Validade da documentação/assinatura

Oi gente, tudo bem? Existe um prazo de validade para assinatura do formulário 1C? Eu estou fazendo o processo do meu avô, que mora em outra cidade, como estou visitando agora, tinha pensado em já preencher o formulário pra que ele assine no cartório, mas ainda não pedi as certidões e provavelmente vou demorar 1-2 meses para enviar para Portugal o processo... pode dar algum problema?

Ah, e eu me toquei agora que o formulário 1C que fica disponível online é referente com pagamento de cheque/vale postal... se eu quiser pagar online, daí não posso usar esse modelo? Então eu preciso pagar antes de preencher, fazendo assim, tem uma validade dessa taxa?

PS: Me desculpem, postei na área errada! É um processo de atribuição.

Comentários

  • @lolly

    Evite mudar de tópico a cada pergunta.

    Como você não direcionou sua mensagem teclando "arroba"GAN e clicando no nome, não houve notificação, e seu post ficou sem resposta.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20095/certidao-de-nascimento-de-inteiro-teor/p1

    Como você está no fórum desde 2018, sabe que antigamente a Prova de Vida só era aceita se feita no consulado. Mais recentemente, por causa da pandemia, passaram a aceitar a PV feita no cartório, certificada e apostilada, e aumentaram a idade. Com 75 anos, ele não precisa.

    Pagando com cartão não tem prazo, mas não deve passar muito. 3 meses não será problema.

    Ele precisa do RG recente, com menos de 10 anos de emissão. Isso depende dele ir pessoalmente, e leva algum tempo.

    Você terá que fazer a cópia certificada e apostilada do RG dele, quando for com ele no cartório assinar o form-1C e reconhecer por autenticidade.

    Se você não se organizar bem, e já levar o pacote todo pronto quando for até lá, só faltando a assinatura dele, e o RG, pode acabar perdendo prazos e vencendo os documentos brasileiros já feitos. (Ok, tem 1 ano, mas não se vive para sempre). Você poderia ter feito tudo isso em 2018 e estaria concluído em 30 dias. Os três em 90 dias: o avô, o filho, e o seu. Agora serão 6 meses cada, e no meio da pandemia.

  • editado January 2022

    @gandalf mil desculpas! eu achei que fazia mais sentido criar tópico por tema/dúvida ao invés de ressuscitar um mais antigo, e tbm tinha esquecido da necessidade da marcação! hábitos de outras comunidades...

    eu criei minha conta em 2018 mas não cheguei a acompanhar muito porque na época não rolou de fazer o processo porque meu avô não quis. infelizmente, esse era um desejo meu desde 2012 mas tive muitos problemas por questões familiares, inclusive quando fiz minha conta foi pra acompanhar as mudanças na lei de atribuição, que facilitou o processo de netos, e depois acabei perdendo as esperanças mas agora estou tentando correr atrás, e sofrendo com o prejuízo – de tempo, dinheiro e tudo. enfim, agora, inês é morta.

    isso do rg recente eu já tinha visto, não é uma questão pq o dele é de 2016! menos um trabalho, a parte de Portugal eu tb imagino que não vá dar muito trabalho porque um primo de segundo grau já fez o processo dele, e na época retificou as documentações.

    no meu caso, a minha ideia era pegar a assinatura antes de ter a documentação porque eu vou precisar já da assinatura pra pedir a certidão de inteiro teor, então fazia tudo de uma vez – procuração da certidão + formulário, assumindo que as certidões vão demorar por volta de um mês pra ficar pronta. pq toda vez que eu peço uma coisa pro meu vô sobre o processo, ele resolve que quer desistir.

    posso abusar um pouco (mais do que já fiz) da sua boa vontade e pedir pra vc conferir se a minha check-list tá certinha? o português é o declarante na certidão do meu avô, com poucos dias do nascimento.

    • certidão de nascimento do português (nascido em 1895)
    • certidão em inteiro teor por cópia reprografica, apostilada
    • certidão em inteiro teor digitada (não precisa apostilar por ser mais só uma segurança caso a copia reprografica não esteja legível)
    • formulario 1C, com assinatura reconhecida por autencidade
    • cópia do RG, apostilada


  • @lolly

    É como eu disse antes. Não terá problema com o pagamento feito 3 ou mesmo 6 meses antes.

    Os documentos brasileiros valem por 1 ano.

    No entanto, a assinatura presencial, e o RG apostilado, você deve "fechar" tudo num prazo relativamente curto. Documentos antigos, ou com aprovações muito diferentes podem criar suspeita de fraude, e haver exigência pra refazer.

    Faça o melhor que puder, pra fechar o conjunto o mais rapidamente que puder, principalmente a parte que depende do requerente: RG e form-1C.

    Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.