Avô Português nascido em Espanha.

Bom dia,

Meu avô nasceu na Espanha em 1920 e foi inscrito no registo civil de Santiago de Compostela (Espanha), documento do qual tenho copia, onde morava meu boisavô que era de Portugal. Alguns anos depois fez dele um ciudadao português ainda morando na espanha.

O nome dele era Enrique Gómez Iglesias, mas nao sei se foi escrito com os sobrenomes da inscriçao em español ou com o sobrenome do pai Enrique Gomes.

Ele nasceu em 20 de novembro de 1920, filho de Joaquim Gomes (Portugues) e Carmen Iglesias Delgado (Espanhola).

Eu Procuro um documento de quando meu avô nascido na Espanha, se naturalizou português porque o seu pai Joaquim Gomes, nascido na freguesía de Medela, Viana do Castelo na data de 17-01-1893 era cidadão português. Ele todos os anos tinha que ir à embaixada de Portugal na Corunha (Espanha) ou enviar um envelope para a embaixada.

Seria possível obter uma certificaçao do registo da sua nacionalidade?

Posso obter um documento, em algum lugar onde ele foi registrado essa nacionalidade?

Moito Obrigado.

Comentários

  • @picheleiro

    O seu caso é complexo.

    Acho que de qualquer forma vc nai conseguirá a cidadania pelo seu avô, pois nasceu fora de Portugal.

    Se ele se naturalizou português, ele não passou a cidadania "por sangue" aos descendentes dele.

    Mas, o seu pai ou sua mãe, aquele que for descendente do seu bisavô (se estiverem vivos) podem pedir como netos e depois vc pode conseguir como filho.

    Quem está vivo da linha do bisavô português até vc?

    Pedido de neto (um dis seus pais) - 24-36 meses. 6-12 meses, se houver prioridade;

    Pedido de filho (da pessoa acima para vc) - 6 meses, em média, pelo Porto.

    Boa sorte!

  • @picheleiro

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.