Necessário para mudar-se para Portugal?

Estou lidando com o processo de naturalização e gostaria de saber como proceder com certos documentos para mudar-me para Portugal.

Gostaria de saber se vale mais apena fazer o NIF antes do Cartão Cidadão, e ainda, se vale mais a pena fazer o Cartão Cidadão e Passaporte pelos consulados ou ir para Portugal e fazer por lá.

Além disso, como pretendo me mudar como um cidadão português, gostaria de saber quais documentos são necessário para tal, se preciso de alguma documentação de permissão com o SEF ou no próprio Brasil.

Grato desde já

Comentários

  • editado February 2022

    @Miguelfvs

    Como já lhe foi explicado, "receberá uma certidão portuguesa de sua mãe, que usará para transcrever o casamento e, após, para solicitar sua própria atribuição"

    Cerca de 6 meses depois, quando tiver seu assento, pode ir com ele para PT, entrando como cidadão português, fazer seus documentos lá, e iniciar sua vida. Se for levar a família haverá alguns passos adicionais, em especial a transcrição do casamento, para que sua esposa possa entrar com você como casada, e pedir a nacionalidade dos filhos que lhe acompanham. Também da esposa deveria iniciar o processo antes de ir.

    Tem coisas como seguro saúde, que precisa ir tendo como ser atendido, porque demora 6 meses. Também não vá sem uma oferta de trabalho, porque seria um início muito estressante.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/

  • @gandalf No caso não levo família, apenas eu mesmo.

    Me foi dito no consulado que quando se faz o cartão cidadão por aqui eles já fazem o processo do sistema de saúde e afins, num processo de cerca de 30-60 dias. Então minha dúvida é justamente essa, se eu fizer por lá também é tudo feito junto?

    E fiquei confuso com algo, são seis meses para ter os documentos prontos ou para ter a cidadania?

    Grato desde já Gandalf.

  • @gandalf não gostaria de incomodar muito mais.

    Se houver alguma outra conversa, site ou grupo que poderia me enviar para, eu agradeceria. Tenho planos de me mudar para Portugal como cidadão naturalizado para 2023 e gostaria de saber os documentos que preciso ter, se preciso validar meu diploma/escolaridade, coisas do tipo.

    Agradeço muito todo e qualquer auxílio.

  • @Miguelfvs

    Eu lhe mandei informações gerais.

    Validar diploma, só se for exercer lá alguma profissão regulamentada. Médicos, dentistas, engenheiros com cargo efetivo como tal, e alguns outros. Advogados têm uma lista à parte, e não precisa validação do diploma, que eu saiba.

    Em 90% dos casos não precisa validar o diploma. A maioria dos trabalhos hoje não exige. Requerem na lista de documentos, mas não precisa comprovar o diploma, só o conhecimento. Pode fazer somente se for, e quando for, necessário.

    Para informações mais específicas terá que buscar. Pode listar aqui, e se alguém (ativo) souber ele lhe responde.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.