Como fazer uma transcrição de casamento e quanto tempo leva ?

A certidão de casamento de minha bisavó está com o local de nascimento errado e o nome diferente. O nome de nascimento dela é Maria do Céu dos Santos. Seus pais são Manuel Marques Bento & Rosa dos Santos Clementina e o local de nascimento dela consta como Brotas - SP, sendo que ela nasceu em Mira, Portugal.


Eu peguei a certidão de nascimento de minha Bisavó em Portugal, e queria saber se preciso alterar o nome ou só o local de nascimento. (esta é uma "sub duvida").

Agora gostaria de saber, como eu faço a transcrição de casamento e quanto tempo costuma demorar em média. A correção de documentos é algo que já está levando muito tempo e a transcrição parece demorar mais ainda.

Existe ainda a demora a depender do consulado. Qual consulado é mais rápido ?

Confesso estar super confuso com o processo e não sei muito bem pra onde correr. Existem muitas informações muitas vezes contraditórias e eu não sei muito bem quais orientações seguir.

Comentários

  • editado February 2022

    @DanielLopes

    Você não pode escolher o consulado. Verifique os requisitos no consulado de sua área.

    Os melhores são o do Rio (RJ e ES), Santos (SP e MS), Brasília (DF), que demoram 30 dias, e BH (MG), sendo que esse último faz na hora, mas tem que agendar, e só abrem vagas trimestralmente (a menos que haja desistências).

    Pode também fazer nas Conservatórias de Ponta Delgada (atualmente leva 4 meses), e outras em PT se entregar pessoalmente.

    Não sei qual nome consta na certidão portuguesa, mas o nome mencionado é o mesmo da cert de casamento. (não voltei pra olha posts antigos, ainda que sei que existem e já li antes).

    Se estiver em dúvida, siga os conselhos da @Leticialele . São os mais otimistas que irá achar. :-)

  • editado February 2022

    @DanielLopes , sua bisavó deve ter sido batizada como Maria do Céu dos Santos.

    Ao casar, ela fixou o nome como Maria dos Santos Clementino, adotando o apelido da mãe.

    Terá que ver com o Cartório de Brotas o que eles exigem para fazer a retificação - do nome e do local de nascimento.

    Certamente vai precisar do assento de batismo narrativo, certificado e apostilado em Portugal.

  • Oi @Leticialele eu consegui a certidão de nascimento dela de Portugal. Chegou já apostilada. Agora preciso fazer a retificação no cartório, mas não sei se retifico o nome e local de nascimento ou só local de nascimento.

    Meu medo é dar problema se o nome estiver diferente na hora de pedir a cidadania para meu avô, lá em portugal, por o nome da certidão de nascimento ser Maria do Céu dos Santos, depois mudar do nada pra Maria dos Santos Clementino e o nome de casada ser Maria dos Santos Ribeiro. Eu não sei o motivo dela ter mudado o nome de Maria do Céu dos Santos pra Maria dos Santos Ribeiro. Minha esperança são meus trisavôs.

    E sobre a transcrição, não poder escolher consulado significa que eu tenho que ir no mais próximo a minha residência ? Vou tentar olhar o de BH pra conseguir agilizar o processo. são 2 meses que vou perder por conta da alteração do registro, que pelo que vi demora 15 a 30 dias (e por ser cidade do interior imagino que vá ser 30 dias) mais os 30 dias da transcrição de casamento.

  • Bom dia, qual é mais rápido fazer a transcrição no consulado ou em Portugal?

  • @doca

    Depende do seu endereço ou de um familiar.

    Esse tópico explica pra vc:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277020/#Comment_277020

  • @doca ...

    Com certeza em Portugal...

    Você entra na Conservatória com os documentos + € 120,00 e meia hora depois sai com a certidão de casamento portuguesa debaixo do braço...

    E claro...Você ainda aproveita o passeio...

  • @gandalf Não entendi, como assim não posso escolher o consulado ?

  • Nilton me referi a enviar para Portugal ou num cartório eu estou no Brasil.

  • @DanielLopes , você te que fazer no Consulado que atenda à Região em que você mora

    Ex: Consulado do Rio - se mora no RJ ou ES;

    Santos, se mora em SP ou MS

  • @DanielLopes

    Como regra geral cada consulado tem uma área de abrangência. Muitos deles pedem um comprovante de residência, junto com os documentos. Uma conta de água ou luz. Um envelope com seu endereço para devolução dos documentos.

    Se você não estiver na área de cobertura, alguns se recusam a fazer. Não é sua escolha. A escolha é do consulado.

    Por isso, em geral se as pessoas não estão entre os consulados rápidos, a recomendação era mandar para Ponta Delgada. No momento eles estão com problemas de falta de funcionários, doentes de Covid, e outras coisas. Estão demorando 4 meses ou mais.

    Não tenho outra recomendação de Conservatória. Não são todas que fazem em PT, e Tondela que eu sabia que fazia, fechou agora em 01/jan/22. Então as opções ficam mesmo a cargo do consulado de sua área.

  • Eu estou no Estado de SP, mas não sou do municipio de SP, então imagino que poderia fazer em Santos. O consulado de SP em si sei que é um dos mais demorados

  • @DanielLopes , faça pelo Consulado de Santos.

  • É só na hora de colocar no correio, mandar pro consulado de Santos ao invés do de SP né ? Pelo que eu vi em santos estava fechado e eles estavam na mesma estrutura do de SP

  • No meu caso seria pedir a transcrição sem o pedido de cartão cidadão e sem o pedido de transcrição da óbito ?



  • Pessoal.. estou indo para Portugal com minha esposa agora em Março. Ela é Portuguesa... mas só agora demos entrada no divórcio dela em Portugal e depois vamos fazer nossa averbação do casamento ( porém já vamos estar morando em portugal em Fatima).

    Será que posso ir a qualquer conseevatoria e fazer a averbação do casamento direto lá?? Ja vamos estar com toda documentação apostilada e já estaremos orando lá..

  • Olá Galera! Se eu der entrada no processo de transcrição de casamento diretamente em Portugal (estou indo pra lá em Janeiro), vocês sabem se sai na hora? Ou quanto tempo demora? E qual ou quais conservatórias vocês indicariam? Alguma do Algarve seria boa? Obrigado!

  • Como temos a mesma pergunta em 2022 e 2023 ainda sem resposta, coloco aqui sua versão 2024 (espero que respondam, rs...):

    Uma vez que o casal esteja pessoalmente em Portugal, para a realização de transcrição de casamento, deve-se procurar qual órgão? Uma Loja do Cidadão?

  • @Eduardo Alvim ,

    deve procurar uma conservatória de registo civil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.