sobre o pedido de urgência da nacionalidade por casamento

Boa tarde, linda comunidade


Como já comentei en publicações anteriores, o pedido de nacionalidade portuguesa do meu marido (eu sou portuguesa de origem) está na primeira bolinha verde há um ano.


Seí que como a Leticia tem explicado e o IRN também comenta que não há demora nenhuma. O problema é que por questões de saúde da nossa filha (con nacionalidade portuguesa) precisamos que o seu processo seja acelarado. Ela é bebe cardiopata é precisamos iniciar o tratamento dela em Portugal e isto não é funcional se o seu pai está como turista a espera dum visto de familia.


A pergunta é´: o pedido dele já está na consevatória. Como posso agora pedir que considerem a nossa urgÊncia? Exames medicos e tudo isso temos. Mas como se faz?


Obrigada

Comentários

  • @LILIANA2105 , mande um requerimento para a CRCentrais, com o número do processo e explique a situação.

    Anexe os laudos médicos e explique que necessita da conclusão do processo de seu marido com urgência pois ele precisa permanecer em Portugal por um tempo maior do que dispõe como turista, para o tratamento médico da bebê.

  • Partilho a resposta do IRN, pode ser de utiliade para alguém. @Leticialele


    A questão agora é consideram eles urgente o não.


  • @LILIANA2105 , urgentes são situações em que é necessária a cidadania portuguesa para obter alguma coisa - um tratamento médico exclusivo para europeus, matrícula comprovada em universidad, emprego que exija a cidadania, etc. Tudo comprovado documentalmente.

  • Boa tarde,

    Desde outubro/21 o processo do meu marido está na bolinha 6 e abaixo está escrito: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português

    Li em outro fórum sobre uma planilha, mas não entendi, teria como nessa planilha eu saber qdo sairá o registro?

    Obrigada

    Sandra

  • Bom dia!

    Sobre a dúvida que eu tinha acima, me responderam o email informando que é preciso explicar divergências de nome. O que acontece é que minha mãe divorciou no Brasil e voltou a assinar o nome de solteira. Ainda enviei a certidão com a averbação do divórcio e dizendo que ela voltou a assinar o nome de solteira,mas enviei essa certidão como algo a mais, não está na lista de documentos, ela é original, mas não estava apostiladas. Será o que eles querem? Será que seria essa certidão apostiladas? É aquisição por base x, que diz que a mulher pode ser viúva ou divorciada, mas se a pessoa voltou a assinar o nome de solteira?

    Grata.

  • Desculpem, enviei nesse tópico aqui errado, não é por urgência

  • Boa tarde,


    Boa tarde, que bom que encontrei este topico sobre pedido de urgencia, o Gandalf ja havia dado alguma informação sobre pedidos de urgencia no topico de aquisição por casamento... Gostaria de maiores esclarecimentos sobre o assunto: Recentemente perdi uma excelente oportunidade de emprego em Paris, pois só aceitavam candidatos com Cidadania Europeia, fui informado na conservatória de Ovar que sendo minha esposa Cidadã Portuguesa poderia morar e trabalhar na condição de marido em qualquer País da Comunidade Europeia desde que ela estivesse comigo no País... Procurei informações nas leis da Comunidade Europeia e realmente procede tal informação, porem quando a situação cai nas legislações locais de cada país aparecem os entraves... Talvez somente em Portugal, mesmo assim observando as devidas exigencias locais conseguiria algum exito (talvez)... Meu processo foi entregue em Lisboa em 17/01/22 e até o momento não recebi o numero de processo e senha para acompanhar... Pergunto:

    1) Deverei aguardar o numero de processo e senha antes de fazer o pedido de Urgencia, certo?

    2) No meu caso pretendo realizar o pedido de urgencia relativo a oferta de emprego... Neste caso deverei mostrar o anuncio, email, e a resposta da empresa dizendo que só aceita minha candidatura caso seja cidadão Europeu, certo?

    3) Esta notificação Carta ou email) deverá ser dirigida a mim ou as autoridades da CRC Lisboa?

    4) Pela experiencia de voces atraves de casos relatados anteriormente este processo realmente funciona?

    5) Quanto tempo levaria para ser atendido um pedido de Urgencia com conclusão de processo?

    Grato pela atenção,

    Wesley.

  • Boa tarde a todos!

    Hoje bem cedinho o processo da minha mãe por base x foi aprovado, faltando agora só o registo. Agradeço a todos que me ajudaram, especialmente a @Leticialele ,que me ajudou bastante com todas as dúvidas que surgiram. Foi lendo sobre processos por base x nesse fórum que resolvi dar entrada no dela,pois recebi inúmeras informações que ela não teria direito mais por ter se divorciado, inclusive do próprio consulado de BH. Todos na minha família já temos a nacionalidade, cônjuge, filho, irmãs,só faltava ela. Agora a família de portugueses está completa,faltando só o registo dela,mas o pior já passou, rs.

    Processo enviado no final de maio de 2021, aprovado hoje.

  • De novo postei errado aqui nesse tópico, desculpem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.