AJUDA - Antiga Província de Beira Alta não existe mais e compreendia 33 Conselhos atualmente

Amigos do fórum, bom dia.

Estou procurando o assento de nascimento de Maria D'Alegria, filha de João Valente da Costa e Theresa de Jesus.

Nasceu em 02/05/1884.

Mas a grande questão é que na certidão de nascimento diz que ela nasceu em Beira Alta. Pois bem! Acontece que Beira alta era uma antiga província criada informalmente em 1832 e formalmente em 1936 e extinta com a Constituição de 1976.

Essa região contempla nada menos que 33 concelhos: 18 do distrito de Viseu, 13 do distrito da Guarda e dois do distrito de Coimbra. Ou seja, impossível a procura com os dados da certidão do casamento, que ocorreu em 1907 .

Ocorre que em outro documento, produzido em 1942, ou seja 35 anos depois do casamento, em um registro de Estrangeiros que passou a ser obrigatório no Brasil, a mesma Maria da Alegria declara que nasceu em Portugal, mas ao invés de citar a província de Beira Alta, cita uma Freguesia. Maravilha!!!! Porem há um problema. Não consigo encontrar essa freguesia. Não sei se estou lendo errado. Se foi escrita errada pelo oficial de registro. Ela falou uma coisa e ele não entendeu e escreveu algo próximo do que ele escutou.

Segue a foto do nome da freguesia como está escrito na Certidão de Registro:

Mais próximo:

Entendo que é Oradis ou Cradis. Pode ser gradis. Mas se ele escreveu o som que ouviu, pode ser até Oliveira Fradis, vai saber!

Imagino que seja nesta Província de Beira Alta. Alguém conhece ou tem uma dica de que freguesia é esta?

Muito obrigado a todos.

Comentários

  • editado February 2022

    Casamento de João e Teresa (tif 205):

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1179196

  • @viniciusmrocha

    Há muitas pessoas com antepassados com o nome Valente por aqui.

    É so colocar Valente na barra de buscas do fórum.

    Imigração de João Valente da Costa ou um homônimo:

    BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.4877

    DADOS IMIGRANTENOME

    João Valente da Costa

    Nº ORDEM

    0188

    DATA DE CHEGADA

    14/10/1892

    PORTO DE ENTRADA

    Lisboa

    NAVIO

    Rei de Portugal

     PROCEDÊNCIA

    Lisboa

    DESTINO

    Rio de Janeiro 

    ACOMPANHANTES

    PRENOME SOBRENOME NºORDEM PARENTESCO

    Nada Consta Costa 0189 Esposa (o)

  • @Guilherme Moreira Muito obrigado.

    O casamento de fato está lá. Parece que "Oradis" é na verdade Gradiz. Muito Obrigado.

    O livro de batismo do período de nascimento dela não está disponível para consulta on line.

    Solicitei uma busca interna. Vamos, são 30 minutos gratuitos. Tomara que achem.

    Muito obrigado mesmo. Te aviso de qualquer novidade.

  • @guimoss

    Não me parece homônimo, não. Pelas datas e documentos e por chegar ao Rio, bate com as informações que temos. Muito obrigado. Vai ajudar muito.

  • @viniciusmrocha

    Vc pode pesquisar pelo passaporte, no site da torre do tombo.

    Pode ser util, caso haja um erro de grafia na certidão.

    Antes de fazer o pedido, eu sugiro que vc verifique a grafia de todos os nomes, com a máxima precisão.

    E por fim, também recomendo que além da REPRODUÇÃO NARRATIVA CERTIFICADA EM PAPEL (para usar em transcrições e atribuição), peça uma cópia simples sem certificação, que pode ser impressa.

    Isso se deve para vc conferir os dados e ter uma imagem manuscrita do assento, em caso de problemas.

    Talvez, se acharem, podem te enviar gratuitamente pelo email.

    Abraços

  • @viniciusmrocha

    Na lista de passageiros, o nome da esposa deve estar ilegível.

    Vc pode conferir no SIAN. O numero da lista é 4877. Vc terá a data da saída de Portugal e a data quase precisa do oassaporte.

    FAVORITOS - VAPORES RIO DE JANEIRO - OLHAR O NÚMERO OU O NOME DO BARCO - BAIXAR O PDF DA LISTA E PROCURAR.

    Também, há a lista de imigrantes da Ilha de Flores.

    Abraços

  • Bom dia Vinicius blz!

    Cara voce e de Ribeirao Preto tbm ?

    Estou na mesma saga de buscar o documento de meu trizavo que veio desta mesma regiao e ja faz 1 mes de busca cara.

    Voce conseguiu encontrar ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.