Onde conseguiu localizar certidao de casamento do meu bisavo no Brazil rio de janeiro seculo proximo

Boa Tarde

Pessoal onde consigo verificar certidão de casamento do meu Bisavó Português que chegou no Brasil 1887.

Outros documentos ja conseguiu certidão de nascimento em portugual certidão dos filhos do meu bisavo.

Falta somente certidão de casamento que ele casou no Rio de janeiro.

Segue os dados meu Bisavo:

Jose Ferreira Villaça -nascimento 1868. casou com Jesuina soares dos santos - Villaça

Primeiro filho deles nasceu 16.02.1897 chamava Emilio.

Provavelmente o casamento foi antes de 1897.

Agradeço apoio de todos

Daniel Mariano

Guarulhos SP

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Danielmariano

    Informe o máximo de informações que vc tiver, como datas, locais, nacionalidsdes, descendentes e tudo mais de relevante.

    Um guia para te ajudar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas

    Abraços

  • @Danielmariano

    Passaportes de possíveis parentes. Eu concentraria as buscas em BARCELOS e Santo Tirso.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    45107 Narciso Ferreira Vilaça Barcelos Barcelos &bnsp; Luisa Vilaça Lavrador 55 Rio de Janeiro Casado

    93113 Narciso Ferreira Vilaça Barcelos Barcelos &bnsp;&bnsp; Trabalhador 41 Rio de Janeiro Casado

    137377 Narciso Ferreira Vilaça Barcelos Barcelos &bnsp;&bnsp; Trabalhador 41 Rio de Janeiro Casado

    209362Narciso Ferreira VilaçaBarcelosBarcelos&bnsp;&bnsp;Trabalhador36Rio de JaneiroCasado

    235929 António Ferreira Vilaça Santo Tirso Santo Tirso Manuel Ferreira Vilaça Sem Indicação Lavrador 19 Rio de Janeiro Solteiro

    278324 Narciso Ferreira Vilaça Barcelos Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação &bnsp; &bnsp;&bnsp;

    422273 Narciso Ferreira Vilaça Barcelos Barcelos??&bnsp; &bnsp; &bnsp;

    Continua...

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Danielmariano

    A chegada do seu bisavô no Rio:

    BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.10237

    NOME

    Jose Ferreira Vilaça

    Nº ORDEM

    0085

    SEXO

    Masculino

    NAÇÃO/NACIONALIDADE

    Portuguesa

    ESTADO CIVIL

    Casado (a)

    PROFISSÃO

    Agricultor(a)

    DATA DE CHEGADA

    10/12/1907

    PORTO DE ENTRADA

    Leixões

    NAVIO

    Tijuca

     PROCEDÊNCIA

    Portugal

    DESTINO

    Rio de Janeiro

    ---

    Como o seu bisavô veio casado de Portugal, vc deve procurar os dados da esposa e averbá-los no assento de batismo dele.

    A boa noticia é que o casamento se deu antes de 1911. Então, vc pode fazer essa anotação informalmente com o Arquivo Distrital do assento dos bisavós, enviando a imagem para eles, sem custo.

    Se a esposa mencionada foi brasileira, pode ter havido um segunfo casamento.

    Deixe os dados da esposa, pois podem ser úteis para achar os bisavós.

    Boa busca!

  • editado January 2022

    @Danielmariano

    Eu acho que achei, mas pode dar uma confusão, pois ele usou outro nome no casamento. O que acham @Leticialele e @guimoss

    Usou Jose Gonçalves Maduro no casamento em 1895 no Rio de Janeiro.

    Era o nome da pai dele. Depois parece que passou a usar o sobrenome da mãe ao registrar os filhos.

    Mas acho que é a mesma pessoa : tem os mesmos pais de seu bisavô (Francisco Gonçalves Maduro e Maria Ferreira Villaça. conforme consta como avós paternos nos registros de netos) e se casou com Jesuina Soares dos Santos.

    A indexação do Family Search está toda errada, desde o nome do noivo (puseram o do juiz), até erros nos nomes dos nubentes.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCN3-8PZ?i=26&cc=1582573

  • @guimoss , @Danielmariano , se o português foi o declarante do nascimento do filho, antes que este tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

    Pelo que entendi, o Daniel já tem o assento de batismo do português.

  • editado January 2022

    @Leticialele

    Ele veio casado de PT. Depende de que nome ele declarou no nascimento do filho. Precisa localizar o assento de casamento em PT para fixar o nome+apelido.

  • @gandalf

    Acho que esse passaporte de 1907 que o @guimoss achou é de outra viagem ou algum homônimo,

    Os filhos dele já nasceram no Brasil antes disso - há vários registros disto

    Dê uma olhada no meu comentário anterior sobre esse casamento no Rio em 1895.

  • @Danielmariano

    Passaporte do bisavô:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1207252&ht=Jos%c3%a9+Ferreira+Vila%c3%a7a

    Freguesia de Passos, Concelho e Distrito de Braga.

    https://tombo.pt/f/brg43

    Boa busca!

  • @guimoss

    Esse passaporte é de um homônimo.

    Olhe os avós paternos no nascimento de Emilio no Rio de janeiro em 1897 (o que é mencionado no post original).

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QZ3-DJC?i=121&cc=1582573

  • @Leticialele @gandalf

    Mesmo se ele tiver declarado o filho antes de um ano (não sei de que filho se trata, há varios nascidos no Rio), o que evitaria a necessidade de transcrição, como ficaria a fixação do sobrenome, se ele usou um para casar e outro para registrar os filhos?

    Se o óbito estiver com o mesmo nome que no nascimento dos filhos, isso resolveria? Simplesmente esquecer o casamento, pois parece só complicar?

  • @CarlosASP , sim, também pode usar a certidão de óbito para fixar o nome!

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @CarlosASP @Leticialele

    Qual era a nacionalidade e os pais da esposa?

    Isso afeta a transcrição. Se ela for portuguesa, deve transcrever o casamento, independente da data do registro.

    =========

    Se há toda essa confusão apontada pelo @CarlosASP , para fixar o nome o óbito seria o melhor, como a @Leticialele disse.

    Mas, se ele conseguir averbar o casamento no batismo, isso não será preciso.

    =======

    A questão principal é que o caso demandará retificações.

    E como é no nome, pela via administrativa pode ser negada.

    ======

    @Danielmariano

    Possível parente. Mesmo sobrenome do pai.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    469740 Pedro Gonçalves Maduro Vila Pouca de Aguiar Vila Pouca de Aguiar Sem indicação Sem indicação Sem indicação 16 Rio de Janeiro Solteiro

    Espero que seja desta vez.

    Abraços a todos.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @CarlosASP @Leticialele @Danielmariano

    No registro que o Carlos colocou (nascimento de emilio), aparece a localidade do declarante ou estou enganado?

    O que eu consegui ler:

    "...compareceu José Ferreira Vilaça, Português, natural de Chaves..."

    E a nacionalidade da esposa aparece como brasileira:

    "...cazado com Jesuína Soares dos Santos Vilaça, brasileira, natural desta capital..."

    Pais da Jesuína:

    João Soares dos Santos

    Vania (?) Theresa dos Santos

    Ambos portugueses.

    Podem confirmar esses dados?

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Danielmariano @CarlosASP @Leticialele

    Outra possibilidade de Passaporte.

    A data da chegada bate (1887). A idade (vai fazer 19 anos, em 1887) desse passaporte bate com a idade no casamento (27 anos, em 1895).

    Isso indica que o nascimento foi em 1868.

    Do Distrito de Vila Real, como o local eue coloquei na minha última mensagem:

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1012644

    Freguesia: Fiães do Tâmega

    Concelho: Boticas

    Distrito: Vila Real

    Acho que é o correto.

    Infelizmente, os batismos de 1868 não estão online.

    https://tombo.pt/f/btc11

  • @Danielmariano @CarlosASP @Leticialele

    O concelho de Chaves e o município de Boticas fazem fronteira um com o outro.

    Infelizmente, os livros da freguesia de Chaves também nao estão online.

    Acho que vc já tem o suficiente para encontrar o seu antepassado.

  • @Danielmariano @CarlosASP @Leticialele

    Desculpem pelo excesso de msgs, mas notei também que rssas duas areas acima fazem fronteira com VILA POUCA DE AGUIAR, local do passaporte com o sobrenome do pai do antepassado (Gonçalves Maduro).

  • @guimoss

    Acho que ele já tem o batismo do bisavô, por essa frase:

    "Outros documentos ja conseguiu certidão de nascimento em portugual certidão dos filhos do meu bisavo."

    Mas também achei que li Chaves ali naquele registro. E, quem sabe se o passaporte ajuda a fixar o sobrenome sem cair na coisa de usar sobrenomes diferentes? Serve de backup para o óbito (não sei se ele já tem o óbito).

    Jesuina é do Rio de janeiro sim. Há varias certidões de filhos de José e Jesuina no Rio de Janeiro no Family Search (em algumas o nome dela está indexado errado, como Jurema etc ), Pelo que lembro, em todas José aparece como português e Jesuína do Rio de Janeiro. Aqui está de outro filho do casal, Francisco nascido em 1909... Nessa eu leio a filiação de Jesuina como sendo Joao Soares dos Santos e Maria Soares dos Santos:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QVW-WFW?i=133&cc=1582573

  • @CarlosASP

    Acho que você está certo, mas eu achei essa frase meio dúbia.

    Que bom que vc achou o casamento dele.

    Agora, temos que esperar e ver se ele oferece mais informações sobre o antepassado.

    E me parece que a opção para fixar o nome, da melhor para a pior, é a seguinte:

    1) A de óbito, se ele a encontrar e se tiver o nome correto do português, a nacionalidade, nome dos pais e talvez, a idade;

    2) O passaporte que eu localizei, se o @Danielmariano confirmar que é o do antepassado, pelo local de nascimento contido nele;

    +

    O processo do passaporte, onde deve ter o nome dos pais, caso não apareça no passaporte.

    3) A de casamento que vc encontrou, depois de de fazer as devidas retificações (talvez, pela via judicial) dos equívocos que pode ter.

  • Boa noite @CarlosASP  @Leticialele @gandalf @guimoss

    Pessoal agradeço pela informações.

    Ja tenho todos certidão de nascimento dos filhos Jose ferreira Villaça e também certidão de batismo nascimento do Jose Ferreira Villaça.

    Um dos filhos jose ferreira villaça e meu Avo pai da minha mãe Alexandre villaça também tem todos documentos.

    Tenho passaporte original saida potugual em 1887 nome navio e etc.

    e também tenho a entrada no Brasil os documentos tipo marinha alfandega.

    Agora falta eu localizar a certidão de óbito do meu bisavo onde localizo nao tenho data do falecimento agora não sei se foi no Rio Ou Belo Horizonte.

    fico muito grato pela informações obrigado valeu abraços a todos.

  • Boa noite

    Pessoal onde sera consigo localizar certidão de obito do meu bisavo Portugues Jose ferreira Villaça da cidade do Rio de janeiro pais dele chama Francisco gonçalves maduro e Mae Maria ferreira Villaça.

    Sua esposa chamava Jesuina Soares Santos Villaça.


    Desde já agradeço atenção, obirgado otimo dia para todos.

  • @Danielmariano

    Esse é o passaporte do seu antepassado?

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1012644

    Vc viu a minha última mensagem sobre os documentos que vc pode usar para fixar o nome?

    Confirme as informações que eu e os outros foristas achamos para você.

    E informe os dados das pessoas que estarão no processo de neto.

    É só olhar esse tópico.

    Se as informações forem limitadas, a ajuda fica prejudicada.

  • Boa tarde guimoss

    Esta passaporte esta correto ele do bisavo.

    Tenho ja todos documentos do meu bisavo e filhos e da minha mae e passaporte de Portugal e de entrada no Brasil, e ontem graças vcs conseguiu a certidao de casamento.

    Como foi pai Jose Ferreira Villaça que registrou o filho no cartório parece que nao precisa certidão de casamento do Jose ferreira villaça.

    Mais para curiosidade gostaria da certidão do meu bisavo Portugues Jose ferreira Villaça da cidade do Rio de janeiro, os pais dele chama Francisco gonçalves maduro e Mae Maria ferreira Villaça.

    Sua esposa chamava Jesuina Soares Santos Villaça.


    Desde já agradeço atenção e apoio obrigado.

  • Boa tarde @CarlosASP  @Leticialele @gandalf @guimoss

    Esta passaporte esta correto ele do bisavo.

    Tenho ja todos documentos do meu bisavo e filhos e da minha mae e passaporte de Portugal e de entrada no Brasil, e ontem graças vcs conseguiu a certidao de casamento.

    Como foi pai Jose Ferreira Villaça que registrou o filho no cartório parece que nao precisa certidão de casamento do Jose ferreira villaça.

    Mais para curiosidade gostaria da certidão do meu bisavo Portugues Jose ferreira Villaça da cidade do Rio de janeiro, os pais dele chama Francisco gonçalves maduro e Mae Maria ferreira Villaça.

    Sua esposa chamava Jesuina Soares Santos Villaça.


    Desde já agradeço atenção e apoio obrigado.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Danielmariano

    Vc vai precisar de algum documento para fixar o nome do bisavô.

    Deixei essa mensagem sobre as suas opções.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275224/#Comment_275224

    A esposa dele parece ser do Rio, filha de pais portugueses, mas é bom verificar.

    Se ela for portuguesa, a transcrição é obrigatória.

    Se brasileira, ela é dispensada se o português foi o declarante do nascimento do filho, antes dele completar 1 ano de vida.

  • Bom dia

    @Kleber Silva Aguiar tudo bem como vai?

    Como faço para conseguir a certidão de óbito do meu bisavó Jose Ferreira Villaça, português chegou no 1887 e casou 1895 e teve primeiro filho o Emilio 1897.

    Mais para curiosidade gostaria da certidão de óbito do meu bisavó Português Jose Ferreira Villaça que viveu na cidade do Rio de janeiro, e talvez em Belo horizonte os pais dele chama Francisco Gonçalves maduro e Mae Maria Ferreira Villaça.

    Sua esposa chamava Jesuína Soares Santos Villaça Brasileira do Rio de Janeiro

    Outros documentos tenho todos nascimento batismo de Portugal, casamento e certidão de nascimento todos os filhos que teve no Rio de janeiro e casamento também o passaporte de Portugal vindo brasil e documentação da entrada no Brasil alfandega marinha entrando no Brasil.


    Desde agradeço sua atenção e apoio obrigado ótimo final de semana valeu.

  • Boa noite

    Estou buscando a certidão de casamento dos meus avós nos anos 1920, na cidade do Rio de Janeiro, mas não estou conseguindo encontrar os arquivos de cartórios do RJ no Family Search. Alguém poderia me ajudar?

    Obrigada

  • @LucianaVianna

    Aqui está o link.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XCSQ-9R1?owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573

    Nem tudo para a década toda está disponível online.

    Se quiser deixar os nomes, as pessoas aqui ajudam a procurar também.

  • Boa tarde Pessoal


    @Kleber Silva Aguiar 

    @CarlosASP  @Leticialele @gandalf @guimoss


    Estou com uma dúvida referente ao documento de certidao de nascimento do meu avô. Alguém poderia me ajudar ?

    Na próxima semana estarei solicitando a Certidao de Nascimento do meu avô Alexandre no cartório do RJ, porem na copia manuscrita que temos o nome registrado no nascimento consta somente " ALEXANDRE " , sem o sobrenome VILLAÇA. Como ficará na copia de Inteiro Teor Digitada ? Sairá o nome completo ALEXANDRE VILLAÇA ? Ou somente ALEXANDRE ? tem algum problema quanto a isso para dar entrada no processo da cidadania ?

    Desde agradeço sua atenção e apoio obrigado ótimo final de semana valeu.

  • @Danielmariano

    A certidão de inteiro teor reproduzirá exatamente o que está no livro (mais possíveis averbações ou anotações na lateral que tenham sido feitas).

    Você já viu a imagem do livro? Para muitos períodos, estão disponíveis no Family Search.

    Eu já vi registros civis de nascimento antigos no Rio de Janeiro com apenas o primeiro nome (igual aos batismos em Portugal). Não sei em que ano passou a ser costumeiro (ou obrigatório) a constar o nome completo (com sobrenome).

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Danielmariano

    Se tiver só o primeiro nome na certidão de nascimento do filho do português, vc pode enviar outra certidão para "fixar o nome" (não é o termo correto, em relação à confirmação de um sobrenome de um brasileiro) do filho do português.

    Se ele já for falecido, vc pode enviar o casamento ou o óbito.

    Se estiver vivo, vc pode enviar o casamentou ou algum documento do filho, conste a filiação dele, ou seja, com o nome do português.

    Mas acho que não é preciso. Essa medida seria apenas para te tranquilizar.

    As certidões que fazem essa função dispensam apostila, mas eu apostilaria os outros docs usados com essa finalidade, por segurança.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.