Minha avó é falecida, preciso transcrever seu óbito antes de pedir minha cidadania?

Oie, gente, tudo bem? Sou neto de portugueses e estou tentando tirar minha cidadania pelo direito dos netos, tenho algumas dúvidas:

-Minha avó é falecida, tenho que transcrever o óbito dela antes de pedir minha cidadania? (O casamento dela já foi transcrito)

-Minha mãe (brasileira sem cidadania portuguesa) é falecida, preciso acrescentar o atestado de óbito dela?

-Preciso acrescentar a certidão de nascimento dos meus pais? (Nenhum é português)

-Preciso acrescentar o certificado de alistamento militar?

-Para assinar o formulário 1D tem que ser em cartório?

-Para mandar o pedido de cidadania pelos correios, é apenas para a conservatória de Lisboa ou pode em outra? Qual a recomendada?

Muito obrigado!

Comentários

• editado January 2022

@GabrielGamas

Mude sua pergunta para o tópico de netos, onde você achará a informação que busca folheando os últimos posts.

Pode começar com essa lista aqui, e no post logo a seguir (porque tinha me esquecido da cópia do RG ou Passaporte apostilada) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273707/#Comment_273707

Não precisa transcrever o óbito de sua avó, e nem teria como fazer o de sua mãe, pq é brasileira.

Não precisa de alistamento militar.

Sim, precisa da certidão de batismo original (com carimbo em relevo) de um dos avós portugueses, e xerox da transcrição do casamento.

Sim precisa da certidão em inteiro teor (digitada) apostilada do filho/filha do português. (1 ano)

Sim, precisa da certidão por cópia reprográfica (manuscrita) apostilada do neto do português. (1 ano)

Sim, precisa fazer o pagamento com cartão de crédito virtual (de qualquer pessoa), preencher o form-1D, e levar para assinar no cartório diante do tabelião para reconhecer por autenticidade. (sem prazo de validade)

Sim, precisa do atestado, impresso na frente, e autenticado no verso direto do site da PF, tirado na véspera de mandar por DHL (90 dias)

Sim, precisa da copia certificada e apostilada do RG ou Passaporte do neto (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação) que não aparece em sua lista.

Netos só pode mandar para a CRCentrais. Evite usar os correios, e prefira DHL se existir em sua cidade. DHL cuida da entrega desde a origem até o destino, e inclui seguro para o caso de extravio (nunca ouvi algum caso de extravio na DHL, mas dos correios tem "de monte"). Também é mais eficiente no desembaraço alfandegário. Não se utiliza de parcerias no exterior como os correios.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.