Dúvida

Olá, boa tarde. Mandei o processo de meu pai(processo de neto) com o casamento dele averbado. Posteriormente vou precisar transcrever o casamento dele quando eu der entrada em meu processo como filho?

Comentários

• @ancmonteiro , o fato de ter o casamento averbado não dispensa o processo de transcrição do casamento.

No entanto, se seu pai, que será português ao final do processo, foi o declarante do seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele antes de mandar seu processo como filho.

• @Leticialele Aproveitando o tópico para tirar uma outra dúvida. Dei a entrada no processo de meu pai como neto(PULANDO 1 GERAÇÃO), os pais dele não foram casados e se encontram falecidos, ele foi registrado pelo pai antes de 1 ano de idade, a mãe é a filha do português. Teria algum problema?

• @ancmonteiro

Quem registrou o neto (o seu pai, no caso) não é importante nem se eles eram casados.

O que importa é o português registrado a filha dele (mãe do seu pai, o neto requerente) antes de ela ter completado 1 ano de idade, ou seja, ter sido o declarante do nascimento dela.

Qual era a nacionalidade dos avós do seu pai?

Se ambos eram portugueses, a transcrição é obrigatória.

Se um terceiro fez a declaração do nascimento, a transcrição é obrigatória.

Se eram de nacionalidades distintas e o nubente não-português foi o declarante, a transcrição é obrigatória.

Se eram de nacionalidades distintas e o português foi o declarante DEPOIS da filha completar 1 ano, a transcrição é obrigatória.

Se o português foi o declarante ANTES da filha completar 1 ano de idade, a transcrição é dispensada.

===

Vc cometeu um erro na marcação. A @Leticialele não receberá a sua msg.

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

Boa sorte no seu caso!

• editado February 2022

@guimoss Acabei cometendo esse erro e nem me liguei rs @Leticialele O português foi casado com uma brasileira que no caso já foi transcrito o casamento. Registrou sua filha(mãe de meu pai) antes dos 1 ano de idade.

• editado February 2022

@guimoss @Leticialele Isso seria um problema se meu pai tivesse pedindo como filho?

• guimossguimoss Beta
    editado February 2022

@ancmonteiro

Nesse cenário, a filha receberia do português e passaria ao seu pai.

Se fosse um processo de filho, e o marido da filha não fosse português, vc teria que comprovar a participação da mãe (portuguesa) na vida do filho, por ausencia de casamento.

Cumpriria essa missão um batismo onde ela assinou*, documentos escolares e médicos, entre outros.

* Sobre o batismo, era comum que os pais não assinassem o documento.

Eu vi esse relato do @Eder que pode ajudar. Eu abri um tópicoa respeito:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20427/urgente-uma-possivel-solucao-para-os-que-usam-o-batismo-para-perfilhacao-e-transcricao-de-casamento/p1

Nesse caso, vc pediria ao paroco para fazer uma carta explicando que os pais não assinavam, mas se foram mencionados, eles estavam lá.

Ninguém conseguiu ainda, mas é uma tentativa.

• @guimoss Entendi. Irei conferir. Oq vc quis dizer aqui "(mãe do seu pai, o neto requerente)" Vc se referiu a mãe de meu pai apenas?

• @ancmonteiro

É a qualificação da filha do português, que é a mãe do seu pai, que será o Requerente no processo de neto.

• @guimoss O requerente não seria meu pai?

• guimossguimoss Beta
    editado February 2022

@ancmonteiro

É somente como eu qualifiquei para explicar exatamente quem era a pessoa.

Há o português, a filha dele e o neto dele.

A filha dele é a mãe do Requerente (o seu pai).

O Requerente é o seu pai, como neto do português.

Abraços

• @guimoss Interpretei!Shuashus Muito obrigado! Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.