Me ajudem a encontrar Assento de Nascimento de Portuguesa

Olá pessoal, fui informada que há uma exigência no processo de nacionalidade, que ao me informar, me foi dito que eu precisaria enviar a certidão original do português nascido antes de 1913. Segue algumas informações

[apagado pela moderação]

Requerente: Eduardo Marques Elvas

A português em questão é a Mãe de Eduardo Marques Elvas que nasceu em 1913. Vou enviar uma foto dessa certidão digitalizada na qual eu enviei e por isso caiu em exigência.


Podem me auxiliar como faço para achar esse Assento de nascimento original de Angelina Marques da Fonseca?

Comentários

  • @Angela Moreira

    A certidão da segunda imagem é o que deveria ter sido enviado no seu processo.

    É a que tem o selo em alto relevo e a assinatura manuscrita.

    Se vc nao tem a certidão ORIGINAL da segunda imagem, vc deve pedir para o AD de Guarda, com os dados que se encontram nela.

    O guia para o pedido:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    A exigência foi porque vc deve ter mandado uma xerox desse documento.

    Certidões do civilonline podem ter várias cópias. As do AD, não.

    Obs: É estranho que a certidão de depois de 1911 esteja no AD. Talvez, seja por causa do averbamento do casamento.

    Obs2: Se puder, delete a primeira imagem, por conter o seu CEP. Marquei a @Leticialele , a moderadora, para fazer isso, cado vc não consiga.

  • @guimoss Então, essa imagem que mandei da certidão que contém esse selo em alto relevo eu tenho ela comigo, e quando mandei a relação dos documentos pra atribuição eu realmente mandei a cópia dessa certidão na qual tenho comigo. Então não preciso fazer outro pedido no arquivo distrital de guarda e mando a certidão original que contém esse selo em alto relevo?


    @Leticialele Por apagar a primeira imagem do post por favor?

  • @Angela Moreira

    É só enviar a certidão.

    Eu daria uma passada a ferro nela, COM EXTREMO CUIDADO, pois ela está "dobrada".

    Cuidado para não estragar o documento!!!

    Marquei o @Admin para excluir a primeira imagem.

  • @guimoss Entendi, então já que eu tenho é menos um gasto pra emitir outra. Agora na questão em relação ao envio da exigência. Farei por DHL ao Arquivo Central do Porto onde consta o processo.

    Qual tipo de mensagem eu escrevo para que eles possam identificar o processo e anexar a exigência enviada? Sendo que eu não recebi carta de exigência, eu obtive esse informação ligando pra Linha de Registo.

  • @Angela Moreira

    Vc dirige a petição para o Conservador, indica o número do processo, qualifica o requerente, informa sobre a exigência e diz o documento que está enviando para saná-la.

    Deixe um espaço em branco no final para a data e assinatura.

    Preencha na frente do funcionário do cartório e reconheça por AUTENTICIDADE a assinatura do requerente.

    Mande por DHL.

  • editado January 2022

    Então no caso é preciso que o requerente escreva uma carta em punho com essas informações e reconheça a assinatura no cartório, correto? Não pode fazer essa carta digitada é só a assinatura do requerente reconhecida? Pois temo que talvez eles não consigam entender a letra do requerente, pois se trata de um senhor de idade já.

    Onde eu consigo o nome do conservador?

  • @Angela Moreira

    Nesse mensagem, há modelos que podem te ajudar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256823/#Comment_256823

    Não precida ser manuscrito. Pode ser digitado. Só deixe os espaços da data e assinatura em branco, psda serem preenchidos na presença do funcionário do cartório, onde o Requerente tenha aberto firma.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.