Assento de nascimento Covelo de Paiva - Castro Daire, Viseu

Estou buscando o assento do meu bisavô, para dar entrada na cidadania Portuguesa para meu pai e conseguentimente para min.

Porém estou tendo dificuldade em localizar, já tenho todos os outros documentos necessarios, faltando somente o assento.

Nome do meu bisavô: Manoel de Oliveira Fonseca.

local do nascimento Covelo de Paiva - Castro Daire, Viseu.

Data do nascimento: 25/03/1894

entrada no Brasil ano 1912

Nome do pai: Manoel Francisco

Nome da mãe: Joaquina de Oliveira Fonseca

agradeço se algum puder me ajudar.

Comentários

• @LincolnSartori

A freguesia é Moledo, concelho de Castro Daire. Mas ao que parece a data de nascimento não está correta.

https://tombo.pt/f/cdr12

• @Guilherme Moreira

Pode ser, essa data eu peguei da certidão de casamento dele aqui no Brasil, mais pode estar errado mesmo. Nesse caso terei que buscar em anos anteriores e posteriores.

Uma dúvida, será que ele pode ter sido registrado em outro lugar, falo isso, pois meu avô falava que o pai dele vivia no Porto antes de vir para o Brasil.

agradeço a atenção.

• Estou buscando esse assento de meu Bisavô, Manoel de Oliveira da Fonseca.

Conforme dito pelo @Guilherme Moreira, que talvez a data de nascimento estivesse errada, e acredito que ele tinha razão.

Localizei um assento de Manoel de Oliveira da Fonseca, na data de 17/03/1891. Porém o nome do pai não consta, diz filho natural, e mãe solteira.

Minha dúvida caso seja esse mesmo, terei que fazer a retificação da certidão de casamento dele aqui no Brasil.

Meu bisavô era casado com sua prima de primeiro grau. Na certidão de nascimento de minha bisavó consta exatamente o mesmo nome de seus avôs, iguais a está certidão que localizei.

João Oliveira da Fonseca era irmão Joaquina de Oliveira Fonseca

Joaquina de Oliveira Fonseca era mãe de Manoel de Oliveira Fonseca, no assento que localizei consta que ela era mãe solteira. já na certidão de casamento dele aqui no Brasil consta como pai Manoel Francisco.

João de Oliveira Fonseca era pai de Leocádia de Oliveira Fonseca.

Leocádia de Oliveira Fonseca era prima de Manoel de Oliveria da Fonseca, e se casaram em Santos1916.

Agradeço desde já.

• @Guilherme Moreira

Obrigado pela orientação, realmente a data estva errada o ano correto é 1891 e não 1894, localizei a certidão, muito obrigado.

• @LincolnSartori

Informe as certidões brasileiras com divergências.

Pois, pode ser um caso de retificação.

É importante fazer isso antes de pedir o assento português.

Quem declarou o filho e o neto do português?

Abraços

• @guimoss

Quem fez as declaração o filho do Português foi o próprio.

Quem fez as declaração o Neto do Português foi o próprio pai, que era o filho do Português.

Já efetuei o pedido do assento e já está com o advogado, que está fazendo o processo pra mim em portugal.

• @LincolnSartori

Se está com o advogado, vake as orientações dele.

Mas, eu verificaria essa questão das divergências.

Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.