e a emissão do passaporte) deve ter acontecido de 1 a 6 meses antes. 1 ano no máximo.

    Esse é o seu intervalo provável de buscas.

    Tendo essa imagem acima, vc poderis fazer o pedido de busca pelo passaporte do antepassado e ter mais informações.

    É provável que seja pago.

    Boa sorte!

  • @guimoss sim, eu sei, mas parece que não existem os livros de registros justamente do ano que preciso... dá uma olhada nos anos disponíveis, no site mesmo eles dizem que antes de 1875, e entre 1884 e 1893 não existem mais os livros... será que falando com eles haveria alguma possibilidade? Vc sabe como entrar em contato com eles? Olha no print, ele pula de 1884 direto pra 1894. E no texto explica que esses livros por algum motivo não foram encontrados, pro meu azar...


  • @Mojavesp

    O contato do ARA:

    Contactos

    Direção Regional da Cultura

    Palacete Silveira e Paulo, Rua da Conceição

    9700-054 Angra do Heroísmo

    Terceira . Açores . Portugal

    Informações: drac.info@azores.gov.pt

    Tel.: (+351) 295 403 000

    Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

    ===

    Vc deverá se inscrever no site do ARA e fazer um pedido.

    O site:

    https://arquivos.azores.gov.pt/

    Pelo email acima, vc pode perguntar se eles tem armazenados os arquivos dos anos que vc busca.

    Esse é o 1° passo, na minha opiniao.

    É provável que nao tenha sido digitalizado, como eu disse antes.

    Isso é comum. Todos os dias, novos livros são adicionados no tombo.

    Vc vê isso logo na primeira página do site do tombo.

  • @guimoss obrigada pelos contatos! Mandei email. Não estou com muita esperança, eles deixaram claro que não foram encontrados os livros, e não que não foram digitalizados... mas a esperança é a ultima que morre. Depois lhe conto se consegui algo.

  • @Mojavesp

    Pelo que vc disse, o Francisco e a maria emigraram em datas distintas.

    Vc sabe quando ela emigrou?

    O mesmo dito sobre o passaporte do marido vale para o dela, se o cenário que eu imaginei estiver correto.

    ===

    O filhas batizadas em PT eram legítimas ou naturais? Isso pode te dizer se houve casamento.

    Foi o que vc disse aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278658/#Comment_278658

    Boa sorte!

  • editado February 2022

    @guimoss eles emigraram juntos, o casal e 3 filhos. Eu realmente não tenho nada a respeito de casamento, pois parti somente de um registro de embarque dos 5 nos Açores, e do desembarque deles em Santos, só tinha isso em mãos, mais nada... Então no registro de desembarque consta a chegada do Francisco, com "esposa" Maria Carreira, e os 3 filhos. Segue o desembarque, pra ficar mais facil de ilustrar:

    Manoel foi o ultimo filho que nasceu em Portugal, cerca de 2 anos antes da viagem, está registrado como filho deles segundo o batismo. Segue o registro de batismo dele, foi o unico filho que encontrei nos livros.

    A primeira filha, que chegou aqui com 7 anos, Maria Conceição, faleceu aqui em SP e tenho a certidão de óbito, consta que os pais eram o Francisco e Maria Carreira, mas a data de nascimento não bate, pois sendo ela a filha mais velha, não teria nascido em 1892, 1 ano antes da viagem... olha, estou quase ficando louca com esses levantamentos... como essa Maria pode aparecer em tantos lugares e não ter um ponto de partida?

    E, pra completar, eles tiveram mais 4 filhos ao chegarem no BR, sendo um deles meu avô. E todos consegui registro de batismo em nome dos mesmo casal.


  • @Mojavesp

    Vou tentar organizar um caminho um caminho para vc.

    Mas antes algumas considerações:

    1) O óbito é a menos crível entre as certidões. Há o luto e nenhuma das pessoas descritas ali vai ajudar no processo;

    2) No batismo do manuel, diz que ele é filho legitimo, o que indica a existência de um casamento;

    3) A questão das habilitações dos casamentos dos filhos pode ter dados ou até algum doc dos pais.

    4) Casamento religiosos são mais detalhados,pois informam a exata freguesia dos nubentes. Vc pode procurar pelos casamentos dos filhos nascidos em PT.

    5) os batismos religiosos ocorridos no Brasil. Pode haver dados prebisos de localização dos pais.

    ===

    Anos de nascimento dos envolvidos, se os dados da lista estiverem corretos:

    1) Francisco - 1862/1863;

    2) Maria (mãe) - 1865/1866;

    3) Maria (fllha) - 1885/1886;

    4) Engrácia - 1887/1888

    5) Manoel - 1890/1891. Essas previsões podem estar certas, pois batem com o batismo do Manuel.

    Vc tem que buscar o batismo do filho mais velho e, a partir deste, o casamento para trás.

    Se estiver indisponível, vc pode tentar o CHFs do Familysearch (busque a localidade, pegue os dados e realize a busca feita presencialmente - abri um topico sobre isso) ou fazer uma pesquisa diretamente com o ARA.

    Pode ser que tenham se casado após o nascimento de um dos filhos.

    Por isso,busque todos os filhos.

    ===

    Mas acho que é melhor vc pedir com o ARA ou com os CHFs da sua localidade.

    Talvez seja cobrado, mas os dados tem uma sustentação.

    Marquei o @Guilherme Moreira , a @Ecps e o @Kleber Silva Aguiar que são excelentes nas buscas.

    Boa sorte!

  • @guimoss ontem por volta das 4 da manhã consegui encontrar o registro de nascimento da esposa, Maria Carreira. Por intermédio de uma pessoa que encontrou no facebook um registro de emigração de um irmão dela, no qual batiam os nomes dos pais, descobri que a familia dela é de Ribeira Grande, Maia, e o assento de batismo dela estava lá, no ano de 1866. Pelo menos sei agora que ela existe, só me falta encontrar algo sobre o casamento. Dos 2 filhos mais velhos não encontrei nada... mas o interessante é que no batismo do terceiro filho, diz no texto: filho legitimo -primeiro- do nome.

  • @Mojavesp , tem o link do batismo do terceiro filho?

  • editado February 2022

    @Leticialele sim, segue o link. Vou mandar tambem dos pais.

  • @Mojavesp

    Quer dizer: primeiro do nome Manuel. O mesmo deve acontecer no batismo da Maria e da Engrácia.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Mojavesp

    Que bom que encontrou a esposa.

    Como eram do mesmo lugar, é provável que a busca pelo casamento seja mais fácil.

    VOCÊ TAMBÉM PRECISARÁ BUSCAR O ÓBITO DA 1a ESPOSA (sua antepassada, imagino).

    VC SABE SE O ÓBITO OCORREU NO BRASIL OU EM PORTUGAL?

    Se encontrar, vc tem duas opções:

    1) Pedir os 3 ou 4 assentos (os batismos e o casamento e o óbito da 1a esposa, se ocorrido em PT) no ARA;

    Se ela faleceu no Brasil, vc terá que transcrever o óbito no Consulado de Santos, onde eles devolvem os docs. O processo é gratuito.

    2) Em virtude do erro de transcrição do 2° casamento antes do primeiro, vc pode entrar em contato com o ARA e renumerar omas averbações, apresentando o 1° casamento e o 1° óbito, se ocorridos em PT e arquivados no ARA.

    Isso pode ser feito de maneira informal e gratuita pelo ARA. Mas pode ocorrer erros.

    Se o óbito aconteceu no Brasil, vc mandaria por email os dois batismos, o casamento e o assento de óbito, obtido na transcrição e pediria a remuneração.

    Ambas as opções são chatas, mas eu faria a primeira, pois se der problema vc poderia fazer a segunda.

    E no formulario, opção "outros docs", vc colocaria mais ou menos assim: ASSENTO DO PRIMEIRO CASAMENTO, ASSENTO DE ÓBITO DA PRIMEIRA ESPOSA + outros docs extras necessários.

    Obs: VERIFIQUE CADA GRAFIA DE CADA NOME E CADA DATA. SE TIVER ALGUMA DIVERGÊNCIA ENTRE OS ASSENTOS PORTUGUESES, PODEM SER NECESSÁRIOS OUTROS PASSOS, PORQUE NÃO É POSSÍVEL RETIFICAR ESSES ASSENTOS.

    E SE TIVER QUE RETIFICAR UMA CERTIDÃO BRASILEIRA,VC TERÁ QUE APOSTILAR O ASSENTO NA PGR (EM PONTA DELGADA TEM UMA, SE N ME ENGANO). VERIFIQUE COM O CARTÓRIO O PROCEDIMENTO.

    DEIXE TODOS OS NOMES COM FILIIAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS, COM IDADES E DATAS QUE O FÓRUM BUSCA ALGUMA DIVERGÊNCIA PARA VC.

    Separe por certidão.

    Boa Sorte!

  • @Guilherme Moreira entendi, achei que seria ordem de nascimento.

  • editado February 2022

    @guimoss caramba, que rolo! Pelo que sei (historia contada pelo meu pai), ele era casado com a Maria Carreira, veio de Portugal com 3 filhos portugueses, e eles tiveram mais 4 filhos no Brasil, sendo que depois ela veio a falecer, e ele viajou novamente a Portugal pra se casar pela segunda vez. Dá a entender que ela faleceu aqui mesmo em SP, mas não encontrei nada a respeito.

    O que vc acha que poderia ser essa observação anotada no registro dela?


  • @Mojavesp

    Acho que é "CERTIDÃO FEITA" e a data da emissão.

    Estou em duvida com o "feita".

    Marquei a nossa paleógrafa,rs.

    @Leticialele

    Abraços

  • @Mojavesp

    E o que eu quis dizer é para vc xolocar os dados dis envolvidos como está em cada certidão.

    Se vc quiser, claro.

    Mas tem que procurar erros. O ARA vai escrever EXATAMENTE o que está no assento.

  • @Mojavesp , devem ter transcrito a certidão em 7 de dezembro de 1889, provavelmente para fazer o passaporte.

  • @Leticialele oi, ali diz 1883, será que pode ser o ano do casamento? Já que eles só viajaram em 1893?

  • @Mojavesp , sim, pode se o ano do casamento. Ao que parece, o assentofoi transcrito em 1883. Eu errei quando digitei 1889.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.