Fazer processo no consulado ou envio pelos correios?

Olá, alguém poderia responder essas dúvidas?

1) Para quem vai fazer o processo de atribuição de netos tem alguma diferença entre mandar diretamente pelo correio ou fazer pelo consulado? No consulado cobram alguma valor pelo envio?

2) Vou fazer o processo primeiro para o meu avô, só que ele não tem interesse e não sabe resolver nada, aí na parte de contato no formulário queria botar o contato do meu pai, é preciso procuração para isso??

Comentários

  • @caioreis

    1) Os Consulados (pelo menos o do Rio) não estão mais fazendo pedidos de neto. Antigamente faziam por lá. O valor era mais barato, mas demoraca mais.

    Mande diretamente para Lisboa, por DHL. Em menos de 1 semana estará lá. Custa 40 euros.

    2) Vc está falando de duas coisas. Vc quer fazer o processo por procuração?

    2.1) Ou o seu avô não quer fazer? O seu avô é o filho ou o neto?

    Se for o filho, recomende que ele faça. O processo leva 6 meses em média no Porto. Menos, se houver alguma prioridade por idade (automática), saúde, estudo ou trabalho.

    O de netos dura 2-3 anos, em média. 6-12 meses, com prioridade.

    Se for o neto e não quiser fazer, não há como fazer nada, pois Portugal não concede cidadania a bisnetos.

    2.2) Vou fazer o processo primeiro para o meu avô, só que ele não tem interesse e não sabe resolver nada, aí na parte de contato no formulário queria botar o contato do meu pai, é preciso procuração para isso??

    A única coisa que o seu avô precisará fazer é ir no cartório assinar por autenticidade o formulário ou a procuração (tem um quadro para isso no 1D), que deverá ser feita no cartório (com o modelo do site do IRN adaptada) e apostilada.

    E tirar uma identidade, se a dele tiver mais de 10 anos.

    Se for por procuração, quem assina é o procurador.

    ===

    Se vc estiver falando do endereço para contato, pode colocar qualquer email. Não há necessidade de criar um email para o Requerente.

    Abraços

  • @guimoss

    1) Os Consulados (pelo menos o do Rio) não estão mais fazendo pedidos de neto. Antigamente faziam por lá. O valor era mais barato, mas demoraca mais.

    Ainda não liguei pro consulado daqui de Recife, mas pelo menos a prova de vida e reconhecimento da assinatura ainda fazem, certo?

    2) Vc está falando de duas coisas. Vc quer fazer o processo por procuração?

    Então eu queria saber justamente se precisa de procuração para botar o contato de outra pessoa sem ser o dele ( vi que você falou que pode botar qualquer email, mas por exemplo se eu ligar pra lá enquanto o processo estiver correndo e pedir informações, eles falariam sem problema, no caso de não ter procuração?)

    2.1) Ou o seu avô não quer fazer? O seu avô é o filho ou o neto?

    Não é que ele não queira fazer, ele deixa eu fazer, só que ele não vai saber resolver o processo se tiver alguma exigência por exemplo, eu disse que que ele não tem interesse mas eu quis dizer assim que ele não pretende usufruir a cidadania, sabe?

    e ele é neto

  • @caioreis , não faça por procuração! A procuração tem que ser pública, tem que ser feita em cartório e é mais cara que o reconhecimento da assinatura.

    Coloque seu endereço de email e seu endereço físico, bem como o telefone.

    Leve seu avô para fazer prova de vida no Cartório e reconhecer a assinatura, no Formulário, por autenticidade.

    O restante da documentação você pode providenciar. Se precisar ligar para a Linha de Registos, você liga, dizendo que é ele.

    Boa sorte!

  • @Leticialele Entendi!! O próprio cartório tem um modelo de prova de vida? E precisa apostilar?

  • @caioreis , normalmente os cartórios têm modelo de prova de vida. Sim, precisa apostilar.

  • @Leticialele @guimoss Muito obrigado pelas dicas!!

  • @caioreis

    O @Jonvasques fez e disponibilizou no fórum. Dê uma olhada.

    Eu me lembro até que teve uma omissão sem importância, pois não indicou email, o que vc pode fazer.

    A msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277413/#Comment_277413

    Abraços

  • @caioreis

    Pode colocar seu e-mail e seu telefone, eu fiz dessa forma nos processos da minha avó e não tive problema.

  • @guimoss @Jonvasques Bom saber que você fez assim e deu certo, obrigado!

  • @caioreis

    Contate o cartório sobre prova de vida; mande esse modelo para ver se está OK e o que mais eles vão exigir.

    Alguns cartórios não fazem prova de vida; evite uma viagem à toa com seu avô.

  • @CarlosASP Obrigado pela dica!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.