Ajuda na busca de Certidão de Albino Elvas

Olá Fórum, queria ajuda pra saber como consigo obter uma certidão original portuguesa de Albino Elvas, necessário para cumprimento de exigência.

Só possuo os dados de que ele nasceu no distrito de Guarda, não sei quando nasceu, somente o nome e Local

Comentários

  • boa tarde @Angela Moreira

    informe mais dados como, nome dos pais, irmãos, conjuge.

    Se souber quando ele faleceu, informe o ano em que foi e a idade que tinha

    Quando mais informações puder colocar aqui mas facil.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Angela Moreira

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    439579 Albino Elvas Fornos de Algodres Fornos de Algodres José Nunes Elvas Antónia Rodrigues Agricultor 23 Rio de Janeiro Casado

    Se o nascimento tiver sido antes de 1911, peça pelo Arquivo Distrital.

    Depois, pelo civilonline.

  • Nascimento Outubro/1913

  • editado January 2022

    @Angela Moreira

    informação do registro Albino, 12ª linha https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1339687 ...m0005.tif

    registro nº 258 de 11/10/1913

  • Vocês são demaissss, muito obrigada. Com essas informações vou dar entrada na solicitação do arquivo distrital de Guarda. Para isso preciso seguir aquele osso a passo descrito aqui no fórum sobre a Busca de certidões pelos arquivos distritais né,

  • @Angela Moreira

    acredito que possa solicitar no civilonline

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1303840 "Os originais relativos aos livros de extratos são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Fornos de Algodres, excepto os relativos aos registos de nascimentos, casamentos e óbitos do ano de 1911 (séries 01, 02 e 03)."

  • @Leticialele

    Poderia me ajudar? Segui o passo a passo pra solicitar a certidão de Albino Elvas como mencionado nesse tópico. Segui as instituições lá do outro post, mas não entendi o que quer dizer no no serviço em cima “Reprodução certificada Certificação analógica” gostaria de saber se devo prosseguir. Obrigada

  • @Angela Moreira

    Fiquei com uma dúvida sobre o seu caso.

    O nascimento da pessoa se deu em 1913 e você está pedindo pelo Arquivo Distrital?

    Vc tentou pelo civilonline? Se foi por causa do ano, é só colocar um ano maior que 1922 e colocar a data certa em informações adicionais.

    ---

    Sobre o pedido no AD:

    Aparentemente, está tudo correto:

    Reprodução certificada e Certificação Analógica = com o selo em alto relevo e assinatura manuscrita do Diretor do AD.

    Essa é a etapa de validação do orçamento. Se estiver tudo certo, marque "sim" e depois, "prosseguir" no canto inferior direito da tela.

    Como vc pediu CORREIO REGISTADO, o total ficará em 21 euros (6 euros a mais), se enviar para o Brasil e 18 euros (3 euros a mais), se enviar oara Portugal (se precisar apostilar, por exemplo).

    ---

    Depois vem as opções de pagamento e endereço (se for mandar para a sua casa, já deve estar certo. Caso contrário, deve colocar o local correto.

  • @Angela Moreira , está correto. Pode aceitar!!

  • editado February 2022

    Quando eu liguei a atendente me informou que, como o português nasceu antes de 1913 precisava enviar o assento de nascimento original do pai do arquivo distrital de onde nasceu. O pai do requerente é Português também.

    O que fiquei sem entender, pois dei entrada através da MÃE Portuguesa do requerente e a mesma nasceu também no ano de 1913, justamente por isso foi enviado a CÓPIA da certidão original da mãe porque eu sabia que se ela fosse nascida antes de 1913 teria que enviar a certidão original e n a cópia.

    Dito isso tudo, passou o tempo e chegou esta carta ao mesmo tempo que liguei também para me informar e me foi dito e escrito que precisava da certidão original do pai. (Não sei porquê do pai) mas tudo bem, só estou prosseguindo com o que foi solicitado.

    em relação ao documento de identidade válido, já está sendo providenciado @guimoss @Leticialele

  • @Angela Moreira

    Qual foi o documento de identidade que você enviou no processo?

    Estava dentro do prazo de 10 anos?

    O processo está tramitando pelo Porto?

    @Leticialele

    O que vc acha que significa o que a Conservadora disse ao final da exigencia da identidade?

    Embora seja junta justificação da não renovação

    Abraços

  • @guimoss Em relação ao documento de identidade (carteira de motorista) havia vencido e até o ano passado havia uma portaria estendendo essa validade.

    Eu imprimi a portaria que estendia esse prazo de validade da CNH vencida aqui e enviei com o restante dos documentos, só que pelo visto não adiantou. Foi até uma dica que segui aqui do fórum q poderia ser feito assim, mas como diz a carta de exigência, não serve, o documento precisa estar dentro dessa validade.

    O processo decorre no Arquivo Central do Porto

  • @guimoss , eles disseram que a justificativa (a carteira estava vencia, o Detran assinou uma portaria prorrogando o prazo de vencimento por causa da pandemia) era justa, mas não poderiam aceitar

  • Então prossigo solicitando a certidão do pai, e quando for enviar mando as duas, do pai e da mãe originais.

  • @Angela Moreira @Leticialele

    A da mãe?

    Na exigência, eu acredito ter sido mencionado o pai.

    Obs: para marcar alguém digite o "@"+letras do apelido, até que o desejado apareça no topo da lista e vc clica nele. Estará correto se o "@"÷apelido estiverem coloridos.

  • @Angela Moreira

    Dê uma esclarecida sobre o seu caso, por favor.

    Abraços

  • @Angela Moreira , mande apenas o que pediram: a certidão original certificada do pai E cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, dentro da validade e emitidos há menos de 10 anos.

  • @guimoss nos comentários acima eu esclareci. Dei entrada através da mãe portuguesa do requerente, a mesma nasceu em 1913 e foi enviada a cópia simples da certidão de nascimento portuguesa. Só que na carta de exigência estão solicitando a certidão do pai (não sei por qual motivo, se todos os documentos que dei entrada foram da mãe)

    A minha intenção, além de enviar a certidão do pai original é também enviar a da mãe original pra eventual mal entendido da parte deles. Meu receio é que se mandar somente a certidão original do pai eles possam depois enviar uma nova carta de exigência solicitando a certidão original da mãe e aí seria mais perda tempo pra enviar etc.

    No caso, estou ajudando um amigo (requerente)

  • @Angela Moreira

    Entendi, obrigado.

  • @guimoss Pois é, tem alguma ideia do porquê dessa exigência?

    mas em relação eu mandar as duas certidões originais, além da exigida do pai, mandar junto com a da mãe na qual foi dado entrada, acha válido?

  • @Angela Moreira , será que o casamento dos pais foi transcrito? Quando a mãe é a portuguesa e o pai brasileiro o declarante, a transcrição é obrigatória. Ou quando os dois são portugueses.

  • @Leticialele O casamento está averbado sim. Na certidão de nascimento portuguesa da mãe está descrito.

  • @Leticialele @guimoss Fiz o pagamento através do Nubank para o arquivo distrital de guarda solicitando a certidão da quinta feira. Recebi o comprovante, mas ao entrar no site do arquivo ainda consta como pagamento pendente, é normal?

    Como consigo rastrear o envio dessa certidão?

  • @Angela Moreira

    Sobre a exigência, pode ter sido a juntada de uma copia simples da certidão do pai.

    Vc fez pelo app do nubank?

    Já aconteceu comigo ao colocar os dados na plataforma, aparecer pagamento confirmado e depois ser bloqueado pela entidade financeira vinculada ao AD.

    Se já apareceu o comprovante, envie-o para o AD e peça para confirmarem o recebimento.

    Acesse o seu email das 06h às 11:30 de Brasília, na segunda-feira. Depois dessa hora, vc só terá respostas no dia posterior.

    Eles devem confirmar o endereço da entrega. A sua residência ou uma das PGRs, se vc for apostilar a certidão.

    E uma dica: Se vc pediu a narrativa, peça para te mandarem uma cópia da certidão por email, para conferir os dados.

    Se vc pediu a integral, aí não há problemas.

    Abraços

  • @guimoss Qual o e-mail q eu mando o comprovante para confirmar o recebimento do pagamento?

  • @Angela Moreira

    O ADGRD

    Horários de Trabalho

    _________________________________________________

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (Em vigor a partir de 1/7/2017)

    Jornada contínua, dias úteis das 9:00 h às 16:00 h .

    HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

    Sala de Leitura: 9:15 h às 15:45 h

    Balcão de Atendimento: 9:15 às 15:45 h

    Requisição de documentos: 9:15 às 15:15 h

    Descanso Semanal: Sábado e Domingo

    Feriado Municipal: 27 de Novembro

    Horários aprovados por Despacho de 21/6/2017, do Exmo. Senhor Diretor-geral da DGLAB, em vigor a partir de 1/7/2017. Horário de Trabalho.

    Última Actualização: 3 de Janeiro de 2022

    https://adgrd.dglab.gov.pt/contactos/

    Localização e Contactos

    Contactos

    Morada:

    Largo General Humberto Delgado,

    6300-694 Guarda

    Emailmail.adgrd@adgrd.dglab.gov.pt

    Telefone: +351 271 001 200

    Última Actualização: 12 de Agosto de 2020

    Boa sorte com o seu pedido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.