Arvore genealogica e ancestralidade

JaelJael Member

Olá gente, tudo bem?

Gostaria de compartilhar com vocês um desafio que recebí: montar a arvore genealógica da minha família, e descobrir a ancestralidade portuguesa. Ocorre que não obtive sucesso ao buscar informações sobre meu bisavô MANUEL DE PAULA E SOUZA (português) que foi para o Amazonas e formou uma grande família que se espalhou pelo interior do Amazonas como Fonte Boa, Jutaí, Borba, Maraã, Tefé e Manaus. Dentre os descendestes encontram-se personalidades que foram escritores, poetas, jornalistas, militares e até politicos. Gostaria que vcs me ajudassem a descobrir a certidão de nascimento do meu bisavô. Encontrei apenas uma pista no site FAMILY SEARCH de um sr Manuel de Paula e Souza que tem origem em Sergipe, Alagoas, Brasil, casado com uma senhora chamada Nenonista Nunes de Souza e que viajaram para o Amazonas e tiveram um filho chamado DEoclides. Acredito na possibilidade deste MANUEL ser o mesmo que meu bisavô português. Vocês me ajudam?

Comentários

  • Boa tarde @Jael

    Vc possui a certidão de nascimento de algum filho do Manuel? Pois nele estaria as informações dos avós (pais do Manuel). Se nao tiver, vc sabe pelo menos os nomes destes filho do Manuel?

    Você diz que encontrou um registro de um filho, o nome da esposa bate (Nenonista)?

  • JaelJael Member

    Olá @Ferpirj

    Não possuo a certidão de nascimento de algum filho do Manuel, mas possuo a certidão de um dos netos, na qual aparece o nome do Manuel como Avô.

    Por enquanto sei apenas o nome de um dos filhos de Manuel, a saber (Raimundo de Paula e Souza), a outra filha tenho apenas o primeiro nome: Odir.

    O nome da esposa com quem o Manuel teve esse filho se chama Venancia Nunes de Souza. Minha hipotese é que ela seria irmã de Nenonista Nunes de Souza (que pode ter falecido e, em seguida a irmã casou com o cunhado).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.