Ajuda para localizar certidão de nascimento de português - Funchal

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria muito, por favor, de ajuda para conseguir localizar a certidão de nascimento do meu bisavô, vou compartilhar abaixo as informações que tenho que vieram de documentos que temos aqui no Brasil. Infelizmente minha vó, filha dele, não tem informações adicionais que poderiam ajudar na procura ou validação das informações dos documentos.

Meu bisavô nasceu em Portugal, em Funchal na Ilha da Madeira, e veio para o Brasil ainda criança. Aqui no Brasil, temos a ficha de estrangeiro, sabemos onde solicitar a certidão de óbito e temos a de casamento. Temos também a certidão de nascimento da minha avó (filha), que está viva. Tem a divergência de no Livro de Passageiros o sobrenome do meu trisavô ser Manoel da Camara e no documento de estrangeiro /casamento do meu bisavô estar Manoel Camara.

Informações do meu bisavô abaixo levantadas da ficha de imigrante / Lista de Passageiros no Porto de Santos (pág 2 linha 46)

Nome: Manoel Camara Junior

Nascimento: 10/05/1917

Local: Funchal - Ilha da Madeira

Mãe: Maria Paula Freitas

Pai: Manoel da Camara

Muito obrigada desde já para você que tirou o tempo de ler o que eu escrevi.


Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Isabella_Camara

    Como ele nasceu em 1917, vc pode pedir o assento pelo civilonline.

    Coloque uma data acima de 100 anos (ex: 1925) e informe a data correta nas informações adicionais.

    Coloque concelho e freguesia como Funchal e explique que vc não tem certeza da freguesia.

    Apesar de ser provável que o Concelho e freguesia sejam homônimos.

    O guia para pedir pelo civilonline:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Se não acharem, vc tem um prazo a mais para procurar, pois a chave de acesso perde a validade em 6 meses, se não me engano.

    Boa sorte!

  • @Isabella_Camara

    De acordo com a certidão de batismo do trisavô Manuel que tem o casamento averbado com sua trisavó Maria Paula, ambos eram da freguesia de Arco de São Jorge, concelho de Santana.

    https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50562&FileID=82292

    Acredito que seu bisavô e os irmãos sejam da mesma freguesia. Peça a certidão no civilonline conforme sugerido pelo @guimoss informando freguesia e concelho dos pais. Coloque no ano de nascimento 1927 e nas observações informe o ano correto 1917.

  • Olá @guimoss e @Guilherme Moreira.

    Fico muito feliz com a ajuda de vocês!

    Muito obrigada, tentarei seguir aqui conforme orientação de vocês :)

  • editado January 2022

    Oie pessoal.

    Quis apenas vir atualizar que fiz a solicitação conforme orientação que recebi dia 27/01 às 18h20 no Brasil e o processo foi dado como concluído e recebi o código para acessar o assento dia 28/01 às 18h40. Apenas 12h depois, muito rápido!

    Agora como próximo passo li muito o fórum e identifiquei que preciso solicitar o apostilamento da certidão do meu bisavô para poder fazer pedido de retificação dos documentos aqui no Brasil e só depois prosseguir para a transcrição do casamento em PT. Tem diversos errinhos e acho que o principal é a inversão do nome do meu bisavô com o do pai dele, na certidão de casamento. Fiquei em dúvida se terei que alterar o nome da minha bisavó, não portuguesa, nos documentos da minha avó e minha mãe e também se terei que alterar a data de nascimento do português (dia e mês estão errados) e a Naturalidade que consta como Funçales na certidão de casamento e Funchal na de nascimento da filha do português, o correto talvez seria Freguesia de Arco de São Jorge segundo o assento português. Segue abaixo as alterações que mapeei que acredito serem necessárias (alguns dos documentos):

    Certidão de Casamento (do bisavô português com bisavó brasileira):

    • Alterar o nome do cônjuge de Manoel Camara Junior para Manuel da Câmara (tal qual consta na certidão de nascimento portuguesa);
    • Alterar o nome da filiação do cônjuge no pai de Manoel Camara para Manuel da Câmara Júnior (tal qual consta na certidão de nascimento portuguesa);
    • Alterar nascimento de Manoel Camara Junior de 10-05-1917 para 22-11-1917;

    Certidão de Nascimento (filha do português / minha avó):

    • Alterar o nome da filiação da mãe de Adelça para Tercia (tal qual consta na certidão de casamento desta);
    • Alterar o nome da filiação do pai de Manoel Camara para Manuel da Câmara;
    • Alterar o nome do avô paterno de Manoel Camara Júnior para Manuel da Câmara Júnior;

    Certidão de nascimento (neta do português / minha mãe):

    • Alterar o nome dos avós maternos: do avô de Manoel Camara para Manuel da Câmara e da avó de Adelça para Tercia.


    Caso alguém tenha tido alguma experiência parecida ou tiver qualquer comentário sobre, agradeço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.