Processo de em andamento ACP

Olá, estou precisando de uma ajuda. Seguinte, estou ajudando uma pessoa no processo de nacionalidade por atribuição através da MÃE portuguesa do Requerente, porém o processo caiu em exigência e ao me informar de qual exigência de tratava a atendente da Linha de Registos me disse que precisava enviar a certidão original do PAI português. Na hora eu não me atentei e não questionei. Passado isso eu parei pra pensar e não entendi, justamente porque ao dar entrada no processo eu enviei toda a documentação, inclusive a certidão “digitalizada” da Mãe, até aí ok, deveria ter enviado a certidão original da mãe pois a mesma nasceu antes de 1913.

O requerente possui a certidão original da Mãe enviada pelo arquivo distrital na qual nasceu com o selo em alto relevo. Apenas ficamos sem entender porque eles querem o do PAI, sendo que não temos essa documentação, justamente porque a Portuguesa é a MÃE

Comentários

  • @Angela Moreira

    Quem foi o declarante do nascimento do requerente? E com que idade do requerente foi isso?

    Se foi o pai (não português), provavelmente terá que transcrever o casamento da mãe portuguesa com o pai para estabelecer a maternidade portuguesa.

    A atendente da LR pode ter presumido (erroneamente) que o pai era português também e, nesse caso, a certidão do pai (provável declarante do nascimento) seria suficiente.

  • @CarlosASP O pai do requerente era Português também, na certidão da mãe portuguesa já consta o averbamento dessa união. Então o que eu teria que fazer é solicitar ao Arquivo Distrital de onde o pai do requerente nasceu a certidão de nascimento dele e enviar para suprir essa exigência correto?

    Além de que o processo está transcorrendo pela mãe, logo é preciso enviar também a certidão original dela?


    obs: eu n entendi o porque deles pedirem essa certidão por parte do pai do requerente se o processo está sendo sem mãe pra filho e também, na relação dos documentos para se dar entrada no processo é exigido somente a certidão do progenitor português (pai ou mãe)

  • @Angela Moreira , o Conservador deve ter observado algum detalhe que passou despercebido, já que o casamento está averbado na certidão de nascimento da mãe.

    Mande a certidão do pai; a esta altura, não vale a pena argumentar.

  • editado January 2022

    @Angela Moreira

    Então é por isso. Sendo ambos os pais portugueses, a transcrição do casamento feito no BR é obrigatória.

    Você disse que está averbada. Então não sei. Geralmente pedem é o assento de casamento.

  • @Angela Moreira

    Deve ser pela questão de quem declarou o nascimento do requerente.

    Acho que não adianta ficar especulando muito. Mais simples mandar o que eles pedem e terminar com o processo - "solicitar ao Arquivo Distrital de onde o pai do requerente nasceu a certidão de nascimento dele e enviar para suprir essa exigência"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.