Auxílio para buscar registros de Bisavô nascido antes de 1911 em Portugal - Por Favor

g

Olá a todos!

Estou já há um bom tempo pesquisando e procurando algum registro do meu bisavô português.

Já li muitos tópicos aqui, me inteirei sobre os procedimentos etc, mas pouca coisa achei até o momento.

Passarei as informações que possuo:


1.      NOME DO PORTUGUÊS: JOÃO ANTONIO DOS SANTOS


2.      ANO DE NASCIMENTO: Aproximadamente 1887-1889, pois consegui a certidão de óbito dele no Brasil, onde consta somente que era português.


3.      ANO DE FALECIMENTO: 20 de Março de 1947, na cidade de PIEDADE-SP, onde o declarante disse que ele tinha 59 anos.


4.      FILIAÇÃO: Manoel (ou Manuel) Antonio Barreira e Maria Umbelina

(essa é a informação que consta nas certidões de nascimento dos filhos do meu bisavô JOÃO, onde ele mesmo foi o declarante);


5.       NATURALIDADE: Não encontrei essa informação em documento algum, nos documentos só consta que era de Portugal.

Alguns netos dele dizem que contavam que ele era da região de “TRÁS-OS-MONTES”.

Um dos netos disse que viu um documento dele uma vez na década de 1970, mas que não sabe qual documento era, que, pelo que se recorda, dizia “Ferreiros”;


6.      DATA DA IMIGRAÇÃO: Netos dizem que seus pais (filhos do João) contavam que ele teria vindo com uns 7 a 8 anos de idade para o Brasil, acompanhado de um TIO, pois os pais teriam ficado em Portugal.

Se esta informação proceder, ele teria vindo para o Brasil mais ou menos nos anos 1894 a 1896, levando-se em consideração a idade e ano que faleceu no Brasil;


7.      CIDADE QUE SE FIXOU NO BRASIL: os filhos todos nasceram em CORDEIRÓPOLIS-SP (que na época era chamado Distrito de Cordeiro, pertencente a Limeira-SP);

Na certidão de um dos filhos está dito que o JOÃO se casou em ARARAS-SP;

Ele também foi proprietário de um restaurante e pousada (chamado “Rodovia”) por muitos anos, até morrer, na cidade de PIEDADE-SP;

 

8.      ESTADO CIVIL NA ÉPOCA DE IMIGRAÇÃO: solteiro, pois tinha por volta de 7 a 8 anos;

 

9.      NOME DA ESPOSA E FILHOS: ESPOSA: Rosa Grossi

FILHOS: Zautina Antonia dos Santos, José Antonio dos Santos, Fernando Antonio dos Santos, Lourenço Antonio dos Santos (achei no FamilySearch o registro de batismo deste filho, que consta como Lourenso)

 

10.  CASAMENTO: Casou na cidade de ARARAS-SP, segundo informação que consta na certidão de nascimento de um dos filhos, em que o próprio JOÃO foi o declarante;

O documento do primeiro filho do JOÃO que encontrei relata que este filho dele nasceu em 1909, então, creio que o JOÃO casou em 1909 mesmo ou pouco antes disso, talvez 1908, 1907 ou 1906;

 

------------------------

DOCUMENTOS QUE LOCALIZEI NA INTERNET:

Doc 01: Registro de Batismo de um filho do JOÃO, chamado LOURENSO, na igreja de Cordeirópolis-SP, em 1911.


Doc 02: Achei um registro de casamento de um MANOEL ANTONIO com uma MARIA UMBELINA em uma Igreja de Lisboa, datado de 1872, mas não sei se são os pais do meu bisavô, pois os pais do Manoel Antonio não possuem o sobrenome Santos. E Lisboa não é da região de Trás-os-Montes. Mas foi o mais próximo que consegui chegar...

Comentários

  • @cristianomartins

    Se vc jogar no site do tombo "Ferreiros" aparecem diversas freguesias em Braga com este nome e outras tantas com nomes compostos, por exemplo, Ferreiros de Tendais. Como vc já fez diversas buscas e sem muito sucesso, acho que vale dar uma olhada nessas freguesias, pq pode ser uma delas, já que esse lugar já surgiu na sua familia.

    https://tombo.pt/search?k=ferreiros

  • @Ferpirj

    Será que valeria tentar fotocópia do Registro de Estrangeiro dele no Brasil?

    Pelo que pesquisei, a partir do Decreto-lei nº. 406 de 4 de maio de 1938, do presidente Getúlio Vargas, todos os estrangeiros residentes no Brasil e que tivessem menos de 60 anos, deveriam fazer esse registro. Só não sei se eles faziam esse registro na Delegacia da cidade que moravam ou em alguma central.

    Então, meu bisavô se enquadraria nesse requisito para fazer o registro de estrangeiro. Até porque foi dono de restaurante em Piedade-SP, quem sabe a prefeitura tenha exigido esse registro de estrangeiro dele.

    Será que nesse documento constava cidade, distrito e concelho em Portugal de onde o estrangeiro era proveniente? Bem como informação sobre pais ou avós do estrangeiro?

  • Nada do Brasil ajudará para achar algo do seu bisavõ em Portugal. Pois provavelmente ele chegou ao Brasil, casou e não transcreveu o casamento em Portugal assim como morreu e a família não transcreveu o óbito em Portugal. Ferreiros pertence a Braga, os portugueses que nasceram antes de 1910 eram registrados nas paróquias mas esses documentos já foram digitalizados e estão em algum arquivo. Te sugiro enviar um email para a a conservatória dos registros civis de Braga para fazer a consulta: civil.braga@irn.mj.pt


    Sugestão: não precisa informar muitos detalhes do Brasil apenas solicite a certidão como se você tivesse certeza que se encontra lá. Por exemplo: Bom dia estou precisando do assento de nascimento do meu bisavo nome tal filho de tal com tal nascido em ano tal em Ferreiros.

  • @cristianomartins

    acho que a melhor coisa a se fazer é isso que o @AndreDias disse, entra no site do arquivo distrital de braga e faça a solicitação, mas se também quiser, vc mesmo pode ir olhando os registros que estao online do site que coloquei lá em cima

  • @cristianomartins

    deve ser a emigração da família

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1284323 confirma os irmãos?

    passaporte nº47 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228238 ...m0007.tif

    ID Titular 307524 / Manuel António / Edral, Lugar de Ferreiros / Vinhais / Sem Indicação / Natural de Luísa Fernandes / TrabalhadorAgrícola / 51 / Brasil / Casado https://tombo.pt/f/vnh06

    ID 61365 / Maria Umbelina / ID Titular 307524 / Manuel António / Mulher / 44 / Feminino / Casado

    ID 30422 / João dos Santos / ID Titular 307524 / Manuel António / Filho / 9 / Masculino / Solteiro

    os arquivos dos referidos anos (1883...) não estão online https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1221992 solicite pesquisa

  • @Kleber Silva Aguiar

    Acho que você acertou em cheio! Gratidão imensa! Estou muito feliz!

    Quando eu procurava Ferreiros, só achava Ferreiros em outras regiões, como a de Braga.

    Mas você matou a charada, achou essa aldeia de Ferreiros, freguesia de Edral, concelho de Vinhais, do distrito de Bragança, e Bragança é praticamente a capital da região de Trás-os-Montes, de onde meu bisavô e sua família são.

    Com certeza são eles, pois está batendo quase tudo: nome do pai, nome da mãe, nome dele, datas, região etc.

    Com base nas suas valiosíssimas informações, pesquisei e achei a chegada deles ao Brasil, em 16/04/1893, no vapor Arlindo, no Porto de Santos.

    Achei esta informação pesquisando no livro de matrículas da entrada na Hospedaria de Imigrantes da capital São Paulo (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/hospedaria). *arquivo anexo abaixo

    Mas, o engraçado é que, quando vou pesquisar no mesmo site do Arquivo de SP pela relação de passageiros dos navios (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/lista_passageiros_pesquisa), coloco para pesquisar só pelo nome do navio, Arlindo, ou só pelo ano de 1893, ou pela data da chegada 16/04/1893, e não encontra nada.

    Também pesquisei no site do CEPESE em Portugal e achei o registro de todos eles, sendo que o MANUEL ANTONIO aparece como responsável pela mulher e filhos (http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1&action=exec&filter_naturalidade=ferreiros&adodb_next_page=8).

  • @Kleber Silva Aguiar

    @Ferpirj @AndreDias

    Prezados ou alguém que possa me auxiliar nesta pequena dúvida:

    Solicitei a pesquisa do registro de batizado do meu bisavô JOÃO ANTONIO DOS SANTOS no Arquivo Distrital de Bragança.

    Só me surgiu uma dúvida: no documento de visto de passaporte, o nome dele consta apenas como JOÃO DOS SANTOS.

    Na certidão de casamento dele no Brasil, consta o nome dele como JOÃO ANTONIO DOS SANTOS e do pai dele como MANOEL ANTONIO BARREIRA.

    Pode ser que o registro de batizado dele esteja apenas como JOÃO, ou apenas como JOÃO DOS SANTOS.

    Achei o registro de batizado do MANOEL ANTONIO nos livros Paroquiais de Edral, em Bragança, pois já está digitalizado o ano de 1821. Neste documento consta o nascimento de MANOEL ANTONIO, filho de JOÃO BARREIRA. Ou seja, não consta o sobrenome no MANOEL ANTONIO, mas está explicado de onde veio o BARREIRA.

    Será que preciso solicitar cópia certificada também dos registros de batizado dos pais do meu bisavô e do casamento destes?

    Para que eu também anexe os registros de batizado dos pais do JOÃO e do casamento dos pais para poder instruir também no processo de dupla nacionalidade do meu pai e não correr o risco de depois a Conservatória negar o pedido de dupla nacionalidade por alegar esssas pequenas divergências nos registros dos nomes?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.