Preenchimento do requerimento de transcrição de casamento no Consulado do Rio
Olá, pessoal! Finalmente vou conseguir fazer a transcrição do casamento dos meus avós! Só queria tirar duas dúvidas:
1- Há algum problema em preencher o formulário de requerimento da transcrição no computador ou precisa ser à mão?
2- Eles pedem que eu preencha com um documento de identificação meu. Pode ser o Passaporte, já que usarei ele mesmo para o pedido de nacionalidade? ( isso porque acho que talvez fosse interessante usar o mesmo documento...)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Claudinha , pode preencher no computador, até digitar inteiro, se quiser.
Sim, pode mandar o passaporte, mas, como você é neta, terá que mandar certidão de nascimento para comprovar que tem legitimidade para transcrever o casamento. No passaporte, não constam os avós.
@Leticialele Ah, entendi.
Vou mandar a minha certidão de nascimento apostilada.
Quanto ao passaporte, eu preciso enviar também? É que no site do Consulado não fala em mandar nenhum documento meu, só fala em escrever no requerimento. Você acha melhor mandar a cópia do passaporte também? E acha que devo mandar apostilada também?
@Claudinha , não precisa mandar apostilada! Mande só a certidão e cópia autenticada do passaporte ou RG.
@Leticialele ah, que bom! assim eu uso as apostiladas para a outra etapa do processo.
Tenho mais uma dúvida. Sou viúva e meu nome, pelo casamento, foi acrescido de mais um sobrenome. O meu passaporte está com esse sobrenome a mais.
Não sei se me expliquei bem. Seria o diagrama abaixo:
Meu nome na certidão de nascimento: Nome+sobrenome+sobrenome
Meu nome de viúva: Nome+sobrenome+sobrenome+sobrenome
A pergunta é: Será que preciso enviar a cópia de minha certidão de casamento para mostrar a razão do meu nome ter mais um sobrenome?
@Claudinha , quando for transcrever o casamento, seu nome ficará com o sobrenome do seu marido!!
@Leticialele Acho que não expliquei bem. A transcrição não é do meu casamento, mas sim do dos meus avós.
A certidão do meu casamento que quero enviar é só pra mostrar porquê meu nome está diferente da minha certidão de nascimento e do meu passaporte.
@Claudinha , desculpe!
Mande apenas a certidão de nascimento para provar que tem legitimidade para solicitar a transcrição. Não precisa mandar a certidão de casamento.
@Leticialele Vi uma informação no site que não sei se procede. Veja o que está assinalado em amarelo. Eles pedem que o requerimento seja apostilado também. Isso faz sentido? Pergunto porque isso não é um documento público. Eles exigem isso mesmo? Além de reconhecer minha assinatura por autenticidade tenho que apostilar esse requerimento de transcrição??
@Claudinha , sim, o requerimento também tem que ser apostilado, além de ter a firma reconhecida por autenticidade!
@Leticialele Obrigada!!