Consulado de Belo Horizonte cancelou o agendamento

Boa noite

Algum de vcs fizeram o agendamento de Registro civil pelo novo sistema de agendamento e teve seu agendamento cancelado?

Eu tinha agendado o da minha irmã pra amanhã de manhã e recebo um email dizendo:


E o meu agendamento do cartão cidadão ainda não foi cancelado, ainda está marcado.

Simplesmente não deram detalhes de nada e nesse site do agendamento (Agendamento Online (mne.gov.pt)), não consigo consultar o cancelamento

Comentários

  • @rick_simoes

    Esse processo de agendamento em BH é recente. Ainda estão fazendo ajustes.

    O agendamento para Registo Civil foi aberto nesta sexta-feira para fevereiro e março. Não sei se ainda tem vagas.

  • Eu agendei em dezembro pra janeiro.

    Simplesmente cancelaram aos 45 do segundo tempo

  • editado January 2022

    @rick_simoes

    Acontece ocasionalmente. Redução de pessoal que ficou doente, resoluções de urgência, ou se for necessário chutar alguém pra fora pra encaixar outro numa emergência. Encare isso com naturalidade. É chato sim, mas dá pra conviver com isso.

    É melhor avisar até na véspera, do que chegar até lá e não poder ser atendido.

  • @rick_simoes, a funcionária do Consulado de Belo Horizonte que faz o atendimento de registro civil está com COVID. O meu agendamento também foi cancelado com apenas 2 horas do horário marcado. E, para variar, não há mais vagas disponíveis para os meses de fevereiro e de março. E, também para variar, não disponibilizaram qualquer possibilidade de remarcação. Ou seja, teremos que entrar na fila de novo. Quanto ao cartão de cidadão, parece que o serviço continua normalmente, isto é, há funcionários para a tarefa.

  • @rick_simoes Ola, pretendo renovar meu CC e passaporte no Consulado de BH, sabe dizer se tenho que primeiro renovar o Cartao Cidadao e só depois de finalizado pedir o passaporte?

    Nao vi nenhum link onde solicitava renovação dos dois.

    Nunca utilizei este consulado.

  • @RIBEIRORENATOS , tem que renovar o CC antes de solicitar o passaporte.

  • @Leticialele ola, sim, entendo que primeiro será o CC, apenas queria achar um link renovar CC e passaporte no mesmo pedido, pra efeitos de facilitar agendamentos etc..

  • @RIBEIRORENATOS

    "Os cidadãos brasileiros com título de residência válido também podem pedir e renovar o Cartão de Cidadão, como prevê o Tratado de Porto Seguro." Verifique como funciona. https://justica.gov.pt/Servicos/Renovar-online-o-Cartao-de-Cidadao

    No seu caso Pode pedir ou renovar o CC presencialmente: "- dos postos consulares portugueses, se estiver fora de Portugal." https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/cartao-de-cidadao

  • @gandalf Ola, essa renovação online do CC é possível para cidadão português que mora no Brasil.

    Estive vendo os processos, parece bem burocrático (como muitas coisas em Portugal rss), primeiro tem que cadastrar uma Chave Móvel Digital, que é criada via um leitor de CC instalado no computador, ou via Portal Finanças, onde é exigido um número de NIF...

  • @RIBEIRORENATOS

    Eu imagino que seja possível, mas quase ninguém faz assim, pela complexidade. Precisa ter leitor de cartões digitais.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/246638/#Comment_246638

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239196/#Comment_239196

    o link do post acabou ficando errado. era pra ser esse: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239503/#Comment_239503

  • Bom dia pessoal e @Leticialele

    Alguém poderia me dar umas instruções a respeito da solicitação do CC e do passaporte?

    Sei que deve ser agendado no site do consulado e tem o período para isso. No ato de agendamento já tenho que mandar algum documento on-line, pagamento de taxa algo do tipo?

    E quando for ao consulado, o que devo levar de documentos?

    Outra dúvida, o número NIF só consigo tirar tendo alguém em Portugal para ser meu responsável ou como nosso caso é cidadania já teremos um número NIF a partir do momento que tiramos o CC?

    Se alguém puder me esclarecer, obrigado.

  • @mateusBH , no ato do agendamento não precisa mandar nada.

    Não sei o que o Consulado em BH solicita para fazer o CC. No Rio, basta um documento de identidade. Não pedem comprovante de residência nem o assento português. Você faz a biometria, tira foto e paga, tudo lá.

    Para ter NIF sem morar em Portugal, precisará de alguém de lá se responsabilize por você.

  • As duas vezes que fui no consulado de bh. (Para outros procedimentos) pediram comprovante de residência em mg

    copia xerox da identidade e do comprovante de residência .

    não custa nada levar.

  • Muito obrigado @Leticialele e @leonardocouto

    E desculpe a ignorância, eles não exigem nem o número do assento? Estando no Brasil não tem que ter cidadania para tirar o CC? Como eles sabem se tenho a cidadania ou não? Ou qualquer um pode solicitar?

  • Prezados, apenas para informar, o Consulado de BH transcreveu o meu casamento em menos de 1 mês! Só que não devolvem a documentação...

  • @mateusBH , o Consulado consegue acessar o seu assento de nascimento pelo sistema deles. Se quiser, pode levar uma cópia por segurança, mas não é documento obrigatório. O comprovante de endereço é geralmente exigido.

  • Obrigado @OttoCP .

    Então é só agendar para tirar o CC, levar comprovante endereço, documento de identificação, assento por segurança e depois no momento avisar para fazer o agendamento para tirar o Passaporte, seria isso correto?

  • @mateusBH , exatamente!!

    Boa sorte!!

  • @mateusBH E não se esqueça de levar o cartão de débito! Não aceitam outra forma de pagamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.