Certidão nascimento avô e avó portugueses

Boa noite!

Consegui algumas informações dos avós portugueses da minha mãe pesquisando com a ajuda dos tópicos do forum, mas travei!

Alguem conseguiria me dar um caminho ou uma ajuda?

informacoeS que disponho:

Avô: Cândido José matella; nascimento aproximado 1879; filiação Francisco José matella e Sancia Maria (ou Sancha Maria vidueda).; falecimento em 1963 em Avare/sp.

avó: Maria Benedicta (ou Maria Benedita de Jesus). Casaram em portugal. Filiação josephina Maria Francisca e Manoel José pereira.

filhos:

(pai da minha mãe): agenor José: nasceu em 1920 em avare/sp e faleceu em 1964 paraguaçu paulista/sp.

manoel Esteves (ou Manoel matella): nasceu em avare/sp em 1907.

Estimo que os avós vieram para o Brasil entre 1879 e 1907.

Alguns parentes dizem que eles vieram de uma cidade chamada matela. Só com essas informações posso fazer um pedido no site dos arquivos distritais de Bragança ? Ou seria insuficiente ?

Agradeço quem puder me ajudar!!

Comentários

  • @alinedp

    Pedido de passaporte da irmã do Caetano José, Maria do Nascimento:

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1287985

    Batismo nº 2, de Maria do Nascimento (tif004):

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1199981

    Os livros da freguesia de Lagoa estão online, só folhear.

    https://tombo.pt/f/mcd16

  • @Guilherme Moreira

    Consegui localizar a certidão de batismo do avô da minha mãe!

    Nao sei nem como te agradecer!! Obrigada!!

  • @alinedp

    Tem o casamento averbado? Achou a certidão da bisavó também?

  • @Guilherme Moreira


    Não consegui localizar o registro de casamento dos avos (Candido Jose Matella e Maria Benedicta) e bisavos (Francisco José Matella e Sancia Maria) da minha mãe. Não localizei também a certidão de batismo da Maria Benedicta. =(

    Descobri que o avô do Candido (pai do Francisco) se chamava José Gregório Matella e a a avó Maria da Natividade. (são os tataravós da minha mãe).

    Descobri também que o Francisco, além do Cândido, teve um outro filho chamado Manoel José Matella que se casou com Maria José Rocha e tiveram uma filha em 1883 (achei a certidão de nascimento desta prima do Cândido, mas não consegui ler o nome dela).

    Já do lado da Sancia Maria descobri que seu seu pai se chamava Jose Carpinteiro e que eles eram da cidade de Viduedo.


    Estou folheando os registros da freguesia da Lagoa, uma hora eu encontro hehe

    Você teria alguma dica para eu encontrar o registro do casamento?


    Obrigada!

  • @alinedp

    Matela é uma freguesia do Município de Vimioso, integrante do Distrito de Bragança.

    Infelizmente, os livros nao estão online. Isso é comum no Distrito de Bragança.

    ---

    Possível Passaporte de um neto do Francisco, filho de Manuel José Matela e Maria Joaquima Rocha.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1292792

    Nascido em 1874/75, em Lagoa, Macedo de Cavaleiros, Bragança.

    Deixe a sua árvore mais organizada, por aqui.

    Como os nomes são parecidos fica difícil de analisar.

    Coloque nome, grau de parentesco com o Requerente e outros dados relevantes.

    Abraços e boa sorte!

  • @guimoss


    Obrigada pelas informações! Consegui montar a linhagem assim:


    REQUERENTE: SANDRA REGINA JOSE PEREIRA (Nasc 1962 Avaré/SP)


    TATARAVOS: JOSÉ GREGORIO MATELLA E MARIA DA NATIVIDADE

    BISAVOS: FRANCISCO JOSE MATELLA E SANCIA MARIA (da vila de viduedo)

    Tios - Bisavos: MANOEL JOSE MATELLA e MARIA JOAQUINA ROCHA (cônjuge)

    Primo - Avô: ANTONIO AUGUSTO MATELLA (Nasc 1874/1875)

    Tia avó: MARIA BENEDICTA DE JESUS (Nasc 1870)

    Tia avó: MARIA DO NASCIMENTO (nasc. 1876 - passaporte Brasil 1908)

    Avos: CANDIDO JOSE MATELLA (Nasc 1878) - Lagoa / Macedo de Cavalheiros) Esposa e MARIA BENEDICTA (ou maria benedita de jesus - não sei se é portuguesa)

    Tio: MANOEL ESTEVES (Nasc 1907 em Avaré/SP)

    Tio: Manoel Matella (nasc 1934 )

    PAI: Agenor José (Nasc 1920 em AVaré/SP)

    Mãe: Alice Teixeira Sampaio (Ou Alice teixeira José - nome de casada)


    Estava procurando a certidão de casamento do Candido Jose Matella e Maria Benedicta, mas não consegui localizar a certidão de nascimento dela pra confirmar se ela é portuguesa. O único documento que tenho e que fala que ela é portuguesa, é na certidão de nascimento do AGENOR JOSE.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @alinedp

    Ficou muito bem organizado!!!

    De início, vc terá que descobrir a nacionalidade de Maria, esposa do avô Cândido.

    Se for portuguesa, a transcrição é necessária.

    Se brasileira e o registro do filho Agenor foi feito com menos de 1 ano, a transcrição é desnecessária.

    Se no nascimento do filho diz que é portuguesa, essa deve ser a nacionalidade.

    Será que os avós vieram casados para o Brasil?

    ---

    Sugestões:

    1) Procurar em Avaré e nos municípios vizinhos pelo casamento civil dos avós, se ocorrido no Brasil, pelo Familysearch. Comece da data do nascimento do filho mais velho para trás.

    2) Procurar pelo casamento religioso dos avós, nos moldes do que foi descrito acima. No mínimo, pode ter dar outras fontes de busca.

    3) Procurar manualmente pelo passaporte português de ambos avós em Bragança ou no Porto (muitas vezes, era emitido por lá), no site do tombo, como foi dito em 1 e 2.

    Se em algum deles constar o estado civil, seus problemas diminuem. Você só terá que achar o casamento em Portugal, o que é mais fácil, se vc tiver o passaporte.

    4) Fazer uma busca pelo AD de Bragança. Como vc nao tem os dagos precisos, é provável que srja cobrado. Verifique com o AD.

    5) Verificar as listas de imigrantes do Rio e SP, bem como, as listas de passageiros do porto do Rio e Santos pelos antepassados, como foi descrito antes.

    Em SP, a lista de imigrantes está no museu do imigrante. Os Portos e as listas do Rio (tem algo de SP, se n me engano) está no SIAN do Arquivo Nacional.

    Boa sorte!

  • @guimoss


    Obrigada pelas dicas! Descobri que ela é brasileira pela certidão de nascimento do filho mais velho! Vou tentar localizar a certidão de nascimento!

  • @alinedp

    Deixe os dados que o forum te ajuda!!!


  • @guimoss

    Certo!

    A Maria Benedicta (ou Maria Benedita de Jesus) nasceu em São José dos Campos e se casou e faleceu em avare.

    O seu marido português , Cândido José Matella, nasceu em 1878 (faleceu em 1963 em avare) e o primeiro filho deles, Manoel Esteves nasceu em avare em 1907.

    Estou tentando localizar a certidão de nascimento, falecimento ou casamento da Maria Benedicta !

  • @alinedp

    Quem foi o declarante nessa certidão do filho mais velho?

    Se foi o marido, é provável que ela seja brasileira mesmo.

    Mas eu verificaria a certidão de nascimento e casamento dos demais filhos do casal.

    Já houve erros registrados, relativos à nacionalidade em certidões brasileiras.

    Uma boa e rápida busca para vc!

  • @guimoss


    Uau Consegui localizar o registro na Igreja do casamento da Maria Benedicta e José Cândido no link que você enviou!! 02/03/1907 em Avaré!

    Com esses dados já pedi pelo site a certidao de casamento no cartório de Avaré! Agora só aguardar eles localizar e me me enviarem! Muuuito obrigada.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @alinedp

    Que bom que pude ajudar, parabéns pelo achado e por ficar mais proxima de cobseguir a cidadania.

    Mas, lembre-se: a data do casamento religioso (geralmente) não bate com a data do casamento civil.

    O prazo máximo que eu estimo para o casamento civil é 18 meses, ou seja, 2° semestre de 1906, 1° semestre de 1907 (o mais provável- comece por aí) e 2° semestre de 1907.

    Se nao tiver, olhe em cidades vizinhas, como a já mencionada Botucatu.

    Abraços e boa sorte!

  • @alinedp

    Infelizmente, os livros de Avaré só estão disponibilizados em Centros historicos da família, ligados ao Famllysearch e à A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

    Ligue para os rcpns da cidade e pesquise.

    No famysearch, tem esse telefone para o Brasil:

    Brasil 0-800-891-6465

    Pode ser uma boa perguntar se os CHFs estão abertos.

  • @guimoss


    Eu estava tentando entender mesmo o que era esta restrição de acesso às imagens aos registros civis de Avaré.

    Se eu for em um desses centros posso ver a imagem digitalizada lá? hmm não sabia disso. Mas vou atrás, pois não tinha pensado no fato de que a data do casamento religioso não deve ser igual ao do registro civil, então vou ter que ir atrás.

    Bora lá rsss

    Obrigada mais uma vez.

  • @alinedp

    Eu abri um tópico sobre isso e te marquei lá.

    Dentro do fs, na cidade de Avaré, os registros dos anos que te servem estão bloqueados.

    Vc tem que verificar o CHF mais perto de vc.

    Se quiser deixar sua cidade ou de alguém que vc confie para ir lá, eu deixo os dados aqui para vc.

  • @guimoss

    Olá! O cartório retornou e conseguiu localizar a certidao de casamento deles, por sorte bateu o civil com o religioso!!

    Lá não consta a data de nascimento da Maria Benedicta, mas fala que ela nasceu em São José dos Campos, acho que basta para comprovar que ela era brasileira ne?

    Agradeço sua ajuda novamente!

  • @alinedp

    Acho que sim.

    Se a maria é brasileira, não precisa transcrever o casamento, se o português declarou o filho(a) do casal (mae/pai da Requerente) antes dele completar 1 ano.

    Mas é bom vc pedir no cartório ou no chf uma cópia simples (sem nenhuma formalidade especial) para verificar os dados, em caso de digitação errada.

    Deixe aqui os documentos e procedimentos que vc prerende fazer que o fórum dá uma olhada.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.