Me ajudem a encontrar Assento de Nascimento de Portuguesa
Angela Moreira
Member
Olá pessoal, fui informada que há uma exigência no processo de nacionalidade, que ao me informar, me foi dito que eu precisaria enviar a certidão original do português nascido antes de 1913. Segue algumas informações
[apagado pela moderação]
Requerente: Eduardo Marques Elvas
A português em questão é a Mãe de Eduardo Marques Elvas que nasceu em 1913. Vou enviar uma foto dessa certidão digitalizada na qual eu enviei e por isso caiu em exigência.
Podem me auxiliar como faço para achar esse Assento de nascimento original de Angelina Marques da Fonseca?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Angela Moreira
A certidão da segunda imagem é o que deveria ter sido enviado no seu processo.
É a que tem o selo em alto relevo e a assinatura manuscrita.
Se vc nao tem a certidão ORIGINAL da segunda imagem, vc deve pedir para o AD de Guarda, com os dados que se encontram nela.
O guia para o pedido:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
A exigência foi porque vc deve ter mandado uma xerox desse documento.
Certidões do civilonline podem ter várias cópias. As do AD, não.
Obs: É estranho que a certidão de depois de 1911 esteja no AD. Talvez, seja por causa do averbamento do casamento.
Obs2: Se puder, delete a primeira imagem, por conter o seu CEP. Marquei a @Leticialele , a moderadora, para fazer isso, cado vc não consiga.
@guimoss Então, essa imagem que mandei da certidão que contém esse selo em alto relevo eu tenho ela comigo, e quando mandei a relação dos documentos pra atribuição eu realmente mandei a cópia dessa certidão na qual tenho comigo. Então não preciso fazer outro pedido no arquivo distrital de guarda e mando a certidão original que contém esse selo em alto relevo?
@Leticialele Por apagar a primeira imagem do post por favor?
@Angela Moreira
É só enviar a certidão.
Eu daria uma passada a ferro nela, COM EXTREMO CUIDADO, pois ela está "dobrada".
Cuidado para não estragar o documento!!!
Marquei o @Admin para excluir a primeira imagem.
@guimoss Entendi, então já que eu tenho é menos um gasto pra emitir outra. Agora na questão em relação ao envio da exigência. Farei por DHL ao Arquivo Central do Porto onde consta o processo.
Qual tipo de mensagem eu escrevo para que eles possam identificar o processo e anexar a exigência enviada? Sendo que eu não recebi carta de exigência, eu obtive esse informação ligando pra Linha de Registo.
@Angela Moreira
Vc dirige a petição para o Conservador, indica o número do processo, qualifica o requerente, informa sobre a exigência e diz o documento que está enviando para saná-la.
Deixe um espaço em branco no final para a data e assinatura.
Preencha na frente do funcionário do cartório e reconheça por AUTENTICIDADE a assinatura do requerente.
Mande por DHL.
Então no caso é preciso que o requerente escreva uma carta em punho com essas informações e reconheça a assinatura no cartório, correto? Não pode fazer essa carta digitada é só a assinatura do requerente reconhecida? Pois temo que talvez eles não consigam entender a letra do requerente, pois se trata de um senhor de idade já.
Onde eu consigo o nome do conservador?
@Angela Moreira
Nesse mensagem, há modelos que podem te ajudar:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256823/#Comment_256823
Não precida ser manuscrito. Pode ser digitado. Só deixe os espaços da data e assinatura em branco, psda serem preenchidos na presença do funcionário do cartório, onde o Requerente tenha aberto firma.