Transcrição pelo consulado do Rio - Dúvidas no preenchimento

Pessoal, bom dia.

A minha mãe (portuguesa) vai fazer a transcrição do casamento dela, realizado no Brasil, com o meu pai (brasileiro).

Ela mora no Rio e vai fazer a transcrição pelo consulado. Ficamos com algumas dúvidas na hora de preencher o formulário. Conseguimos esclarecer algumas dúvidas procurando aqui no fórum, mas algumas não encontramos:


1 - O formulário tem três campos para o nome dela: nome do requerente, nome antes do casamento e nome depois do casamento. Ela trocou de nome ao casar. Qual nome ela deve usar no campo de nome do requerente? O atual (que está no RG dela) ou o nome de antes do casamento (que está no assento de nascimento)?


2 - A certidão de casamento, emitida pelo cartório, informa que o casamento foi religioso (com o nome da igreja e do padre que o celebrou). Devo marcar que o casamento é "civil" ou "católico"?


3 - Quanto à data do casamento e o celebrante, devo informar a data do casamento na igreja e o nome do padre ou a data de registro no cartório e o nome do oficial do cartório?


4 - A lista de documentos do site do consulado não inclui o RG ou outro documento de identidade brasileiro. Preciso enviar o RG? Se precisar, deve ser cópia autenticada? Apostilada?


5 - No formulário, os pronomes do 1o nubente são masculinos ("nome de solteiro") e os do 2o nubente são femininos ("nome de solteira"). Contudo, o português é a minha mãe. Devo informar os dados do meu pai como 1o nubente (respeitando o gênero dos pronomes) ou o da minha mãe como 1o nubente (começando pelo nubente português)?


6 - O consulado pede para que seja enviado um envelope para a devolução dos documentos e do assento. Esse envelope já deve ser enviado com o destinatário preenchido?


Obrigado!

Comentários

  • @efbrasil

    1 - Coloca o nome atual, que consta do RG;

    2 - Coloca católico;

    3 - Coloca o nome do celebrante e a data em que ocorreu;

    4 - Cópia autenticada do RG;

    5 - Pode colocar na ordem que desejar; e

    6 - Mande um envelope plástico, do SEDEX, comprado nos Correios, com o destinatário (nome e endereço) preenchidos. No caso, nome e endereço da sua mãe.

  • Muito obrigado @Leticialele !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.