Busca de Certidão de batismo / Nascimento de bisavô nascido em Beira Alta
Pessoal,
Estou em busca da certidão de batismo / nascimento de meu bisavô, mas estou encontrando dificuldade nas buscas.
Nos documentos de habilitação de casamento diz ( que ocorreu no Brasil) que ele é nascido em Portugal, na província de Beira Alta. Casou no Brasil com 22 anos em 10/01/1918. Faleceu em 12/11/1937 com 42 anos na mesma cidade em que se casou, Acredito que ele tenha nascido em 1895 em Portugal.
Alguém conseguiria me ajudar onde posso encontrar essa certidão?
Nome: DAVID RODRIGUES (1895)
Pai: Cypriano Rodrigues (nascido em 1866)
Mãe: Maria de Jesus (Nascida em 1870)
Casado com: Maria Tribst (de casada: Rodrigues) - Brasileira.
Agradeço desde já a todas as ajudas, na esperança de encontrar tão logo a documentação para solicitação da cidadania da minha mãe.
Ana
Comentários
@Anafunes
talvez um irmão, registro nº11, Manuel https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209195 ...m0239.tif
os arquivos do referido ano (1895) não estão online https://tombo.pt/f/mrt07 terá que solicitar pesquisa https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices sugiro ampliar o período de busca
Obrigada Kleber, fizemos a busca conforme indicou, e encontramos mais uma irmã. Porém até o final não encontramos mais registros. Talvez terei que solicitar por e-mail?
Será que tem mais algum lugar que eu possa encontrar?
Pessoal Boa tarde !
será que alguém consegue me ajudar?
Nas buscas realizadas com a indicação do @Kleber Silva Aguiar encontrei algumas certidões de irmãos de meu bisavô.
Nascidos no concelho de Mortaguá, em freguesia de Palla, em linhares de Palla.
Porém não estou encontrando a certidão de batismo / nascimento do meu Bisavô DAVID RODRIGUES. Onde poderia fazer essa busca, ou entrar em contato com alguma distrital / diocese para tentar encontrar?
Alguém consegue me ajudar em como realizar essa busca ?
Esse é o único e mais importante documento que preciso encontrar.
Dese já agradeço pela ajuda.
@Anafunes
Você fez o pedido de pesquisa, como o Kleber indicou acima em 7 de fevereiro?
Ele explicou que os livros para a data que busca não estão online; você não conseguirá fazer direto. Tem que solicitar ao Arquivo Distrital. O livro de batismo desse ano pode estar lá fisicamente, mas não escaneado.
@CarlosASP , boa tarde!
fiz sim mais ainda sem sucesso.
Também solicitei a universidade de Coimbra para ver se consigo alguma pista.
@CarlosASP Boa tarde !
me responderam agora !
"Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Mortágua, à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão."
Será então que precisarei entrar em contato com a Conservatória do Registro Civil de Mortagua para esta solicitação ? como consigo os dados deste local,
tentei buscar no google, mas aparece conservatória do registro civil de mortagua de varias formas, e não sei qual devo realizar a solicitação.
Se conseguir me ajudar ficarei grata.
@Anafunes , registos.mortagua@irn.mj.pt
Mande o pedido por email
@Leticialele
Pode me tirar uma dúvida? O que acontece nesses casos que registros pré-1911 ainda não foram para os ADs?
Como a conservatória emite o registro? Ela digitaliza os dados, manda no formato novo e já entra no civilonline, como os pós 1911?
É nesses casos que acontece a coisa de "cancelar" o registro do batismo no livro original com a indicação que foi substituído por um novo no sistema pós 1911?
@CarlosASP , sim. Quando um assento de batismo aparece "cancelado" no livro, é porque já foi informatizado.
Se os livros ainda não encaminharam os livros pré-1911, a Conservatória digitaliza e manda o número para que seja pedido pelo civil online,
É sempre bom conferir, pois ocorrem muitos erros de transcrição!
Já vi um caso em que o nome era "Maria das Mercês" e digitalizaram como "Maria das Merceres". Claro que um email para a rcentrais.retificacoes resolve o problema, mas, se a pessoa não tivesse a cópia do assento em mãos, o processo cairia em exigência, por divergência do nome.