Transcrição - me ajudem, amigos!!!

Ola pessoal,

Eu mandei toda a documentação para a CRC - Lisboa em maio e acabo de receber uma correspondencia me dizendo que falta fazer a transcrição do casamento dos meus avós (portugueses), estou ajudando meu pai a tirar a nacionalidade dele para depois tirar a minha.

Minha dúvida é por onde começar, precisarei pedir nova certidão de casamento no cartório? Tem prazo para isso?

Comentários

  • Al Tri, já lamentamos no final de abril que a Fabiana tenha mandado o processo do pai para Lisboa, ao invés de enviar para o Porto. Quanto a transcrição do casamento, acho que quando ambos os cônjuges são portugueses, a CRC cobra para que seja providenciada. Reproduzo a seguir, parte do email que o Mário Vales do ACPorto me enviou quando estava providenciando minha atribuição: "Visto que os seus pais são portugueses, têm que ter o casamento transcrito."

    Fabiana,

                     no 'Guia de Ajuda' tem a informação que vc procura. De toda forma, aconselho que envie um email para as CRC's de Guimarães e Esposende (outras pessoas da comunidade já fizeram por correio nessas conservatórias), solicitando as instruções para tal. Como a transcrição de óbito não tem custo, se estivesse no seu lugar, também providenciaria a transcrição do óbito do seu avô.

                     Então, seriam necessárias as certidões de casamento e óbito, em inteiro teor. 

  • Meus avós ambos são portuguese. Eu posso mandar uma outra certidão de casamento de inteiro teor para a CRC e lá eles fazem essa transcrição? (claro que respeitando todas as formalidades exigidas).

  • Fabiana,

                    o que vc quer dizer com "CRC"?

  • CRC = conservatória de registros civis
  • Acho que vou fazer pelo Porto então. Muito obrigada pela ajuda!!!
  • Fabiana,
    Se seu pai mora em SP ou MS faca pelo consulado de Sao Paulo. Demora aproximadamente 15 dias uteis. No site: consuladoportugalsp.org.br encontra a informacao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.