Necessidade de Transcrição de Casamento

Prezados,

Estou dando entrada no processo de atribuição de cidadania portuguesa para minha mãe, neta de portugueses, e em seguida para mim. No entanto, ao ler a documentação exigida, não consigo entender quando há a necessidade de transcrição de casamento dos pais e avós ou não. Existe a possibilidade de utilizar a certidão de óbito como maneira de fixar o nome dos portugueses ou é necessária a transcrição?

Agradeço desde já a atenção.

Comentários

  • @Miguel_Costa

    Se os dois avós eram portugueses e casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento.

    Se o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade for o(a) português(a) e o cônjuge (ou companheiro) era brasileiro, não precisa transcrever o casamento.

    Dos pais da sua mãe, não há como transcrever o casamento pois nasceram e faleceram brasileiros.

    Especifique sua situação, e diremos se é necessário. Não precisa colocar os nomes.

  • Os dois avós eram portugueses, mas casaram no Brasil.

    O pai, filho de portugueses, foi declarado pelo pai português na certidão de nascimento antes de completar 1 ano de idade. Todavia, no assento do avô, como é anterior a 1911, consta apenas o primeiro nome. Nesse caso é necessária a transcrição?

    Adicionalmente, para tirar a minha cidadania, terei de transcrever o casamento de minha mãe quando ela obtiver a nacionalidade portuguesa?

    Agradeço novamente a atenção.

  • @Miguel_Costa , como os dois eram portugueses, terá que transcrever o casamento.

    Depois que sua mãe obtiver a cidadania, terá que transcrever o casamento dela, SE foi seu pai brasileiro o declarante do seu nascimento.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele , é possível dar entrada no processo de Atribuição de Cidadania junto do processo de Transcrição de Casamento, ou deve ser realizado primeiro a transcrição e depois a cidadania?

  • @Miguel_Costa , primeiro tem que fazer a transcrição. Faça pelo Consulado Brasileiro que atenda à região em que você mora.

    Depois, a cidadania.

  • @Leticialele , ouvi relatos de que Ponta Delgada tem um prazo rápido para conclusão do processo de transcrição. Acha válido realizar por lá? Sabe se aceitam pagamento por cartão ou é necessário o vale postal?

  • @Miguel_Costa , Ponta Delgada está com um problema de falta de funcionários!

    As transcrições lá não estão levando menos de 4 meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.