Qual o melhor caminho

Ola pessoal ,sou neto de avó/avô portugueses ,ja possuo todas as documentaçoes deles ,mas estou em duvida, qual o melhor caminho a seguir.

Tenho duvidas se posso entrar com o processo de atribuiçao ,passando de geraçao por geraçao ,pois o meu avó tem uma diferença nas certidoes .
Ex : ele foi registrado em Portugal quando nasceu como GERMANO DO NASCIMENTO ,filho de : Francisco casimiro e olivia d ássumpçao ,meu bisavo francisco era filho de Casimiro jose de Moraes.

Mas o que acontece para voces entenderem ,o meu avó Germano veio para o Brasil e se casou com minha avó Delfina ,e aqui no brasil ,nos dumentos brasileiros estao como Germano Moraes ,ou seja ele esqueceu o seu segundo nome e colocou o sobrenome da familia MORAES

SENDO ASSIM POSSUO ESTA DUVIDA ,SE EU FOR ENTAR COM O PEDIDO DE ATRIBUIÇAO ,SERÁ QUE TEREI PROBLEMA???????


Tambem tive a informaçao que posso pedir a nacionalidade por naturalizaçao ,pulando o meu pai que esta vivo ,e atribuindo direto para mim que sou neto ,sendo assim nao terei que fazer transcriçao de casamento ,ISTO ESTA CORRETO?
CASO EU OPTE POR NATURALIZAÇAO ,SERA QUE SE EU ENTRAR DIRETO EM LISBOA NAO TEREI PROBLEMAS COM OS NOMES ,O QUE VOCES ACHAM


POR FAVOR QUEM PUDER ME AJUDAR EU ESTAREI MUITO AGRADECIDO ,ESPERO CONTAR COM TODOS ,OBRIGADAO

Comentários

  • Renato

    Esta correto, a diferença é que a data da cidadania sera a data que o Conservador assinar favoravel ao seu pedido, isto é, você esta sendo naturalizado. No de atribuição a cidadania é dada na data de seu nascimento no Brasil, isto é, passa de geraçao em geração. E o mesmo processo de aquiição tem ainda mais 4 documentos e outros dois oficiosos que são pedidos por eles, depois de dar entrada vc fica de molho uns seis mêses + ou -
  • alex

    entao ,nao preciso fazer transcriçao de casamento?
  • Renato

    Ok. Esta respondido no outro topico, não ha necessidade tecnica nehuma da averbação, eu dei entrada sem. Você é um maior de idade que esta sendo naturalizado a partir da data da aprovação não atribuido a partir do seu nascimento como no outro tipo de processo. Mas pense bem, se seu Pai ou mãe estao vivos procure dar preferencia para o Processo de Atribuição, por que nesse seus filhos pagarâo automaticamente, pense no futuro
  • Alex

    Muito obrigado pelas dicas ,em relaçao a melhor opçao ser atribuiçao eu tambem concorto que seria melhor ,mas no momento tenho receios por achar que terei que retificar estas certidao que estao com os nomes diferentes .
    E outro problema ,eu preciso ter a cidadania o quanto antes pois estou indo no segundo semestre trabalahr na HoLANDA e penso que ja tendo a cidadania portuguesa seria mais facil as coisas ,apezar de estar indo com um contarato de trabalho .
    Outro duvida ,eu sou casado e tambem tenho filhos ,menores de idade ,se eu optar por naturalizaçao ,meus filhos terao direito ,e minha mulher como fica neste caso?
  • ola, sou eu q mandei o email pra vc Alex

    Minha avó conseguiu a cidadania portuguesa agora, daqui uns 20 dias ja chega.
    Pelo processo de naturalizaçao é o jeito mais facil, rapido e barato de se conseguir né? ja que minha mae nao tem intençao de ter cidadania portuguesa.
    Qual o custo mais ou menos que tem q pagar ao consulado?
    Quanto tempo demora?
    Eu achei um site do consulado explicando sobre os documentos necessarios, e alguns dizem sobre o que vc ira dizer e porque quer a cidadania portuguesa, dependendo do que eu escrever ira mudar algo? o que eu deveria escrever?
    Tem alguma coisa no processo q é só através de advogado?
    Sabe, eu quero retirar a cidadania pq pretendo fazer mestrado em Odontologia no exterior.
    Vi q você esta na Suiça, caso vc saiba de algo por ai?
    Deus abençoe vc...
    até mais
    obrigado
  • Gabriel

    Ta respondido no outro tópico. Naturalizaçao é 175€ e Atribuiçao sao 175€ para cada um, sua mãe e depois vc, mais custas de averbamanto do casamento de seus Pais na certidao portuguêsa de sua mãe se ela quizer tirar para passar para você por atribuiçao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.