Transcrição pai português falecido, casado aqui no Brasil com mãe brasileira

Pessoal, tentei pesquisar sobre isso em vários lugares mas não encontrei uma resposta definitiva.... sempre há divergências.

Sou neta de português e quero dar entrada no processo da minha cidadania, porém, antes disso minha mãe irá fazer a dela. Minha pergunta é: O pai dela, que é português é o declarante na sua certidão, ele era casado com a mãe que é brasileira, se casaram aqui no Brasil. É necessário fazer a transcrição do casamento mesmo ele sendo o declarante na certidão de nascimento? Quanto ao óbito é necessário transcrever também?

Comentários

• @gabchasco , se o português foi o declarante do nascimento dela até que ela tivesse 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento. O óbito também não .

• @Leticialele poderia me dar uma ajuda, por favor?

Estou fazendo meu processo de cidadania, mas há um problema com o nome do meu avô. Quando ele entrou aqui no Brasil, retirou o último sobrenome. O nome dele em Portugal era Germano Fernando d'Oliveira Nunes e aqui no Brasil era Germano Fernando Oliveira. Eu estava começando a reunir os documentos para corrigir o nome dele aqui no Brasil, mas me orientaram a averbar o casamento dele em Portugal e retirrar o último nome. Posso mesmo fazer isso? Se sim, como devo proceder? Desde já agradeço muito.

• @DANILO BARRETO , sim!

Faça a transcrição do casamento dele.

No requerimento, coloque o nome usado após o casamento, tanto do noivo quanto da noiva.

Isso vai estabelecer o nome usado por ele no Brasil.

• @Leticialele surgiu mais uma dúvida… vi a certidão de nascimento da minha mãe e ela foi registrada antes de completar um ano e o pai dela é o declarante mesmo… porém na certidão dela está escrito que ele e a mãe são casados aqui no Brasil…. mesmo com essa informação a transcrição não precisa ser feita certo?

• @gabchasco , se o declarante foi o pais português, não precisa transcrever o casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.