Processo Atribuição para Netos - atualização

Boa noite, pessoal.

Tenho acompanhado algumas discussões sobre o prazo de andamento dos processos de atribuição para netos. Pois bem, hoje saiu finalmente a senha de acompanhamento do processo do meu pai. Ele deu entrada em agosto. Portanto, quase seis meses somente para obtenção da senha.

E o processo está na bolinha 1 ainda, nem registrado foi.

Vamos lá, aguardar mais 2 anos e torcer para não inventarem nenhuma exigência.

Abraço a todos e boa sorte!

Comentários

  • @Carlos Eduardo SP, vc transcreveu o casamento do portugues?

  • @Leticialele, vc já viu algum caso onde o português declarou o nascimento do filho com poucos dias de nascimento e o processo caiu em exigência para transcrever o casamento? Na CRC de Lisboa e processo de neto.

  • @Thais_Rodrigues20 , não! Quando o português é o declarante, costumam dispensar a transcrição, a não ser que a avó também fosse portuguesa.

  • @Thais_Rodrigues20

    ...a não ser que a avó também fosse portuguesa, ou se suscitem dúvidas razoáveis sobre a identidade do progenitor português, fundadas em divergências significativas no nome desse progenitor.

    Também não tenho notícias. Coletei relatos por bastante tempo.

  • @Leticialele @gandalf obrigada pela resposta. Esse é o meu caso, meu bisa portugues casou com duas brasileiras (a primeira esposa faleceu e ele casou com minha bisa). Eu já pesquisei em todos os lugares possíveis mas não consigo localizar as certidões das esposas. Por isso, ta impossível transcrever os casamentos. Eu já consultei alguns advogados e me informaram que uma certidão tardia pra primeira esposa não seria possível, pois eu não tenho legitimidade legal para tal. Eu tentei achar parentes dessa primeira esposa, mas nao consegui achar ngm (ela e meu bisa nao tiveram filhos). Eu sou o tipo de pessoa que gosta de fazer tudo certinho, mas tá muito complicado transcrever esses casamentos e meu sonho é ter dupla nacionalidade. O meu bisa adotou os apelidos de ambos os pais na maioridade, não há divergência nos nomes.

  • Obs: Nenhuma conservatoria faz transcrição de casamento por supressão da certidão do nubente estrangeiro.

  • @Thais_Rodrigues20 , o que diz, exatamente, a carta de exigência?

  • @Leticialele não houve exigência pois ainda nao dei entrada no processo. Eu estou na fase das retificações mas estou preocupada do processo cair em exigência.

  • @Thais_Rodrigues20 , se o português foi o declarante do nascimento do filho e a esposa era brasileira, não terá problemas!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.