Cedula de votação chegou pelo correio

Boa noite pessoal, fiz o envio do meu processo de neto para lisboa em novembro, chegou em lisboa dia 22 de novembro, não recebi o codigo de acompanhamento desde então, porem acabei de receber uma cedula de votação pelo correio, creio que é um engano, não faria sentido o processo ficar pronto em menos de 2 meses, o que devo fazer? só ignorar ou mandar um email para a central de lisboa? e tem alguma chance de ter ficado pronto?


Comentários

  • @Vittor , entre em contato com o Consulado que atende à área em que reside.

  • @Leticialele Me disseram que pode ter sido um erro do governo português ou o processo pode ter ficado pronto, o que é estranho em tão pouco tempo

  • @Vittor , é estranho porque, junto com o envelope com o voto, tem que mandar uma cópia do cartão cidadão.

  • Aliás, tem alguma discussão em quem votar???

  • Para estar apto a votar pelo correio tem que estar recenseado e para isso precisa ter o cartão de cidadão, com a morada no estrangeiro. Pra quem tirou ou renovou o cartão depois de 2018 o recenseamento é automático.

    Aqui pode consultar se está recenseado e onde: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/nome.html

    E aqui pode rastrear o envio da carta com o boletim de voto: https://www.eueleitor.mai.gov.pt/Pages/AcompanharCarta.aspx

    O meu está parado em Curitiba até hoje, provavelmente não poderei exercer o meu direito ao voto (Tem que ser postado de volta até o dia 29).

    Importante saber que morando no Brasil, votamos na lista do círculo eleitoral fora da Europa, que elege dois deputados para a Assembléia da República.

  • @Leticialele Por isso que achei estranho, creio que meu processo nem foi aberto ainda e acabei recebendo isto

  • @Vittor a cédula veio endereçada a você? Não pode ser do seu avô português ou outro morador português? Por conta de alguma atualização cadastral que você fez durante alguma etapa do processo de cidadania, de repente, o endereço do seu avó foi modificado e a inscrição eleitoral ainda está ativa. Concordo com o @Vloureiro somente com cartão cidadão ou com o recenseamento eleitoral. De fato, com a criação do cartão cidadão você ganha o número em todos os outros órgãos inclusive a inscrição eleitoral.

    De qualquer forma o voto pelo correio somente seria aceito com a cópia da CC válido ou caducado à partir de 2020.

  • @Damasceno_de_Castro Veio enderaçada ao meu pai, que iniciou o processo de neto dele em novembro, mas creio que não tenha ficado pronto, em apenas 3 meses, nem recebemos a chave de acesso ainda, aparentente foi um erro deles mesmo

  • @Rafael Barbosa desconheço algum lugar de discussão. Acho que a quantidade de cadeiras Fora da Europa (2 deputados) e da Europa (2 deputados) não valem a pena se quer se abrir debates aqui.

    Estive lendo sobre as eleições para o parlamento, como o voto é por lista fechada dos partidos, bem diferente das nossas que em geral são em candidatos fechados. Existem 2 deputados para fora da Europa.

    Fui dar uma olhada nos dois deputados fora da Europa que representam os portugueses emigrados nas lista, em geral são nascidos em Portugal exerceram algum cargo partidário de secretário de relações exteriores do partido ou no próprio Ministério das Relações Exteriores, mas que anteriormente eram deputados do circuito de Lisboa, Porto, Setúbal e salvo exceções, tem caso de reeleição de luso brasileiro. Não vi qualquer vinculação com os deputados Fora da Europa com que, em tese, eles deveriam representar.

    O mote das campanhas partidárias é ajude o partido a fazer o Primeiro Ministro ou a ter relevância na formação do governo.

    Para a questão de representatividade acho que a quantidade deveria ser maior para os emigrados para fora da Europa, para fins de cidadania e exercício da mesma, os entraves que são criados para passaporte, identidade, nacionalidade deveriam ser bastante diminuídos. Historicamente Portugal cria condições para dar a cidadania, mas cria diversos empecilhos para concedê-la, inclusive com órgãos com linhas diversas.

    Lendo alguns acórdãos do Supremo Tribunal Administrativo e eles apontam exatamente esses processos de idas e vindas na concessão de cidadania.

    Existem alguns partidos que querem frear a política de nacionalidade de Portugal, restringindo ao mínimo pela linha sanguínea e colocando de forma quase que idealizada o vínculo com a Comunidade Portuguesa ou criando empecilhos para comprovação dos requisitos.

    No mais, Porto e seus dois vizinhos (Braga e Aveiro) e Lisboa e seus dois vizinhos (Setúbal e Santarém) juntos correspondem a mais que 80% das cadeiras do Parlamento. Apesar da fora da Europa ter mais de 500 mil eleitores eles estão sub representados, os portugueses na Europa um milhão tem o mesmo número de deputados.

    Preocupa se a cadeira da justiça e do interior cair em para um grupo mais retrogrado em matéria de análise do requerimento da nacionalidade e dos diversos requisitos para ela ser concedida, bem como se uma cadeira do exterior cair na mão de um ante integração da comunidade comum da língua portuguesa. Ruim para Portugal em relação a demografia e relevância com os países de língua portuguesa.

  • Mas quais são os partidos que trabalham a causa da nacionalidade portuguesa para filhos e netos.

    Pelo que entendi é oara votar em apenas um partido e enviar a cédula.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.