Duvidas

Boa noite tenho uma duvida!! Minha mae esta a tratar a nacionalidade portuguesa por atribuicao netos a mae dela ja e falecida tiramos o assento de batismo na igreja onde consta que ela fez o auto registros pork o pai dela era falecido. Sera que a minha mae corre o risco de nao conseguir a nacionalidade visto que a mae dela e de 1938 e o avo e portugues de 1889?

Comentários

  • @KC1979 , a mãe dela declarou o próprio nascimento quando já era maior de idade?

    Caso positivo, sua mãe não tem direito à cidadania, porque o reconhecimento do português tem que ser feito na menoridade dos filhos.

  • mas ela fez o registros pela igreja era em tempo colonial e naquele tempo era dificil fazer o registros nascimento

  • @KC1979 , se ela nasceu antes de 1891, pode mandar o assento de batismo.

    Em que ano ela nasceu?

  • @Leticialele

    Oi, Letícia...tudo bem?

    Estou com um problemao. Pode dar uma olhada pra mim?

    Te mandei no privado.

    Obrigado

  • mas ela fez o registros pela igreja era em tempo colonial e naquele tempo

  • @KC1979 , em que ano? Os pais estavam presentes?

  • @Leticialele @KC1979

    Minha impressão é que a pessoa não está falando do Brasil. Tanto pela maneira de escrever como as referências a "período colonial", que no Brasil acabou há exatos 200 anos.

  • @CarlosASP @Leticialele

    Também notei isso pelo uso do "está a tratar" na primeira mensagem.

    @KC1979

    Por favor, esclareça a sua nacionalidade, pois a maior parte dos casos por aqui envolvem trâmites e pessoas brasileiros.

    Abraços

  • KC1979KC1979 Member
    editado February 2022

    minha nacionalidade e angolana a minha avo que e falecida nasceu em 1938 ela fez o autoregistro pela igreja catolica em 1970 angola ainda era uma Colonia portugesa os pais nao estavam persente.

  • @KC1979 , como ela se auto-declarou na maioridade, não tem direito à cidadania portuguesa, nos termos do artigo 14 da Lei da Nacionalidade.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @KC1979

    Existe um projeto de lei em Portugal para revogar o art.14, que impede a sua mãe de conseguir, como neta, enquanto ele vigorar.

    Eu olharia para a situação para nascidos em ex-colônias.

    Acredito que houve uma melhoria nesse ponto, na última reforma da Lei da Nacionalidade Portuguesa.

    Se precisar de algo é só pedir.

    Abraços

  • KC1979KC1979 Member
    editado February 2022

    Pode tratar como ex colonias mas nos filhos nao teremos direito por sermos maior de idade penso que relativamente a isso nao mudou se tiver mas alguma outra informacao pode me enviar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.