Dúvida sobre documentação para nacionalidade do cônjuge

Olá a todos,

Já tinha postado as perguntas abaixo em outra thread, mas a mensagem ficou perdida em meio a outras e sem resposta.

Se alguém puder ajudar com essas informações, agradeço.

--------------

Estou finalizando os documentos para o pedido de minha esposa. Casamento já transcrito.

  • Formulário que ela vai assinar no cartório (e apostilar, se necessário)
  • Certidão de nascimento dela, recente e já apostilada
  • Cópia autenticada do passaporte
  • Cópia simples do meu assento de nascimento
  • Cópia simples da transcrição de casamento
  • Antecedentes da PF (materializado e apostilado, se necessário)
  • Carta de condução/Cartão de Residência/Contrato de Arrendamento para ajudar com ligações efetivas.


Fazemos 5 anos de casados em maio, até ser julgado já vai ter passado de 5 anos, mas por via das dúvidas acrescentamos os documentos para ajudar comprovar ligação.

Documentos portugueses apenas cópia simples.

Minhas dúvidas são:

  • Precisa apostilar o formulário? É um documento português, mas a autenticação é brasileira, ela vale para a CRC? (mas na dúvida eu preferiria pagar mais cerca de 70 reais pra não arriscar 250 euros)
  • Precisa materializar e apostilar a consulta de antecedentes da PF ou basta imprimir e enviar (verificação de autenticidade impressa no verso)?


Comentários

  • @jhmelman , não precisa apostilar o formulário. Basta preencher sem rasuras e levar a qualquer cartório de notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    A certidão de antecedentes também não precisa ser apostilada. Basta imprimir a certidão e a validação no verso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.