Procurando certidão

Olá , peço ajuda , estou quase desistindo pois não encontro em lugar nenhum a certidão de casamento da minha bisavó. esses são os dados que tenho

Maria quintas de Oliveira ou Maria Ferreira quintas ( que é o nome de solteira ) 

Nome do pai : Joaquim Ferreira Quintas 

Nome da mãe : Francelina Maria de Jesus

Ano de nascimento dela : 1859 (não tenho certeza)

Nome do cônjuge:Manoel Domingos de Oliveira (marido da Maria )batizado a 16/07/1854 na freguesia de Santa Maria de Lamas, Portugal

Eles viveram muito no distrito de Três Rios no Rio de Janeiro que antes se chamava Entre Rios. Os filhos nasceram alguns em Paraíba do sul.

Se alguém por favor puder me ajudar. Serei grata.

Comentários

  • @Samaracanedo_

    O casamento ocorreu onde?

    A bisavó e brasileira ou portuguesa?

  • A bisavó nos documentos que acho sobre a família diz que ela era brasileira , porém não acho a certidão dela também. O casamento provavelmente aconteceu no Brasil mas também nada é certeza. O pai dela também é português.

  • @Samaracanedo_ Tem uma árvore da sua família no Family search, imagino que seja vc tb participando. Achei alguns outros documentos e acrescentei lá, entre eles o do casamento de Elsia filha de Carolina Ferreira Quintas e diz avó Maria Ferreira Quintas nascida em 1872...

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9WY-8H96?cc=1582573

    Claro que eu não tenho como afirmar mas pela data de nascimento dos filhos faz mais sentido que ela tivesse nascido em 1872 do que 1859... Porque senão quando nasceu Manoel em 1908 (que tem a certidão pra confirmar) ela teria quase 50 anos. Outra coisa é que a maioria dos registros mais antigos vem de Paraíba do Sul RJ e os posteriores de Três Rios, sendo assim eu pediria uma busca no cartório de Paraíba do Sul. com os nomes:

    Maria Ferreira Quintas ( que é o nome de solteira ) filha de Joaquim Ferreira Quintas e Francelina Maria de Jesus - Certidão de nascimento entre 1858 e 1875

    Maria Ferreira Quintas ( nome de casada Maria Quintas de Oliveira) e Manoel Domingos de Oliveira - Certidão de Casamento entre 1880 e 1902

  • Olá , já entrei em contato com o cartório de Paraíba do sul mas eles me mandaram “O cartório não possui mais os documentos apresentados em registros tão antigos.”

  • editado February 2022
  • @Samaracanedo_

    @Ecps

    Como a certidão brasileira é de antes de 1888 (criação do registro civil brasileiro), vc pode usar a de batismo.

    Eu sugiro vc olhar os regustros religiosos no municipio em questão ou o que era na epoca do batismo.

    Registro civil só após 1888.

    Boa sorte!

  • @Samaracanedo_

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @guimoss muito obrigada pela dica , estava mesmo querendo saber como marcava as pessoas. Obrigada

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Samaracanedo_

    Sem problemas.

    Se precisar de ajuda é só pedir.

  • @Samaracanedo_

    As buscas que te recomendei aqui

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278399/#Comment_278399

    podem ser feitas pelo Familysearch, seção catálogo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.