Certidão de batismo sem saber a cidade

mguimaraesmguimaraes Member

Olá! Espero que estejam todos bem.

Iniciei as buscas para o processo de cidadania da minha mãe que é neta de português, no entanto, faltam informações importantes.

Uma tia disse que a família é de Póvoa de Varzim, no entanto, na busca pelas doze paróquias de lá - entre os anos 1888 e 1991 - não encontrei a certidão de batismo dele e agora estou perdida sobre onde buscar.


Além disso, não encontrei no arquivo nacional o registro de entrada de estrangeiro aqui no Brasil. Que é um documento importante também. A família é grande e as informações se perdem, além de não haver muita boa vontade, infelizmente.


Bom, quem puder ajudar eu agradeço imensamente. Seguem as informações que possuo e que acredito que possam ser relevantes para ajudar:


Nome do português: Virgilio Belarmino de Freitas Guimarães

Filho de: Joaquim José de Oliveira Guimarães e Thereza Maria de Mattos Guimarães

Provavelmente, nasceu em 1889, no entanto, não tenho como ter certeza. Sei que faleceu em 06/11/1944.

Consegui pelo family search as certidões de casamento e óbito dele aqui no Brasil, apenas.

Comentários

  • @mguimaraes

    Virgilio nº30 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1014303&FileID=887742 freguesia de Lanhoso / Póvoa de Lanhoso / Braga

  • mguimaraesmguimaraes Member
    editado February 2022

    .

  • @Kleber Silva Aguiar eu estou muito agradecida. Estava desesperada e encontrar esse fórum foi minha sobrevida. Muitíssimo obrigada de todo coração pelo seu tempo e pela sua ajuda em minha busca. Fiquei muito feliz! Entrarei em contato para conseguir o doc no modelo adequado para cidadania.

    Agora vou continuar a busca pelo doc de entrada no Brasil.

    Estou em busca do registro de passaporte dele em PT e também da entrada aqui no BR. De entrada tentarei encontrar pessoalmente no AN, pois pela internet não encontrei. De PT estou tendo um pouco de dificuldade, mas sei que ele saiu de PT entre 1911 e 1912, pois se formou na Uporto em 1911 e casou-se com minha bisavó em dezembro de 1912. Caso alguém consiga ajudar nessas buscas também, agradeço muito.


    Mais uma vez, obrigada!!

  • @Leticialele muito obrigada pela orientação.


    ERRATA:

    Estou em busca do registro de passaporte dele em PT e também da entrada aqui no BR. De entrada tentarei encontrar pessoalmente no AN, pois pela internet não encontrei. De PT estou tendo um pouco de dificuldade, mas sei que ele saiu de PT entre 1911 e 1912, pois se formou na Uporto em 1909 e casou-se com minha bisavó em dezembro de 1912. Caso alguém consiga ajudar nessas buscas também, agradeço muito.

    Obrigada, pessoal :)

  • @mguimaraes , apenas o batismo não é suficiente para você?

    para solicitar a cidadania, basta, juntamente com a certidão de casamento ou de óbito para fixar o nome usado na vida adulta.

  • @Leticialele ahh! obrigada! :D


    mas preciso reconhecer o casamento deles em Portugal, certo?

    Preciso de orientação para isto também :(

  • @mguimaraes , para o processo de cidadania de sua avó, veja quem foi o declarante do pai/mãe dela. Se foi o avô português e a avó era brasileira, não precisa transcrever o casamento.

    Se o dois eram portugueses, será necessária a transcrição.

    Você diz que já tem a certidão de casamento e a de óbito,

    Se precisar transcrever o casamento, só falta a certidão de nascimento d esposa do português.

    Detalhe seu caso, se desejar uma orientação adequada.

  • @Leticialele ajudou muito! ele português e ela brasileira, então, não precisarei transcrever. Achava que era nesse caso que transcrevia.

    Na próxima semana darei entrada na certidão de nascimento de todos e terei mais clareza de tudo.

    Muito obrigada!!

  • Olá! Pessoal, boa tarde.


    A certidão de batismo de é modelo reprográfica? Foi assim que vi a solicitação em alguns lugares, mas com o volume de informações já estou com dúvidas.

    Pela Universidade do Minho o pedido é através do email. Eu solicitei orçamento da certidão para cidadania e enviaram a seguinte resposta: "A fim de lhe ser remetida a certidão de batismo/nascimento pretendida, para o Brasil, deverá enviar-nos o montante de € 25,40, conforme se discrimina a seguir: 1 Certidão paroquial € 20,00 + Portes de correio registado € 5,40". Onde não discrimina o tipo de certidão que me enviarão, mas entendi que seria fidedigna da paróquia. Seria suficiente ou solicito ela digitada também? Pois pela imagem não sei se o documento será de totalmente fácil leitura.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @mguimaraes

    As certidões costumam ser na modalidade NARRATIVA, especialmente se vc for utiliza-la em alguma Retificação no Brasil.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.