Vale Postal mal passado

Gostaria muito da ajuda de vocês se for possível.

Fiz um Vale Postal nos correios para o Arquivo Central do Porto e a oficial quer me devolver porque disse que o Vale foi "mal passado". Eu não consigo entender o que houve. Só havia duas finalidade de envio no correio e segundo eles é o que costumam enviar para tal processo sendo : Manutenção de estudantes e manutenção de residentes. Enviei como Manutenção de Residentes no valor de 175Euros. O que eu devo fazer? Já enviei os documentos e devem chegar em oito dias. Alguém me socorre por favor?

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @yaratozi

    Essa é uma informação nova.

    Você mandou a xerox do vale postal?

    Qual foi o destinatário que vc colocou?

    Por qual agência dos correios você fez esse VP?

    Dê mais detalhes do seu caso, por favor.

    ---

    O que vc pode fazer é entrar em contato com os correios, cancelar o VP e receber o dinheiro de volta.

    Pode ser burocrático, mas há a devolução.

    ---

    Enquanto isso, vc pode tentar pagar por cartão (virtual de app ou físico, com compras internacionais liberadas), receber o formulário por email e enviar, fazendo referência ao número do envio anterior e a pessoa que recebeu o processo no Porto.

    Também, faria uma uma carta assinada por autenticidade, dirigida ao conservador, explicando o caso.

    Acho q nem dá para esperar por exigência, pois a falta de pagamento é motivo para rejeição liminar do processo.

    Marquei a @Leticialele e o @Nilton Hessel que são craques com o vale postal.

    Boa sorte no seu caso!

  • @yaratozi

    Eu editei a msg acima.

    Então, olhe-a com atenção!!!

    Abraços

  • @guimoss Muito obrigada por sua resposta! @Leticialele @Nilton Hessel

    Vou detalhar:

    Estou fazendo a atribuição da minha mãe, filha de um português. Eu não consegui efetuar o pgto do formulário 1C via cartão de crédito, deu erro em todas as tentativas, então me dirigí ao Correio de Presidente Prudente -SP e emiti o Vale no valor de 175, a modalidade que me apresentou o atendente foi a Manutenção de Residentes, disse que seria essa, então emiti o pagamento. Aguardei uns dias na esperança do formulário chegar, como estava demorando muito(12 dias), resolvi enviar um e-mail para o ACP e a oficial me disse que o vale estava no departamnto mas que estava mal passado e se eu não tinha os documentos, fiquei sem entender e comuniquei que eu estava a espera do formulário, mas ela me questionava sobre os documentos e informava que o vale estava mal passado. Ontem eu comuniquei que enviei os documentos junto do formulário 1C e que chegaria em menos de dez dias, ela disse que terá de me devolver porque o vale está mal emitido e que não pode aceitar.

    Entendo que ela realemente terá que devolver o vale, mas pra que eu não faça novamente errado, eu preciso da orientação de vocês por favor.

    Tenho cópia do vale postal, mas enviei o original. Tenho o registro no email com o número do Vale e de que foi recebido pelo ACP.

  • @yaratozi

    Você guarda com você o original e uma cópia Xerox, e manda uma copia Xerox com o processo.

    O recibo original pode ir apagando com o tempo, ou com o calor e fiando ilegível.

    Você calculou com Euro vale postal Internacional? Há mais de uma cotação. Quando você pagou? Usaram a tabela correta? https://efi.correios.com.br/app/moeda/moeda.php

    Não pode ter calculado como Euro Exportação.

  • @guimoss Entendo. Mas eu só efetuei o pagamento por correio porque não consigo emitir via cartão de crédito...e paguei pelo envio mais rápido pra que os documentos chegassem antes do vale expirar, como vou conseguir fazer a carta chegar a tempo?

  • @yaratozi

    Aguardei uns dias na esperança do formulário chegar, como estava demorando muito(12 dias).

    Aqui foi um erro. Quando vc usa o Vale Postal nao há que esperar o formulário.

    Vc preenche o modelo genérico e manda uma xerox do vale postal.

    Essa espera é para pagamentos com cartão e a resposta é sempre rápida, mesmo que esteja na caixa de spam do email.

    ---

    Pelo que eu entendi, os docs serão devolvidos? Todas as certidões e documentos do processo de filho?

    Se for o caso, eu sugiro o pagamento por cartão virtual do app ou físico, com a liberação do banco para pgts internacionais.

    ---

    E outra coisa: Qual foi o destinatário do VP?

    Se você colocou algo diferente do usual pode ter sido mais um erro.

    Inforne o que vc colocou, por favor.

    ---

    Deixe a lista dos docs enviados, que o fórum analisa para você.

  • editado January 2022

    @yaratozi

    Mande agora um e-mail para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt e peça esclarecimento sobre o problema com o VP enviado, e como você pode fazer para fazer um novo pagamento, caso o anterior não possa ser sacado.

    Nesse e-mail já mande uma cópia do recibo que possui. (pode ser que o deles apenas esteja ilegível)

    Escreva o nome completo do requerente, e-mail, e algum outro dado que permita a eles localizar seu processo.

    Sua melhor opção de novo pagamento ainda é a primeira que você desprezou: Cartão de crédito virtual, que pode ser de qualquer pessoa. Pode usar Nubank ou Wise. Tem um tutorial muito bom sobre como fazer o pagamento com Wise. Tem que ter o app aberto no celular, para validar uma última etapa no pagamento.

    São 2 manuais: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20222/manual-de-pagamentos-atraves-da-wise/p1

  • @gandalf @yaratozi

    O wise funciona para pagtos por cartão?

    No site, fala que ainda não está liberado para o Brasil.

    Acredito que é só por transferência bancária, opção nao disponível para o pagamento do pedido de nacionalidade.

    A @MilenaSales06 mencionou que o manual valeria para os ADs e PGRs, que aceitam transferências.

  • @guimoss

    Eu não uso Wise, então não sei dos detalhes. Mas certamente NuBank funciona.

  • Boa tarde...Somente agora acessei o Fórum...

    Os colegas já indicaram acima o que pode ser feito...

    Pelo que entendi a "Oficial" vai devolver o VP...Isso é normal quando é feito errado...

    @yaratozi...Você tem ou não uma via do comprovante do Vale Postal...?

    Sem saber qual foi o erro na emissão do VP fica difícil resolver o problema...O VP é um procedimento eletrônico e fica disponível rapidamente...Salvo engano IMEDIATAMENTE após sua emissão...* @Mtrin pode confirmar essa informação...

    Você poderia evitar a devolução dos documentos emitindo um novo VP CORRETAMENTE ou fazendo o pagamento com Cartão de Crédito...Mas precisa enviar um comprovativo de que o pagamento foi feito e solicitar que façam a correspondência entre o novo pagamento e o processo cujos documentos...Pelo que compreendi nem sequer chegaram...O mais rápido possível

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/146207/#Comment_146207

    Nessa página do link acima tem algumas informações sobre a maneira correta de emitir um VP...Veja se lendo isso consegue identificar algum erro na emissão do seu VP...

    Sobre o reembolso do que já pagou...Você poderá solicitar a devolução do $$$...(EUROS)...Do 1º VP na mesma agência onde foi emitido levando o comprovante original e um documento válido do emissor do VP...

  • @yaratozi ...

    O VP foi emitido no nome de SUA MÃE...???

    Como BENEFICIÁRIO do VP você colocou IRN, IP...???

    Tem certeza de que o valor enviado corresponde a $ 175,00 euros...??? Verificou a taxa na página dos Correios antes de se dirigir á agência...??? O seu comprovante saiu com valor em Euros ou Reais...???

  • @guimoss

    Correto, com o pagamento em cartão tudo seria diferente, me perdi no procedimento, espero que eu consiga reparar essa situação. De antemão agradeço imensamente a ajuda!

    Eu enviei o vale original e fiquei com a cópia, mas já consta no e-mail a resposta da oficial dizendo que recebeu o vale, está tudo informado la, mas guardarei a informação para o próximo processo.

    Só serão devolvidos se eu não reparar essa situação a tempo, os documentos foram enviados ontem.

    Foram enviados os seguintes docs /atribuição (do meu avô para minha mãe)

    Certidão de nasc do meu avô (o estado civil dele já está atualizado em PT)

    Certidão de nasc da minha mãe (em inteiro teor, cópia reprográfica)

    Cópia do RG(dentro da validade) reconhecida por autenticidade

    Formulário 1C reconhecido por autenticidade

    e o vale postal no valor de 175 Euros.

    Quanto a cotação, eu fiquei em cima do atendente para não colocar como exportação, conferi diversas vezes antes de emitir e quando emitido e não faço ideia do que pode estar errado.

  • @gandalf Muito obrigada por essa preciosa informação, acabei de enviar o e-mail conforme orientado, estou aguardando a resposta, vou entrar no link e analisar tudo.

    Estou muito grata!

    Vou informando aqui.

  • @gandalf @guimoss @yaratozi

    Usei a wise pra pagar os Apostilamentos e os documentos que vieram do Arquivo do Porto

    Foi excelente e muito mais barato (muito mais rápido também) que o vale postal

    Ainda não usei a opção de usar o cartão Wise, somente transferência bancária e fiquei muito satisfeita com o método

  • @Nilton Hessel

    O VP foi emitido em nome da minha mãe e o beneficiário ACP, sim 175 Euros e foi convertido. Verifiquei a cotação do dia.

  • @yaratozi ...

    O BENEFICIÁRIO está ERRADO...!!!

    Tem que ser IRN, IP... + o endereço do ACP...

  • @Nilton Hessel Poxa, então foi isso...

  • Provavelmente...

    Lembro de já ter visto VPs serem devolvidos por esse motivo...

    : (

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @yaratozi

    Foram enviados os seguintes docs /atribuição (do meu avô para minha mãe)

    Certidão de nasc do meu avô (o estado civil dele já está atualizado em PT)

    Certo. Copia certificada em Papel.

    A certidão é do civilonline ou do Arq. DISTRITAL?

    A primeira pode ser copia simples. Vc pode tirar quantas quiser.

    A segunda tem que ser em papel certificada, com o selo em alto relevo e com assinatura manuscrita do Diretor do AD.

    Certidão de nasc da minha mãe (em inteiro teor, cópia reprográfica)

    Todas as certidões devem ser Apostiladas.

    Cópia do RG(dentro da validade) reconhecida por autenticidade

    O Rg deve ter menos de 10 anos. Copia autenticada e apostilada. A autenticidade é para a assinatura do formulário 1C.

    Formulário 1C reconhecido por autenticidade

    Aqui o reconhecimento da firma da Requerente é que deve ser por autenticidade. Não precisa apostilar.

    Verifique o que vc fez, pois a lista está meio diferente do habitual.

    Ou você usou termos diferentes.

  • @yaratozi

    Voce se esqueceu da certidão de nascimento da Requerente.

    Esta deve ser em inteito teor REPROGRÁFICA.

    Se essa estiver ilegivel, mande uma em inteiro teor digitada, sem apostilar.

    Se houve mudança de nome com o casamento, mande a de casamento em inteiro teor digitada. Não precisa apostilar essa.

  • @Nilton Hessel @guimoss @gandalf

    Acabaram de confirmar pelo e-mail da contabilidade que a oficial pode devolver o vale por conta do beneficiário ser o ACP e não o IRN. Vou ter que providenciar o pagamento mesmo antes de devolverem ou corro o risco de devolverem também os documentos.

  • @yaratozi

    Olhe essa mensagem, que ela explica os documentos a serem enviados em um processo de filho:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274714/#Comment_274714

    Cuidado para nao ter mais erros!

  • @yaratozi

    Isso é bom.

    Verifique a lista dos documentos. Se houver um erro, vc já pode consertar desde agora.

    Olhe os docs no post da @Leticialele acima e verifique todos com MUITO CUIDADO!!!

    Abraços e boa sorte!

  • @yaratozi

    Confirme que o que eu disse no tópicos abaixo está certo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275345/#Comment_275345

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275347/#Comment_275347

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275351/#Comment_275351

    Se estiver errado, pode ser uma boa eles mandarem os documentos de volta para que você possa fazer os ajustes devidos.

    É melhor do que passar um tempão e o processo cair em exigência por algo que poderia ter sido notado e consertado agora.

  • @guimoss

    Sim, o documento dela está apostilado.

  • Boa tarde. Alguém pode por favor me passar o link pra imprimir o formulário 1c pago via cartão de crédito?

  • @ARFDF , você vai receber o formulário, pelo e-mail cadastrado, com o recibo no cabeçalho.

    Verifique, também, na sua caixa de spam.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.