Dúvidas nacionalidade para filho de português

Bom dia!

Vou iniciar o processo para nacionalidade do meu pai, filho de português. Meus avós não eram casados, entretanto, foi meu avô, já falecido, quem registrou meu pai no cartório.

Por favor, gostaria de confirmar os documentos necessários:

  • Documento de Identificação - pode ser a cópia autenticada do RG do meu pai?
  • Certidão de nascimento legalizada - cópia inteiro teor reprográfica com apostila de haia
  • Certidão de nascimento do pai português - assento de nascimento do meu avô
  • Declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa - formulário Modelo 1C assinado pelo meu pai com assinatura autenticada, certo?

Agora algumas questões, moro em Lisboa e meu pai mora no Brasil. Pelo o que vi aqui no Fórum o lugar onde os processos têm demorado menos é no Arquivo Central do Porto.

Meu pai poderia enviar os documentos diretamente para o Arquivo Central do Porto por DHL?

Seria melhor ele fazer uma procuração para mim caso seja necessário tratar de alguma coisa aqui em Portugal? Existe algum modelo de declaração nesse caso?

Como seria feita a emissão do passaporte e cartão cidadão dele, ele teria que vir para Portugal ou conseguiria tratar disso em algum Consulado no Brasil?

Como fazer o pagamento via vale postal estando no Brasil? Seria melhor ele enviar os documentos para mim, eu pago o vale postal e envio para o Arquivo Central do Porto?

Quero correr com o processo dele para depois tratar do meu como filha de português. Meu pai foi casado com a minha mãe, entretanto, eles já são divorciados. Foi ele quem me registrou no cartório, nesse caso precisaria transcrever alguma dessas certidões (casamento/divórcio) em Portugal ou não é necessário?

Muito obrigada!!

Com os melhores cumprimentos, Maya

Comentários

  • @maya

    • Documento de Identificação - pode ser a cópia autenticada do RG do meu pai? Sim, pode ser cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação, emitidos há menos de 10 anos.
    • Certidão de nascimento legalizada - cópia inteiro teor reprográfica com apostila de haia Correto
    • Certidão de nascimento do pai português - assento de nascimento do meu avô Correto, cópia simples.
    • Declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa - formulário Modelo 1C assinado pelo meu pai com assinatura autenticada, certo? Assinatura reconhecida no cartório por autenticidade (assina na frente do funcionário) . Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Agora algumas questões, moro em Lisboa e meu pai mora no Brasil. Pelo o que vi aqui no Fórum o lugar onde os processos têm demorado menos é no Arquivo Central do Porto.

    Meu pai poderia enviar os documentos diretamente para o Arquivo Central do Porto por DHL? Sim, melhor do que fazer procuração para você.

    Seria melhor ele fazer uma procuração para mim caso seja necessário tratar de alguma coisa aqui em Portugal? Existe algum modelo de declaração nesse caso? Não é necessário! É mais prático que ele tenha o controle do processo.

    Como seria feita a emissão do passaporte e cartão cidadão dele, ele teria que vir para Portugal ou conseguiria tratar disso em algum Consulado no Brasil? Após a emissão da certidão de nascimento portuguesa (leva uns 6 meses no ACP), ele agenda no Consulado que atenda à área em que reside OU vai a Portugal apenas com a certidão de nascimento portuguesa e o passaporte brasileiro, e entra pela entrada de europeus. Terá que mostrar a certidão ao Oficial de Imigração. Em Portugal, pode fazer o CC e o passaporte em qualquer loja do cidadão

    Como fazer o pagamento via vale postal estando no Brasil? Seria melhor ele enviar os documentos para mim, eu pago o vale postal e envio para o Arquivo Central do Porto? O vale postal caiu em desuso, está cada vez mais difícil fazer. Pague com cartão de crédito virtual (do app do banco ou algum tipo Nubank), pode ser de qualquer pessoa, colocando o nome de seu pai como requerente e o email dele. O link eu coloquei acima.

    Quero correr com o processo dele para depois tratar do meu como filha de português. Meu pai foi casado com a minha mãe, entretanto, eles já são divorciados. Foi ele quem me registrou no cartório, nesse caso precisaria transcrever alguma dessas certidões (casamento/divórcio) em Portugal ou não é necessário? Se ele foi o declarante do seu nascimento até que você tivesse 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento nem homologar o divórcio.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele muito obrigada pelas respostas!!

    Uma dúvida que coloquei em outra discussão porque só depois vi a certidão de nascimento do meu pai.

    Como disse, meus avós não eram casados, foi meu avô quem registrou meu pai no cartório, entretanto, ele fez o registro cerca de 2 anos depois do nascimento do meu pai, existe algum problema?

    Meu avô entretanto casou-se com outra mulher depois, mas esse casamento foi transcrito em Portugal.

    Mais uma vez obrigada!!

    Cps, Maya

  • Oi, tenho uma dúvida em relação aos documentos para solicitar a nacionalidade dos meus filhos (eu ainda estou em processo para conseguir a minha, sei que vai demorar mas já quero me preparar):

    Eu solicitei a minha nacionalidade solteira, com nome de solteira. Me casei após a solicitação. O pai dos meus 2 filhos foi quem os registrou e nas duas certidões de nascimento estou com meu nome de solteira.

    Eu preciso fazer atualização da certidão de nascimento deles? Todos os documentos deles estão com meu nome de solteira. Isso facilitaria alguma coisa?

    E por último (desculpa tantas perguntas): quando minha nacionalidade chegar, terá algum problema, já que meu nome quando solicitei era de solteira e agora acrescentei um?

    Desculpa se já tinham sido respondidas estas perguntas, não encontrei. Grata pela atenção!

  • @maya , se consta na certidão que os pais não eram casados, não há casamento a transcrever. Deve constar "filho natural". Como foi o português o declarante, não terá problema.

  • @biaamourao , não precisa atualizar o nome das crianças na certidão de nascimento.

    Sua certidão de nascimento portuguesa sairá com seu nome de solteira!

    Seu nome só será atualizado após o processo de transcrição do casamento.

  • @Leticialele obrigada!

    Tenho uma amiga que virá para Portugal e pode trazer a documentação do meu pai.

    Existe algum problema se eu enviar a documentação dele aqui de Lisboa, colocando ele como remetente?

    Nunca tive sorte com envios internacionais (nunca chegaram .. haha!).

    Mais uma vez obrigada!

  • @maya , pode mandar de onde desejar!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.