Correção na certidão de casamento dos bisavós portugueses casados no Brasil

Olá, boa tarde a todos! Primeiramente gostaria de agradecer. É realmente incrível a quantidade de informações que consegui obter seguindo os tutoriais e orientações que estão disponíveis neste fórum. Consegui localizar os assentamentos de batismo e solicitar aos distritos a emissão dos documentos.

Agora estou seguindo os próximos passos, que é pedir a transcrição da certidão de casamento dos portugueses casados aqui no Brasil, no entanto, encontrei discrepâncias:

-na data de nascimento do meu bisavô consta dia e mês ignorados e ano de 1901. Quando olhamos o batismo a data de nascimento que consta é 28/02/1900.

-Nome do pai no batismo é Germano DE Quintal e na certidão de casamento Germano QuEntal (sem o DE e com E ao invés de I no Quintal)

-Inclusive o nome do portugues é João Quental na certidão de casamento (nao sei se teria que trocar tudo para "De Quintal")

>>Pedi para o cartório para corrigirem e eles me fizeram a seguinte devolutiva:

"No livro do registro e nos arquivos do processo da habilitação, consta como dia e mês ignorados. Para o procedimento de retificação é necessário apresentar a certidão atualizada de nascimento do contraente, apostilada no país de origem e registrada no Brasil em um Cartório de Títulos e Documentos."

-Onde posso pedir a certidão de nascimento atualizada do portugues, se o que eu encontrei foi apenas o batismo?

-Posso registrar essa certidão nova em qualquer cartório de registro?

-Vou ter que mandar alterar também a certidão de nascimento da minha avó e mãe que constam com o nome do Germano Quental para Germano "de Quintal"?


Obrigada a todos!

Comentários

  • @TATIANEOF

    Onde posso pedir a certidão de nascimento atualizada do portugues, se o que eu encontrei foi apenas o batismo?

    Como o nascimento se deu antes de 1911 (criação do reg.civil português), o batismo é o nascimento.

    Se ainda não tem o batismo, vc deve pedí-lo no Arquivo Distrital do local onde o batismo foi celebrado.

    E a da esposa tb, pois AMBOS eram portugueses.

    Posso registrar essa certidão nova em qualquer cartório de registro?

    A resposta anterior torna essa pergunta sem efeito.

    Vou ter que mandar alterar também a certidão de nascimento da minha avó e mãe que constam com o nome do Germano Quental para Germano "de Quintal"?

    Sobre as retificações:

    1) Como nao tem o dia e o mês, acredito que teria que retificar. Mas tente a transcrição primeiro.

    2) A questão da preposição "de" não afeta o processo. Não precisa mexer.

    3) QUENTAL X QUINTAL é mais complicado. Acredito que tb não precise mexer.

    A transcrição irá resolver os itens 2 e 3. Se questionarem durante essa etapa, vc faz a retificação, conforme o cartório te disse.

    Abraços

  • @TATIANEOF

    Há o processo de habilitação? Nele costuma aparecer a data, mesmo que tenham dito o contrário.

    Tente ter acesso a esse documento.

    Procure também pelo casamento religioso brasileiro. É mais fácil de usar que o batismo português.

  • @TATIANEOF

    Encontrei esse assento que tem o sobrenome "de quintal", em uma pesquisa para outra pessoa.

    Pode ser útil.

    Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    1527 João Ferreira Do Quintal Caranguejeira Leiria Joaquim Ferreira do Quintal Leopoldina de Jesus Proprietario 42 Rio de Janeiro Casado

  • Olá, muito obrigada pela ajuda! Já localizei as certidões de batismo e estão em minhas mãos.

    O único problema agora que eu vi é que na certidão de casamento do meu bisavô diz assim na data de nascimento: dia e mes ignorados do ano de 1901. No entanto, na certidão de batismo consta que ele nasceu em 28/02/1900. Será que preciso retificar primeiro antes da transcrição? O ano não está batendo.

    O cartório me disse que o processo de habitação está igual a certidão de casamento, sem informação de mes dia e ano 1901.

    Obrigada novamente.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @TATIANEOF

    Como a troca é de 1901 para 1900 pode passar no Consulado.

    Se não passar procure um doc brasileiro (certidões dos filhos, listas de passageiros, obito, etc...) que tenha o correto ano e use na Retificação.

    Se nao tiver um doc brasileiro, pergunte ao cartório os requisitos para retificar uma certidão brasileira usando uma portuguesa (pergunte de forma genérica).

    Geralmente, é a apostila em PT + levar o assento apostilado ao RTD.

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • Ok muito obrigada mesmo pela ajuda! :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.