Procuro por documento de assento de nascimento

Boa tarde! Estou juntando a documentação para dar entrada no processo de atribuição para meu pai que é neto de português e futuramente para mim

Porém estou com uma tremenda dificuldade para conseguir o assento de nascimento,devido a falta de informação

A família não sabe o local exato do nascimento eles só dizem ser na ILHA DA MADEIRA

Tenho alguns dados que consegui em pesquisa no family search. Vou deixar aqui caso alguém possa me ajudar

Data provável de nascimento:

1889

Nome completo de solteira:

Maria do Couto Almeida


Filiação:

José do Couto Almeida

Margarida Izabel


Supostos irmãos:

Manoel do Couto Almeida

Luiza do couto almeida

Thereza de Jesus do Couto Almeida


Essas são as informações mais relevantes que tenho

Se alguém puder ajudar eu agradeço

Comentários

  • @jujumartins35

    chegada da família cita Angra do Heroísmo https://tombo.pt/m/agh


    no registro de Tereza cita José e Margarida "casados na Parochia de São José" https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPQW-ZVQW

    um das emigração do pai José https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1112639&ht=almeida%7ccouto%7cmatilde&detailsType=Description

  • @jujumartins35

    Com os dados que o colega colocou acima, está apontando para o concelho de Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores). Angra do Heroísmo é o principal porto de onde se partia dos Açores.

    Em Ponta delgada há uma freguesia de São José. E também uma chamada Arrifes (que consta no passaporte de José).

    Já são umas boas pistas para onde procurar.

    https://tombo.pt/m/pdl

  • A fonte que foi deixada acima corresponde exatamente o nome dos pais dele que tenho aqui

    Francisco do Couto e Matilde de Jesus

    Gente eu nem estou acreditando

    Vocês que tem mais experiência acham que devo começar a buscar o registos dela por esse lugar?

  • @jujumartins35

    A Thereza nasceu no Rio. O José Conte Almeida foi o declarante (pai). Mas os avós são os mesmos, e eram todos dos Azores (Açorianos).

    Aprenda um pouco sobre as divisões da ilha de Ponta Delgada, pelo Wikipedia. Terá que procurar nos vários Arquivos ali, e mais alguns.

    https://tombo.pt/search?k=ponta%20delgada

    Aprenda a geografia da ilha, e seus vários concelhos, porque pode precisar procurar um por um. Cada uma dessas áreas. (concelhos)

    Dará trabalho, mas será recompensador.



  • Sim Thereza de Jesus do Couto Almeida,acho que ela foi a única irmã da minha bisavó que nasceu no Rio

    Agora o dificil será achar o registro da minha bisavó

    O registro de nascimento da Thereza mostra que os pais dela casaram na paróquia de São José

    Vi que nessa ponta delgada tem uma paróquia com esse nome

    Vou tentar entrar em contato para ver se consigo

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @jujumartins35

    Como vc não tem a data exata do nascimento é melhor você dar uma folheada nos livros sugeridos acima.

    Deixe a pesquisa com as entidades de armazenamenti por último.

    Abraços

  • jujumartins35jujumartins35 Member
    editado January 2022

    Bom dia! Eu achei o assento de batismo do pai da minha bisa

    identifiquei pelo nome dos pais dele:

    Francisco do Couto Almeida

    Matilde de Jesus

    Será que é possível de achar o dela na mesma freguesia e concelho?

    Acho que não mudavam muito do local de origem devido a dificuldade de locomoção da época

    Olha aí o registro☝️

  • @jujumartins35

    Segundo o registro de casamento em 1871, na freguesia de São José, onde Margarida foi batizada.

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PD-SAOJOSE-C-1870-1879/SMG-PD-SAOJOSE-C-1870-1879_item1/index.html?page=32

    Procurei o filho Manuel em 1875/6 nessa freguesia e não encontrei. Não sei se já procurou em Arrifes.

  • Olá @guilhermemoreira

    Foi justamente na freguesia de arrifes que eu encontrei o registro do pai dela José do Couto

    O dela estou procurando por lá tbm

    mas não sei se o ano não está batendo ou se ela foi registrada em outra freguesia

    Já estou no livro de 1884 e pelas contas e link que o amigo @Kleber Silva Aguiar mandou acima

    A entrada deles no brasil foi em 1889 e minha bisa Maria do couto estava com 6 meses

    Ou a data está bem errada ou ela foi registrada em outra freguesia

    Tbm não sei se tem a possibilidade de ter vindo para o brasil sem se registrar,não sei se podia entrar aqui sem registro

  • @jujumartins35

    Quando foi voltando no livro para trás, não achou nem Maria nem o irmão João (que tinha 4 anos na chegada no Brasil)? Procure sempre pelos dois. Já fez o mesmo para freguesia onde os pais se casaram?

    Ou então, começando pelo casamento e indo para a frente, para ver se aparece algum dos filhos mais velhos (leia sempre o nome dos pais das crianças batizadas; pode até ter alguma criança que morreu bem cedo e nem chegou a vir para o Brasil). Se não aparecer nenhum filho batizado ali, é forte indício que não foram viver onde se casaram.

    Muitas vezes se casava freguesia da noiva, mas não iam necessariamente viver lá. Realmente a busca fica mais extensa quando não vão morar nem na do noivo nem da noiva.

    Se realmente esgotar essas duas freguesias e tiver que procurar em outras, vá pelas vizinhas. São José e Arrifes são vizinhas uma da outra também.


  • jujumartins35jujumartins35 Member
    editado January 2022

    Então @CarlosASP Eu comecei procurando por arrifes que foi o lugar que achei o registro de nascimento do pai dela José do Couto

    Daí fui pelos dados da chegada deles no Brasil que mostra que ela tinha 6 meses,então procurei nos assentos de batismo de 89 até 84 e não encontrei nada

    Daí outro amigo @guilhermemoreira achou o registo de casamento de José do couto e Margarida Isabel que está no registo como Margarida (da Estrella ) sobrenome da mãe dela na freguesia de São José

    Imaginei que eles ficaram morando nessa freguesia até vir para o Brasil e procurei os assentos de batismo de 89 e estou na de 88 mas ainda não acabei.

    Estou fazendo o que falou,eu procuro pelo nome Maria e vejo quem são os pais,mas não pensei em procurar pelo irmão, vou começar a pesquisar pelo irmão

    está difícil mas com a ajuda de vcs está indo. Não tinha nem essa informação que a familia era de ponta delgada,minha familia dizia que ela era da ilha da madeira. Acho que está mais perto que imagino

  • IaraViannaIaraVianna Member
    editado January 2022


  • jujumartins35jujumartins35 Member
    editado January 2022

    Bom dia! @IaraVianna sugiro que apague sua pergunta e abra uma discussão com sua pergunta

    Por que abri essa discussão para tentar encontrar os documentos da minha bisavó

    você fez uma pergunta dentro da minha discussão sobre documentos de outra pessoa

    Isso atrapalha eu acompanhar aqueles que me respondem tentando ajudar

    Agradeço sua compreeensão

  • Ok, @jujumartins35, desculpas. Tentei deletar, mas não consegui. Então, apaguei o texto.

  • Não tem problema @IaraVianna só que fica mais fácil até para você acompanhar sua pergunta

    O pessoal aqui ajuda muito

    Boa sorte com sua pesquisa

  • Acho que vou descartar o nascimento deles nas freguesias de São José e de Arrifes

    Eu fiz a busca nos registos de batismo dos anos 82 á 89 das duas freguesias,buscando por João e por Maria conforme a dica do amigo @CarlosASP

    Não encontrei nenhum que batesse o nome dos pais

    Agora estou na dúvida de quais freguesias procurar que sejam mais próximas dessas

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.