Casamento em Portugal x Brasil

Pessoal, Boa Noite!!!

Meu falecido avô veio para o Brasil e casou com uma pessoa aqui......quando essa pessoa veio a falecer em 12/09/1965. Após o falecimento da esposa ele teve dois filhos com minha falecida Avo (minha Mãe e meu Tio) ambos com os registros dele como Pai. Comecei a fazer a busca pelos documentos e certidão de nascimento dele em Portugal para solicitar a cidadania da minha mãe. Após pesquisa localizei a certidão de nascimento e solicitei a copia da mesma e para minha surpresa veio uma informação de casamento dele em Portugal.

"n. 1 Casou com Júlia Seco, então de vinte e cinco anos natural do lugar da freguesia de Poiares (Santo André) deste concelho, filha de José Seco e de Maria de Jesus, nesta Conservatória em vinte e três de Novembro de mil novecentos e dezoito. Assento número trinta e seis daquele ano. Em 10 de Setembro de 1964. O Conservador

n.º 2 O casamento referido no averbamento n.º 1 foi dissolvido por óbito da Cônjuge Júlia Seco falecida hoje na freguesia de Arrifana , deste concelho. Averbamento número um ao seu assento número trinta e seis de 1918. Em 10 de Setembro de 1964. O Conservador

Como deve proceder para solicitar a cidadania da minha Mãe e qual o melhor caminho?

Atenciosamente,

Wilson

Comentários

  • @wilsonrodrigues1 , se o português foi o declarante do nascimento dos filhos, basta mandar os documentos para o Arquivo Central do Porto, pelo art. 1C (atribuição de filhos).

  • Como disse a @Leticialele se você enviar os documentos para o Porto não precisa de dados da sua avó ou de casamento deles.

    Apenas os documentos do português (assento com selo em relevo) e da sua mãe (certidão tipo cópia reprográfica apostilada e RG apostilado), além do formulário 1C preenchido e assinado presencialmente no cartório.

  • Como faz para encaminhar este documento para Porto do Brasil @Leticialele e @ChrisBrito21 ? meu falecido avo não foi casado com minha falecida avo no Brasil.....ele foi casado no Brasil com outra pessoa (em Portugal com outra pessoa). Poderia me passar detalhes de como pedir essa cidadania.

  • @wilsonrodrigues1 , se o pai português foi o declarante do nascimento dos filhos até que estes tivessem completado 1 ano de idade, não importa se era ou não casado com a mãe.

    Mande, para o Arquivo Central do Porto:

    Cópia simples da certidão de nascimento do português (pode pedir pelo civil online);

    Certidão do Requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado em cartório para a firma ser reconhecida por autenticidade.

    Obtenha o formulário após a confirmação do pagamento dos emolumentos com cartão de crédito, em - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande os documentos, preferencialmente por DHL, para o Arquivo Central do Porto.

    Estando tudo correto, em uns 6 meses será português.

    Pode mandar até 5 processos por envio, mas cada um tem que ir completo, nenhum documento pode ser compartilhado.

    Boa sorte!

  • @Leticialele desculpa minha ignorância, mais o que seria esse envio dos documentos, preferencialmente por DHL? Não sei o que e DHL.....

  • Formulário 1C impresso pode ter a assinatura reconhecida por autenticidade em qualquer cartório?

    Só vou ter acesso ao formulário após o pagamento ?

    Desde já agradeço sua orientação.....

    Att

    Wilson

  • editado February 2022

    @wilsonrodrigues1 , DHL é uma empresa alemã, de logística e correio expresso, muito mais rápida e eficiente que os Correios.

    Pode achar uma loja próxima a você - https://locator.dhl.com/

    Você pode ter acesso ao formulário antes de pagar - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Mas, para que seu processo seja analisado, tem que pagar previamente os emolumentos, no valor de 175 euros. com um cartão de crédito internacional. Os virtuais (do app do seu banco ou algum tipo Nubank) funcionam melhor porque já adotam o sistema de segurança, mais moderno, usado em Portugal.

    O Formulário 1C que você vai receber pelo email após o pagamento virá com o recibo no cabeçalho.

  • @Leticialele muito obrigado por sua ajuda.

  • Pessoal,

    Estou com os documentos prontos para envio para Arquivo Central do Porto, localizei este endereço na internet R. do Visc. de Setúbal 328, 4200-498 Porto, Portugal...alguém que já tenha encaminhado algum documento para eles poderia confirmar se esta correto?

    Atenciosamente,

    Wilson

  • @wilsonrodrigues1 , o endereço está correto.

  • @wilsonrodrigues1

    No DHL podem lhe pedir o telefone e e-mail do ACP. Quem for na loja entregar, precisa levar o documento de identidade.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • @gandalf

    Aqui no município não tem loja da empresa DHL. Vou encaminhar via correios mesmo.

  • @wilsonrodrigues1

    É sua decisão. Nesse momento, com greve da Receita, seu pacote pode ficar retido por um longo tempo. Se mesmo os da DHL estão tendo problemas para passar na alfândega, os do correio então, nem devem estar passando.

    Considere contactar uma loja da DHL, para mandar para eles por SEDEX, e eles enviarem para você. Pergunte o que seria necessário, porque normalmente precisa apresentar o RG de quem manda. Diga que são apenas documentos, e portanto isentos de taxa alfandegária, mas que tem urgência em enviar. E com a greve, pensou nessa solução.

    Escolha uma loja em um grande centro, uma cidade que tenha aeroporto internacional, mas que não seja grande demais evitando desinteresse do funcionário, e também agarrar na greve.

  • Obrigado @gandalf, localizei uma loja próxima e vou postar com eles.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.