Busca de certidão de nascimento no Rio de Janeiro
Leandri
Member
Amigos, fiz uma postagem similar há alguns meses e até recebi algumas orientações, mas infelizmente não consegui encontrar a certidão. Estou refazendo na esperança de alguém me ajudar a "finalizar" esse processo. Já consegui todas as certidões portuguesas.
Procuro a certidão de nascimento de minha avó, viva, nascida no hospital do Andaraí (Antigo hospital dos Maritimos). Fui dito que o cartório que atende este hospital é cartório da Tijuca, mas não consigo contato
Nome: Izaura Prazeres de Assumpção
Data de Nascimento: 21/09/1952
Local de Nascimento: Hospital do Andaraí, antigo Hospital dos Maritimos
Nome do Pai: Carlos Rodrigues de Assumpção
Nome da Mãe: Maria dos Prazeres de Assumpção
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Leandri , pode entrar em contato com o Cartório do 8º RCPN - http://www.8rcpn.com.br/cgi-bin/8rcpn.dll/PubCertidao
Preciso de ajuda para encontrar CERTIDÃO NASCIMENTO de minha mãe.
OLGA DE SOUZA AFFONSO
M- ELIZABETH DE SOUZA AFFONSO
P- MANOEL AFFONSO(PORTUGUÊS)
NASC. 25/07/1932
RIO DE JANEIRO REGIÃO VAZ LOBO, MADUREIRA
DESDE JÁ OBRIGADO
@Pauloraff
A sua busca é no 14° Rcpn.
Busque no SIAN, já que vc tem todas as datas.
@Leandri
Vc tentou fazer a busca pelo SIAN?
@Leandri não consigo abrir o ano de 1932, só aparece 1940 e após, tentarei novamente
Guimoss voce saberia qual era o cartório ANTECESSOR ao 14 Rcpn, pois neste só aparece de 1940 em diante
@Pauloraff
É a 8a pretória, 2° oficio.
Há de 1929 a 1940 (os bairros da pretoria se encontram ao lado - busque pelo mais perto) e de 1940 a 1960, onde so aparece o número.
Quando vc clicar terá varias opções. Olhe o prefixo no nome da opção, que imagino ser madureira.
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
@Pauloraff
Alguns registros não estão disponíveis e em outros, há buracos.
Boa sorte!
guimoss: obrigado amigo irei tentar
@Pauloraff
É melhor vc marcar as pessoas, ou o que vc está falando pide se perder na quantidade de msgs.
Abraços
Amigo tenho pesquisado a muito tempo a não consigo encontrar esta certidão.
Realmente existem muitos buracos nos arquivos e falta de meses/anos em
alguns casos. O mais difícil eu consegui que foi certidão de batismo de meu avô
de 1903. Aproveito sua boa vontade e pergunto: Caso não consiga a Certidão de CASAMENTO
de minha mãe onde consta nome de meu avô bastaria????
@Pauloraff
Já viu o óbito do pai dela, Manoel, em 1950?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6MH7-JCR?i=189&cc=1582573
Apesar do endereço do falecido na certidão ser em Vaz Lobo e constar que seria enterrado no Irajá, o óbito foi registrado na 9a circunscrição (São Cristovão). hoje em dia o 9RCPN.
Será que o mesmo teria acontecido com o nascimento de Olga? Talvez a família fosse sempre em algum hospital dessa região.
Já achou onde os registros de irmãos de Olga foram feitos?
CarlosASP Amigo eu tenho estes dados sobre meu avô, inclusive certidão óbito. O que falta seria a CERTIDÃO NASCIMENTO DE MINHA MÃE
COM NOME DE SOLTEIRA (VER O DECLARANTE). JÁ TENHO INCLUSIVE O DOCUMENTO DE MEU AVÔ DE PORTUGAL. CERT. DE BATISMO DE 1903
DE QUALQUER FORMA OBRIGADO, CONTINUO NAS PESQUISAS.
@Pauloraff
Acho que você não entendeu o comentário; ou pelo menos a sua resposta não responde às questões levantadas.
Quando se "empaca" na busca de uma certidão de nascimento no "local mais provável" (que seria a região de Madureira, Vaz Lobo etc no caso de sua mãe), pode ser hora de começar a buscar outros possíveis lugares onde a família tenha feito registros civis.
Por isso:
CarlosASP, agradeço amigo sua intenção em ajudar, mas o registro feito em São Cristovão se refere a morte de meu avô que foi por afogamento no local da Comporta NO CAJU, por isto ter sido feito neste cartório São Cristovão. Repare que tenho certidão de casamento de minha mãe feito em Madureira que existem cartórios desde 1929 e minha mãe nasceu em 1932. De qualquer forma agradeço e farei buscas nestes cartorios embora não acredite encontrar. Repare que extamente no mes de nascimento de minha mãe existemm "furos" nos arquivos. Mas de qualquer forma OBRIGADO ( ps: EU HAVIA ENTENDIDO O TEXTO DE SUA POSTAGEM)
@Pauloraff
Há varias opções de cartório dentro da 8a freguesia - madureira e outros bairros.
Olhe a imagem:
Vc tem que clicar em cada uma delas.
Vaz lobo é fronteiriço de bairros abarcados por outros registros civis, como Rocha miranda, Cavalcanti e irajá, 7a pretória da época, 11° Rcpn (ou os novos Rcpns criados).
E essa área acim era perto da área da 6a pretória, atual 10° Rcpn:
Esses são os três locais de busca.
Se não achar, terá que buscar nos demais ou considerar que a data está errada.
Também pode ser uma boa verificar nos atuais 10° a 14° RCPNs. O 11° e 14° tem vários endereços.
Eu já requisitei para vc marcar as pessoas na msg abaixo e ensinei como fazer:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277922/#Comment_277922
Refiz o pedido aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277932/#Comment_277932
Se vc não marcar as pessoas, as suas dúvidas podem se perder.
Boa sorte!
guimoss amigo MUITO OBRIGADO pela ajuda tentarei novamente, por incrivel que pareca encontrar cert. nascimento minha mãe esta sendo o mais dificil, tenho a de casamento dela, tenho óbito meu avô, tenho nascimento( BATISMO) meu avô em Portugal de 1903 e tenho o casamento de meu avô com minha avó. Continuarei a tentar com a sua ajuda. OBRIGADO
@Pauloraff
Vc continua não marcando os foristas nas suas msgs.
Vc está correndo o risco de elas não terem respostas.
Evite isso.
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Boa busca!
@guimoss MUITO OBRIGADO AMIGO.
@Pauloraff
Agora vc acertou!!!
@Pauloraff
E irmãos ou irmãs de sua mãe? Ela tem? Onde foram registrados e em que anos (próximo ou muito depois do nascimento)?
Se não foi feito em Madureira/Vaz Lobo, seria uma pista boa de onde o de sua mãe possa estar também.
A data do registro de possíveis irmãos é importante - há casos de registro tardio, até mesmo décadas depois do nascimento. O registro de irmãos dá uma indicação de como a família lidava com esses registros.
@CarlosASP Amigo tenho uma tia ainda viva e já pedi todos os dados que ela puder fornecer. Eu JÁ MORO EM PORTUGAL a cerca de 3 anos como reformado(aposentado) e já tenho quase todos os documentos para o processo. Aqui as coisas pararam pela Pandemia mais agora estão voltando a pleno e voltei as buscas. Tenho a Cert. de casamento de minha mãe e não consigo encontrar a de nascimento para ver o declarante (pai portugues).
Ps: obrigado pela dica na marcação
@Pauloraff
Talvez tenha feito o registro do nascimento do cartório mais perto do hospital onde ela nasceu.
Peça para a sua tia o nascimento dela ou pergunte o hospital onde ela nasceu, pois na certidão deve constar o hospital onde ela nasceu, que deve ser o mesmo da sua mãe.
Aí, vc busca nesse cartório.
Outra hipótese é onde o pai da sua mãe ou quem registrou ela trabalhava.
Boa sorte!
@guimoss Já pedi a minha tia estes documentos.
Continuarei as buscas.
OBRIGADO AMIGO
@Pauloraff
Boa sorte.
Se puder, compartilhe os seus achados.
E outra hipótese de buscas pode ser o batismo brasileiro da sua mãe.
Pode oferecer um local de buscas.