Consulado de Belo Horizonte cancelou o agendamento
rick_simoes
Member
em Consulados
Boa noite
Algum de vcs fizeram o agendamento de Registro civil pelo novo sistema de agendamento e teve seu agendamento cancelado?
Eu tinha agendado o da minha irmã pra amanhã de manhã e recebo um email dizendo:
E o meu agendamento do cartão cidadão ainda não foi cancelado, ainda está marcado.
Simplesmente não deram detalhes de nada e nesse site do agendamento (Agendamento Online (mne.gov.pt)), não consigo consultar o cancelamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@rick_simoes
Esse processo de agendamento em BH é recente. Ainda estão fazendo ajustes.
O agendamento para Registo Civil foi aberto nesta sexta-feira para fevereiro e março. Não sei se ainda tem vagas.
Eu agendei em dezembro pra janeiro.
Simplesmente cancelaram aos 45 do segundo tempo
@rick_simoes
Acontece ocasionalmente. Redução de pessoal que ficou doente, resoluções de urgência, ou se for necessário chutar alguém pra fora pra encaixar outro numa emergência. Encare isso com naturalidade. É chato sim, mas dá pra conviver com isso.
É melhor avisar até na véspera, do que chegar até lá e não poder ser atendido.
@rick_simoes, a funcionária do Consulado de Belo Horizonte que faz o atendimento de registro civil está com COVID. O meu agendamento também foi cancelado com apenas 2 horas do horário marcado. E, para variar, não há mais vagas disponíveis para os meses de fevereiro e de março. E, também para variar, não disponibilizaram qualquer possibilidade de remarcação. Ou seja, teremos que entrar na fila de novo. Quanto ao cartão de cidadão, parece que o serviço continua normalmente, isto é, há funcionários para a tarefa.
@rick_simoes Ola, pretendo renovar meu CC e passaporte no Consulado de BH, sabe dizer se tenho que primeiro renovar o Cartao Cidadao e só depois de finalizado pedir o passaporte?
Nao vi nenhum link onde solicitava renovação dos dois.
Nunca utilizei este consulado.
@RIBEIRORENATOS , tem que renovar o CC antes de solicitar o passaporte.
@Leticialele ola, sim, entendo que primeiro será o CC, apenas queria achar um link renovar CC e passaporte no mesmo pedido, pra efeitos de facilitar agendamentos etc..
@RIBEIRORENATOS
"Os cidadãos brasileiros com título de residência válido também podem pedir e renovar o Cartão de Cidadão, como prevê o Tratado de Porto Seguro." Verifique como funciona. https://justica.gov.pt/Servicos/Renovar-online-o-Cartao-de-Cidadao
No seu caso Pode pedir ou renovar o CC presencialmente: "- dos postos consulares portugueses, se estiver fora de Portugal." https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/cartao-de-cidadao
@gandalf Ola, essa renovação online do CC é possível para cidadão português que mora no Brasil.
Estive vendo os processos, parece bem burocrático (como muitas coisas em Portugal rss), primeiro tem que cadastrar uma Chave Móvel Digital, que é criada via um leitor de CC instalado no computador, ou via Portal Finanças, onde é exigido um número de NIF...
@RIBEIRORENATOS
Eu imagino que seja possível, mas quase ninguém faz assim, pela complexidade. Precisa ter leitor de cartões digitais.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/246638/#Comment_246638
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239196/#Comment_239196
o link do post acabou ficando errado. era pra ser esse: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239503/#Comment_239503
@gandalf obrigado
Bom dia pessoal e @Leticialele
Alguém poderia me dar umas instruções a respeito da solicitação do CC e do passaporte?
Sei que deve ser agendado no site do consulado e tem o período para isso. No ato de agendamento já tenho que mandar algum documento on-line, pagamento de taxa algo do tipo?
E quando for ao consulado, o que devo levar de documentos?
Outra dúvida, o número NIF só consigo tirar tendo alguém em Portugal para ser meu responsável ou como nosso caso é cidadania já teremos um número NIF a partir do momento que tiramos o CC?
Se alguém puder me esclarecer, obrigado.
@mateusBH , no ato do agendamento não precisa mandar nada.
Não sei o que o Consulado em BH solicita para fazer o CC. No Rio, basta um documento de identidade. Não pedem comprovante de residência nem o assento português. Você faz a biometria, tira foto e paga, tudo lá.
Para ter NIF sem morar em Portugal, precisará de alguém de lá se responsabilize por você.
As duas vezes que fui no consulado de bh. (Para outros procedimentos) pediram comprovante de residência em mg
copia xerox da identidade e do comprovante de residência .
não custa nada levar.
Muito obrigado @Leticialele e @leonardocouto
E desculpe a ignorância, eles não exigem nem o número do assento? Estando no Brasil não tem que ter cidadania para tirar o CC? Como eles sabem se tenho a cidadania ou não? Ou qualquer um pode solicitar?
Prezados, apenas para informar, o Consulado de BH transcreveu o meu casamento em menos de 1 mês! Só que não devolvem a documentação...
@mateusBH , o Consulado consegue acessar o seu assento de nascimento pelo sistema deles. Se quiser, pode levar uma cópia por segurança, mas não é documento obrigatório. O comprovante de endereço é geralmente exigido.
Obrigado @OttoCP .
Então é só agendar para tirar o CC, levar comprovante endereço, documento de identificação, assento por segurança e depois no momento avisar para fazer o agendamento para tirar o Passaporte, seria isso correto?
@mateusBH , exatamente!!
Boa sorte!!
@mateusBH E não se esqueça de levar o cartão de débito! Não aceitam outra forma de pagamento.
Obrigado @Leticialele @OttoCP