Validade do RG - Atribuição

Olá pessoal!

Tudo bem?

Meu pai tirou a cidadania dele por atribuição no ano passado e este ano vou tirar a minha.

O meu RG completa 10 anos em abril deste ano. Vocês acham que é melhor fazer logo um novo para enviar a documentação ou não tem problema ir com o antigo, se o que vale é a data de recebimento da documentação?

Outra dúvida, a ACP continua não solicitando a transcrição de casamento se o pai foi declarante do nascimento do filho?

Obrigada!

Comentários

  • @anacarolsmac

    Se você ja tem o assento do seu pai ou o número deste, ao menos, vc pode mandar.

    Um forista mencionou que esse prazo de 10 anos termina na data do recebimento dos documentos em PT.

    Se eles receberem duas ou três semanas antes de completar 10 anos, não prevejo problemas.

    E sim, se o seu pai foi o declarante do seu nascimento e o regiatro feito antes de você completar um ano, a transcrição do casamento é dispensada.

    Obs: Se vc for casada e tiver mudado de nome, vc deve enviar a cert. de casamento em inteiro teor digitada.

    O consenso é que essa certidão para justificar a mudança de nome não precisa ser apostilada.

  • @guimoss Obrigada!!!! =)

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @anacarolsmac

    Sem problemas, qualquer duvida é só perguntar.

    Lembre-se de que ele deve estar autenticado e apostilado.

    Abraços

  • @anacarolsmac

    Cada um tem sua estratégia para lidar com eventuais riscos.

    Pessoalmente, eu mandaria já com o RG atual, mas, ao mesmo tempo, já iria providenciando um novo. Com a pandemia, em alguns estados a emissão enrolou um pouco.

    Se cair em exigência, já poderá cumprir imediatamente, sem correria. E já fica com um RG com menos de 10 anos, para outras finalidades. Está na minha lista de coisas a fazer a cada 10 anos: renovar RG e a vacina de tétano. Nunca se sabe quando vai precisar de um ou outro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.