Ajuda na busca de informações do meu bisavô português poderiam me ajudar

Vagdin23Vagdin23 Member

Olá,

Faz um tempo que busco informações do meu bisavô para adquirir minha nacionalidade por meio do meu Pai (neto e vivo), preciso de ajuda para encontrar mais informações sobre meu bisavô, como o local de nascimento e a data de nascimento, estagnei na busca e não consigo achar mais nada, eis as informações que eu já tenho:

Eu tenho um bisavó que já é falecido onde meus familiares me contaram que seria português. Ele veio para Pernambuco Caruaru por volta de 1910 .

Tenho apenas a certidão do meu avô também já falecido.

Certidão de nascimento

Meu pai ainda é vivo!

Mas não estou conseguindo mais informações pois praticamente todos estão mortos...  


AVÓ : JOSÉ BEZERRA GUIMARÃES - NASC. 1945 LAGOA DOS GATOS/PE


Bisavós: JULIO BEZERRA GUIMARÃES (imigrante ) Caruaru -PE entre 1910, casou no Brasil com

E QUITÉRIA JOSEFA DA CONCEIÇÃO  


Tataravôs:

MIGUEL BEZERRA GUIMARÃES E SEBASTIANA MARIA DA CONCEIÇÃO (PATERNOS)


Miguel Guimaraes registrados

sob a notacão BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.11822, integrante do fundo documental DIVISÃO DE POLÍCIA

MARÍTIMA, AÉREA E DE FRONTEIRAS, DECLARO que dela consta o seguinte: "(Entrada) - (Data):

10/04/1910; (Navio em que veio): Magellan ; (Procedência): Portugal ;(N° de ordem): 0002 ;

(Parentesco): Nada consta ; (Nome): Miguel Guimaraes; (Idade): 51; (Idade mes): 0; (Idade intervalo): ;

(Sexo): Nada consta; (Religião): Nada consta ; (Instrução): Nada consta ; (Classe): ; (Profissão):

Comerciante ; (Nacionalidade): Portuguesa ; (Porto de embarque): Bordeaux ;

Poderia me orientar? Por favor :)

Muito obrigado. 

Comentários

  • @Vagdin23

    Como o sobrenome tem "Guimarães", eu sugiro a busca em BRAGA e VIANA DO CASTELO.

    Eu busquei por "bezerra" e apareceram muitos resultados em "Guimarães", como o seguinte:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    25306 João António Bezerra Guimarães Guimarães N/aN/a Sem Indicação 15 Rio de Janeiro Solteiro

    Busque pelo passaporte nesses dois Distritos, folha a folha, da data da chegada (se vc olhar o arquivo da chegada no SIAN, colocado acima, vc terá a data de Saída e poderá procurar pelo passaporte, que terá o Concelho e freguesia do antepassado) até 1-6 meses para trás.

    Ou vc pode pesquisar pelo batismo nas freguesias de:

    • Viana do Castelo:

    Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Correlhã, Freixo, Nogueira, Caminha, Facha, Meadela e Ponte de Lima;

    • Braga

    Guimarães, Souto Salvador, Nossa Senhora de Oliveira e Vila Nova do Farmalicão.

    Olhe a freguesia de Guimarães e as freguesias do Concelho de Guimarães. São as mais prováveis.

    Também teve uns casos no Porto,mas em menor quantidade.

    Boa sorte!

  • editado February 2022

    @Vagdin23 Eu não entendi direito. Vc quer achar o Julio? Mas eu achei uma certidão que diz que ele nasceu no Brasil :'((((


    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66PL-TY5M


    Acho que essa entrada de Miguel Guimarães não é de seu Tataravô, pq diz 1910 e ele teve Miguel em Pernambuco em 1907 além do que essa busca que vc fez foi de entrada do Rio e ele deve ter entrado nos portos do nordeste e se estabelecido, devia ter família por lá. Não é um fato mas é o mais provável. Confirma-se pelo nome da Sebastiana Maria da Conceição correto no registro de 1907.

  • @Ecps obrigado nossa fiquei feliz por um lado pela descoberta, nao estou acreditando ate agora kkkkk mas triste porque nao eras portugues. O mais estranho que na minha familia tem essa historia que o julio era portugues. Mas enfim acho que nao foi dessa vez.

  • @Vagdin23 Confere direitinho pra ter certeza que é ele... Se ele foi criado em casa portuguesa devia ter sotaque etc... deviam pensar ou o tratavam como Português... conjecturando aki né.... sorte pra vc!

  • @Ecps O pessoal da consultoria me deu quase certeza de localizar ele em portugal e cobram 75 euros, nao paguei pois nao tinha certeza, meus tios e tias dizem que ele era portugues kkkk mas agora parece que caiu por terra.Obrigado guri

  • Oi @Leticialele @Leticialele poderia me ajudar neste caso ?

  • @Vagdin23 , tem uma árvore no Family Search, você deveria dar uma olhada, pois todas as informações batem. https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/G69X-GDZ

    Miguel Bezerra Guimarães era português; Júlio foi batizado no Brasil, em Pernambuco, assim como o José.

    Você pode mandar uma mensagem, pelo Family Search, para a pessoa que criou os registros - Vagner Pereira Guimarães.

  • @Leticialele Eu sou o Vagner Pereira Guimarães , so consegui achar a  batizado  do Julio, mas nada dos pais dele meus trisavôs/trisavós MIGUEL BEZERRA GUIMARÃES E SEBASTIANA MARIA DA CONCEIÇÃO (PATERNOS)

  • @Vagdin23

    Vc olhou o que te indiquei aqui?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277931/#Comment_277931

    Pode ser que o Julio seja português.

    Erros na nacionalidade aconteciam.

  • @Vagdin23

    Em 6 de janeiro de 1889 um Miguel Bezerra Guimarães juntamente com uma Felismina Francisca batizam um também chamado Miguel Bezerra Guimarães também em Panelas Pernambuco

    Miguel e Felismina tem Miguel em 1889 - Panelas

    Miguel e Sebastiana tem Júlio em 1907 - Panelas

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66TL-NTJC

    Miguel e Felismina são mencionados novamente em outro registro de Batismo em 1885

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66TL-SB6D


    Estas imagens estão disponíveis nos Centros de História da Família e associados do Family Search. Tem vários lugares pelo Brasil afora, eu já fui em um e acessei certidões da minha família. Se vc achar um perto de vc, vc pode acessar essas certidões e ver se contem mais informações exemplo de onde diz que cada um vem etc. É de graça, guarda os links das certidões que quer consultar ou anexa a sua arvore, acha um lugar marca de ir lá e acessa através do computador deles.

    https://www.familysearch.org/fhcenters/locations/

  • @Vagdin23

    Eu abri um tópico a respeito disso.

    É so buscar CHF na busca do fórum.

    Eles funcionam os domingos, geralmente.

    ===

    @Ecps

    A sua ajuda seria excelente num caso de uma forista.

    Busque o termo CORÃES que vc acha a discussão.

    Muito obrigado.

  • @Ecps Muito obrigado pela sua ajuda, esses registros foram indexados em 23 February 2022 justo no mês que estou fazendo a pesquisa que coisa de louco ne !? De verdade obrigado vou ir no  Centro de História da Família e associados do Family Search, tem um bem pertinho de mim.

    De qualquer jeito perdi as esperanças vendo que todos da parte do meu Bisavô Júlio são de Panelas Pernambuco, não sei de onde minha familia tirou que ele era português pior que não era so uma pessoa que comentava e a ainda comentam kkkkk surto coletivo ou  Efeito Mandela nao kkkk

  • editado February 2022

    @Vagdin23 Poisé, louco demais ter sido anexado bem agora... sinal que deve ter mais.... vai no centro e ve as imagens das certidões, lê direitinho o que tá escrito pq aí vc compara informações e vê se se trata realmente da sua família, quanto mais dados melhor pq existem homônimos né. Contudo o sobrenome Bezerra Guimarães junto assim não vi em Portugal... (posso estar errada) Vi no nordeste do Brazil uma infinidade... deve em algum momento ter havido essa união e até uma comunidade portuguesa por ali pq tem uma coincidência dos homens Bezerra Guimarães casando com mulheres da conceição deviam ser famílias próximas. Vc só pode desistir quando tiver certeza que essas certidões são da sua família mesmo.

    Não esquece de salvar todos os links pra vc já chegar lá e ir direto nas que vc quer e não perder tempo e não eskecer de nenhuma... leva um pendrive pra salvar.... e quando estiver lá, depois de ter salvado já as que queria vc faz uma busca nova com os nomes e variações pra se por acaso tiver coisa recém adicionada....

    Boa sorte

    @guimoss Legal, hoje to com tempo, xô dar uma olhada!!

    Abs

  • @Ecps

    Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.