Busco Agostinho do Passos nascido em 09 de agosto de 1891

Boa tarde a todos. Eu não estou conseguindo encontrar o registro de Agostinho do Passos, nascido em 09 de agosto de 1891. No registro de casamento dele com Christina Fusco, em 1921, no Brasil, diz que a sua mãe se chamava Carmelina Rosa do Passos e no registo do filho mais velho diz que se chamava Carolina Rosa do Passo. Não tem nome do pai dele. Mas, de qualquer forma, não temos ideia de onde ele nasceu em Portugal. Só ouvi dizer que talvez tenha vindo da região de Trás os Montes. Mas Tras os Montes é enorme. Para os que tem mais experiência, tem alguma esperança de encontrar esse registro de nascimento? Muito obrigada.

Comentários

  • @Filipaporto

    Chegou a tentar ver o processo de habilitação de casamento do Agostinho com a Christina?

    Digo isso porque, no processo de habilitação do casamento do meu bisavô português no Brasil, tinha a região de onde ele era.

    Também tinha o concelho e freguesia no registro do casamento religioso na igreja católica de uma das irmãs dele.

    Talvez seja um caminho para você seguir e tentar achar uma pista aqui no Brasil.

  • @Filipaporto

    Trás-os-Montes engloba ks atuais Distritos de Vila Real e Bragança, um pedaço do de Viseu e um pedaço menor do de Guarda.

    Eu vi alguns agostinhos dos passos (e variações) e fuscos na 14° circunscrição, que inclui madureira.

    É nesse bairro que a familia residia?

    A ideia do @cristianomartins é muito boa. Pesquise nas igrejas dos possiveis bairros do casamento, do nascimento de descendentes e da residência deles.

    Abraços

  • Qual o nome do irmão? Tem que tentar achar coisas dele também. Tiro pra tudo que é lado.


    Eu também pedi no cartório a juntada de documentos do pedido de habilitação de casamento da minha bisa e tinha muita coisa lá.

  • Eu achei a árvore da sua família no family search, imagino que vc que esteja montando e olha os detalhes... no registro de casamento do Armando do Passo, filho do Agostinho do Passo a mãe dele foi testemunha e ela assina no final, e ela assina mesmo Carmelinda Rosa do Passo. Ao menos já da certeza do nome completo dela.


  • Huummm desculpe acho que posso ter falado besteira, pq essa Carmelinda acho que era novinha... pode ter sido uma homenagem né... :/ Sem certezas.. vou procurar mais

  • editado February 2022

    @Filipaporto Eu ACHEEEIIIIIIIIIIII

    Ele é da "paróquia de Vreia de Bornes pertence ao arciprestado de Vila Pouca de Aguiar e à diocese de Vila Real"


    Clica nesse link e vai no - PT-ADVRL-PRQ-PVPA15-001-033_m0133.tif

    Eu primeiro vi que tinham muitos Passo na região de Guimarães, dai pensei que a região mais próxima era Vila Real que fazia parte desse Trás o Monte, dai fui no Arquivo de Vila real e vi as Carmelina Rosa que tinham e de onde cada uma vinha e procurei nas paróquias.



  • @Ecps

    Parabéns pelo achado!!!

    Mas do jeito que vc postou, nao dá para a @Filipaporto determinar a imagem dos assentos encontrados.

    Deixe o número da imagem (tif no site do tombo) ou os dados do assento.

    Mais uma vez, parabéns!!!

    Obs: Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Abraços

  • editado February 2022

    @guimoss Aaaahnnn bem que eu estava me perguntando como marcar alguém, obrigada! Editei o post pra ela ir na imagem certa é a de número m133

    Muito obrigada!!!

    Eu coloquei a imagem anexa, da pra ver?


    Abs

  • @Ecps

    Dá pra ver sim.

    Obrigado por ajudar a @Filipaporto e o fórum.

    Abraços

  • editado February 2022

    Parabéns @Ecps !

    E agora @Filipaporto , só fazer seu registro no site do Arquivo Distrital de Vila Real: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/

    E depois solicitar cópia certificada do registro de batismo do Agostinho, seguindo extamente o roteiro que tem em https://forumcp.nfshost.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais#latest

    Aí nas observações do pedido, você coloca que achou o registo do batismo no site: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1093628 e na página PT-ADVRL-PRQ-PVPA15-001-033_m0133.tif

  • @cristianomartins Brigaduuu :DDD É Tão divertido esse negócio de detetive ! E de bônus pessoal fica feliz né!! S2

  • @Ecps , pelo que vejo, mais um viciado em procurar certidões!!! Eu me sinto a própria Sherlouca Holmes, procurando, juntando as peças do quebra-cabeça... Muito divertido!!

  • @Leticialele Vc é top... Esse fórum é mega legal! Me ajudou a começar tb! Comecei com um advogado, o tal... e peguei de volta e estou fazendo sozinha, pq tava mta enrolação e não tinha ideia do que tava acontecendo! Cotação pra família toda era 45 mil reais puraí, agora vai custar máximo 10 :DDDD Eu agora estou mto viciada mesmo :DDDD Agente devia montar uma empresa de detetives! Vc já viu no netflix Murderville? é um jogo de enigmas e improvisos... Eu to igual a eles kkkkkkk

  • @Ecps , kkkkk!! O pior é quando você encontra certidões que destroem as narrativas da família... já vi de tudo! Mas eu adoro procurar.

  • editado February 2022

    @Leticialele Eu imagino… deve ter cada história. Minha família por exemplo quando meus parentes começaram a procurar descobriram que os 4 ultimos filhos não eram filhos do que estava na certidão de nascimento e que eles tinham divorciado mtos anos antes do primeiro dos 4 filhos e que na verdade o pai biológico era o vizinho. Kkkkkk só loucura! Por sorte a portuguesa era ela e ela foi declarante de todos os filhos…! Ufii

  • @Ecps , minha mãe não se conforma porque descobri que minha avó casou em março e minha tia mais velha nasceu em abril do mesmo ano... hahahahaha

  • @Leticialele kkkkkkkkkk O drama já rolava desde sempre… agora só tá mais evidente… É tipo novela mexicana!! Um super prazer conversar com vc Lele, vc é top, meu nome é Elis, prazer! Bjinhusss mil

  • Nossa, fiquei um tempo sem entrar e já tinha perdido as esperanças! Muito obrigada!!! =D

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Filipaporto

    Verifique o assento, por cada imperfeição.

    Veja se tem algo que possa ser mal interpretado.

    Depois disso, peça a REPRODUÇÃO NARRATIVA CERTIFICADA e peça para ver a imagem digitada antes de enviarem para o BR

    Se houver algum erro grosseiro, tente argumentar com o AD.

    Se não conseguir, opte pela REPRODUÇÃO INTEGRAL CERTIFICADA.

    Essa, além do custo da certificação (15 euros) e envio (3,5 a 8,5 euros. Peça a opção do meio - correio registado - 6 euros), é cobrado 1 euro por pagina do livro em que o assento se encontra.

    O total deve ficar entre 22 e 23 euros.

    Lembre-se da minha observação feita aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277499/#Comment_277499

    Se vc não marcar as pessoas, ha o risco das msgs se perderem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.