Dúvidas Finais antes do envio para ACP

Boa noite, a todos

consegui reunir todos os documentos necessários para que minha avó obtenha a cidadania, estou com algumas dúvidas:

Estava lendo o seguinte post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

Para me certificar que minha avó estava preenchendo o documento de forma correta, e tenho algumas questões

Minha avó trocou de nome, então solicitamos uma certidão de casamento de inteiro teor, precisa apostilar ?

Eu recebi de Coimbra uma impressão do livro de batismo da minha bisavó, esse documento já é suficiente para não precisar preencher o quadro 2 do formulário 1C ?

O documento veio numa carta, então está dobrado e um pouco amassado, tem algum problema ?

Comentários

  • @Pedro_Graça

    Minha avó trocou de nome, então solicitamos uma certidão de casamento de inteiro teor, precisa apostilar ? Sim, mande a certidão de casamento apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG. Não precisa apostilar. Lembre que ela tem que preencher o requerimento com o nome e apelidos (sobrenome) de casada!

    Eu recebi de Coimbra uma impressão do livro de batismo da minha bisavó, esse documento já é suficiente para não precisar preencher o quadro 2 do formulário 1C ? Sim! Coloque apenas o nome completo da bisavó.

    A bisavó era casada em Portugal? Quem foi o declarante do nascimento da sua avó? Veja, antes, se é necessário transcrever o casamento da bisavó, para não cair em exigência.

  • @Leticialele

    Muito obrigado pela ajuda

    Irei amanha até a DHL para enviar todos os documentos, pelo que vi pelo fórum o endereço da ACP é:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Preciso colocar os papeis em algum envelope especifico ? precisa escrever alguma coisa na hora de enviar, por exemplo: Processo de Atribuição de Nacionalidade ?

  • @Pedro_Graça , a DHL tem envelope próprio para documentos, já incluído no preço. Pode colocar seus papéis em um envelope comum, que irá dentro do envelope de envio. A DHL faz a etiqueta e dá um recibo com o código de rastreio (WAYBILL)

    Leve um documento de identidade, é exigência da Receita Federal.

    Boa sorte!

  • editado March 2022

    @Leticialele @Pedro_Graça

    Eu sempre mandei os documentos direto dentro do envelope DHL, e nunca tive problema. Envelope interno só para separar processos se tiver mais de um compartilhando a mesma remessa DHL.

    Vamos cortar menos árvores e salvar o planeta. Não parece, mas papel é pesado. :-)

  • editado March 2022

    @gandalf , @Pedro_Graça , o @gandalf está correto. Eu disse "pode", não disse "deve". :-),

  • Bom dia @Leticialele

    Vou enviar amanhã ou segunda os documentos para atribuição de nacionalidade do meu filho menor.

    Fiquei com uma dúvida antes de enviar; meu endereço possui dois números. Sempre usamos um que, depois, o síndico do condomínio descobriu que não existia em nenhum lugar. Corrigiram, então, o número e na frente do prédio agora consta o verdadeiro, que aparece nos registros, e o "antigo número xx".

    Será que o pessoal do ACP pode encrencar com isso? Devo mandar junto com os documentos uma declaração assinada e cópia da foto da frente do prédio?

    Muito obrigado.

  • editado March 2022

    @Rodrigo79

    Relaxe. O IRN só quer saber para qual endereço postal vai mandar a carta no final do processo. Ponha um que o correio entregue.

    E seja consistente com isso caso peçam para confirmar o seu endereço, se alguma vez ligar lá por telefone. Eles perguntam sobre coisas que você mesmo escreveu no formulário. Responda igual.

  • Valeu @gandalf

    Terminei de preencher. Ainda bem que imprimi 4 cópias porque usei todas. Depois da segunda fiquei com medo do 0 (zero) no meu endereço de e-mail. Pensei que eles pudessem confundir com O aí preenchi outro com e-mail diverso.

    Segui quase todas a instruções, só não coloquei a “FOTOCÓPIAS CERTIFICADAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PAI E DA MÃE DO REQUERENTE" no quadro 4.

    Valeu pela ajuda.

    Que informações precisa pra incluir na planilha?

  • @Rodrigo79

    Se quiser, pode incluir assim que for recebido (pelo rastreio da DHL), mas para ter mais efeito, espere receber o e-mail com a senha.

    Anote após o último, escrevendo os dados que possui da esquerda para a direita. Alguns campos que são calculados automaticamente, e neles você receberá um pop-up de alerta que não deve escrever ali. Deve deixar em branco e será calculado automático. Não preencha esses.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Mais detalhes no TAB "NOTAS".

  • Mais uma vez obrigado, @gandalf

    Vou esperar pelo e-mail com a senha, então.

    Se tiver dificuldades com a planilha eu peço ajuda antes de inserir os dados.

    Para quem interessar possa, fiz por um agente autorizado da DHL aqui em Vitória e o valor do envio foi de R$ 230,00.

    As qualificações da DHL (que fica na Serra, cidade próxima de Vitória) no Google eram péssimas, aí procurei essa empresa autorizada.

  • @Rodrigo79 , é o mesmo valor que paguei no Rio, em novembro do ano passado.

  • @Leticialele

    Bom saber. Achei que na DHL ficaria mais barato que numa autorizada.

    Próximas informações postarei no tópico próprio de acompanhamento de processos pelo ACP.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.