Cidadania para bisneta, qual a melhor forma?

Bom dia a todos os membros do forum.

Sou bisneta de portugueses e gostaria de tentar a cidadania, para residir em Portugal. Estudei os tipos de visto e infelizmente não me encaixo em nenhum, então acho que a forma mais correta seria tentar a cidadania, mas pelo que verifiquei, não tem como um descendente requerer a partir dos bisavós. Conversei com meu pai e, da parte dele, não há problemas que eu pague e proceda a cidadania dele, para depois requerer a minha, mas gostaria de obter informações corretas de como isso pode ser feito da forma mais simples e menos custosa, qual seria o melhor procedimento... agradeço desde já pela ajuda.

Comentários

  • Quem eh que esta vivo na sua linhagem ate chegar ao Portugues?

  • Olá, Eder. Somente meu pai atualmente.

  • @Mojavesp , faça a cidadania de seu pai como neto e, após a conclusão do processo, faça a sua como filha de português.

  • @Leticialele Obrigada, entrei em contato com um escritorio pra saber como funcionaria, pois infelizmente estou com enormes dificuldades em encontrar certidões dos portugueses e tambem pq no caso do meu pai terei de entrar com uma procuração, pois ele mora em outro Estado. Um orçamento que me passaram para a cidadania do meu pai seria de 1800 para os documentos e mais 2000 de honorarios, é o valor normal para esse tipo de processo? Pelo que andei vendo, achei o preço baixo em comparação com outros comentarios... o meu depois pretendo fazer sozinha.

  • editado February 2022

    @Mojavesp

    E por que você mesma não faz o processo do seu pai? Ele pode fazer uma procuração para você.

    Economizará muito com isso. Aqui no fórum achará todas as informações que precisa.

    Quais são as informações dos portugueses que você possui?

    Abre um tópico específico AQUI.

    E coloque as informações que possuir e que estão discriminadas AQUI.

    Tem vários detetives informais nesse fórum! rsrsrs...

    Quem sabe alguém possa lhe auxiliar a achar.

  • @cristianomartins hahaha, a minha esperança é que voces ajudem! Então, o problema é que eu não tenho absolutamente nada dos portugueses, faz meses que reviro todos os arquivos de registros e já estou cansada... fora o problema de mexer com burocracias, tem documento que vou precisar retificar pois varias vezes os nomes deles aparecem errados, moro no ABC e o gasto pra ir a SP toda hora atras de cartórios é grande, fazendo as contas, não achei caro o valor que cobraram, SE eles forem dar conta de tudo. Fiz uma postagem a respeito dos meus bisavos, vou ficar na torcida de que apareça algo, pois até o escritorio alegou que sem mais dados eles tambem não conseguem muita coisa, precisariam de um genealogista.

  • @Mojavesp

    Esse valor que passaram deve ser para um processo "feijão-com-arroz" - onde você basicamente faz tudo (busca os documentos, resolve divergências etc) e entrega pronto para eles. Eles basicamente preenchem o formulário e enviam o processo. Valor agregado do serviço deles tende a ser zero - pois isso você pode fazer sem grandes mistérios. Essa a razão do fórum não recomendar advogados, exceto casos excepcionalmente complicados que exigem intervenção legal,

    Se realmente quiser via advogados, esclareça muito bem de antemão o que está incluído nesses valores. Eles vão fazer todas essas retificações de nomes, por exemplo?

    Sobre seu pai em outro estado. Não precisaria de procuração. Você (ou quem quer que seja) pode montar o processo todo; depois enviar o formulário para seu pai assinar presencialmente em um cartório na frente do escrivão (e reconhecer a assinatura por autenticidade). Devolve para você e você manda tudo para Portugal. Inclusive coloca o seu email como contato para qualquer comunicação. Mais simples que fazer uma procuração (que custaria mais caro e teria que ser feita num cartório também).

    Provavelmente seu pai não precisará fazer mais nada.

    Há 2 coisas que talvez seu pai precisará fazer - independente de ser processo via procurador ou assinado por ele. Uma delas pode já ir adiantando.

    O documento (RG ou passaporte) dele tem mais de 10 anos? Se tiver, terá que providenciar um novo de qualquer maneira.

    A outra, a depender da idade dele, seria prova de vida.

  • @CarlosASP sim, já conversei com ele a respeito e pedi pra ele adiantar isso, o RG dele é de 1962 original... e precisaria da prova de vida tambem, nem sei como isso é feito. Mas obrigada pela dica de não precisar da procuração, isso foi muito válido! Sobre os custos, estava analisando os valores de envio de documentos a Portugal, transcrições, entre outros custos, fazendo sozinha acaba não saindo muito mais barato do que orçamento, fora o trabalho de deslocamento, cada vez que eu tiver de sair do ABC pra SP atras de cartórios é um gasto tremendo.

  • @Mojavesp

    A Prova de Vida é feita no cartório ou no Consulado da sua região.

    Se vc assinar o formulário da nacionalidade no Consulado, isso conta como PV.

    A do Cartório deve ser apostilada.

    ===

    Sobre o RG:

    Em que Estado você mora?

    Em alguns locais, tem o RG VIRTUAL, mas não sei se ele pode ser impresso para o processo de nacionalidade.

    Verifique isso, para não arriscar a saúde do idoso no meio de uma Pandemia.

    Depois, compartilhe o que descobriu

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.