Certidão no civilonline

Estou a procura da certidão de casamento do meu trisavós que se casaram em Portugal, algumas pessoas aqui no fórum já tentaram me ajudar a achar no arquivo distrital de Braga, mas pelo que tudo indica eles se casaram já no civil (assim dizem as certidões brasileiras que tenho deles), é possível que o civil online ache essa certidão se eu botar um intervalo de 1911 a 1912 e sem ter certeza da freguesia? Se eles não acharem, eles devolvem o dinheiro?

Comentários

  • @caioreis Como não tem certeza da data, solicite que pesquisem no ano que acredita ser e no campo observação coloque que não tem certeza do ano, peça que pesquisem em um intervalo de 10 anos. Como também não sabe a freguesia coloque uma freguesia de Braga (pelo que entendi seus trisavós casaram lá?) que acredite ser e, novamente, coloque que não tem certeza da freguesia no campo de observações. Aviso que caso eles não encontrem, vão pedir mais informações e uma vez que a taxa for paga você mesmo pode encaminhar o e-mail para outras conservatórias solicitando a pesquisa.

    De qualquer forma caso não queira continuar procurando (se não encontrarem a certidão) você pode tranquilamente pedir o estorno ou usar o crédito para pedir alguma outra certidão que esteja precisando.

  • @FernandoSkuld Oi

    Então, quanto a freguesia vou botar a que ele nasceu e foi batizado (Ferreiros)

    e quanto a data eu acredito que seja de 1911 a 1912 pq o civil começou em 1911 e no passaporte dele de 1912 dizia que ele era casado, ma já que você deu essa dica irei aumentar o intervalo

  • @caioreis

    Se tens certeza da freguesia, do nome dos nubentes e o nome de seus pais, podes mandar uma solicitação de informação com essas informações diretamente à conservatória do conselho que abriga essa freguesia. Procure o e-mail da Conservatória no site do IRN.

    No meu caso a conservatória de Figueira de Castelo Rodrigo respondeu no mesmo dia com o número do assento informatizado e pude pedir diretamente no civil-online. Fazendo assim não há custo de busca, mas só funciona se tiver todas as informações ou não procurarão.

  • @danazulayfarias eles procuram mesmo sem eu saber uma data/ano exato?

  • https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Braga

  • @danazulayfarias @Guilherme Moreira @FernandoSkuld

    Obrigado todos pelas informações!!

  • @caioreis eles procuram mesmo sem eu saber uma data/ano exato?

    Sim, procurarão, mas não convém sugerir um intervalo muito grande para não abusar dos serviços da Conservatória.

  • @danazulayfarias

    Oi, eu mandei o email como vc sugeriu na terça e até agora não responderam nada, será que é normal?

  • @caioreis

    Não creio que haja um prazo normativo para a resposta. Confirme se não seguiu direto ao lixo eletrônico. Eu esperaria 2 semanas antes de um novo contato. Na minha experiência com a conservatória de Figueira de Castelo Rodrigo foi bem rápido, mas FCR parece ser um conselho bem pequeno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.