Atribuição para neto - me ajude por favor

BarbudaBarbuda Member
editado January 2022 em Processos de Atribuição

Boa tarde amigos!

Vou começar a da entrada na minha atribuição para neto. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre as documentações que irei precisar;

1- Certidão de nascimento neto inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada.

2 - Certidão de nascimento Pai inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada.

3 - Certidão de Casamento Pai e Mãe inteiro teor. Precisa ser apostilada?

4 - Certidão de Casamento meu e de minha esposa de inteiro teor (pois eu mudei meu sobrenome) Precisa ser apostilada?

5 - Cópia de identidade emitida a menos de 5 anos autenticada e apostilada?

6 - Preciso de uma cópia de conclusão de estudo autenticada e apostilada? ( para comprovar que falo língua portuguesa?)

7 - Assento da minha vó portuguesa

8 - Transcrição de casamento da minha vó e vô

9 - Formulário preenchido com assinatura por autenticidade?

10 - Vale postal 175 euros?

Comentários

  • @Barbuda :

    1- Certidão de nascimento neto inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada. Apenas por cópia reprográfica do livro, apostilada

    2 - Certidão de nascimento Pai inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada. Apenas inteiro teor, apostilada

    3 - Certidão de Casamento Pai e Mãe inteiro teor. Precisa ser apostilada? Não é necessário

    4 - Certidão de Casamento meu e de minha esposa de inteiro teor (pois eu mudei meu sobrenome) Precisa ser apostilada? Não precisa ser apostilada, pois servirá apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG.

    5 - Cópia de identidade emitida a menos de 5 anos autenticada e apostilada? Emitida há menos de 10 anos, autenticada e apostilada

    6 - Preciso de uma cópia de conclusão de estudo autenticada e apostilada? ( para comprovar que falo língua portuguesa?) Não é necessário

    7 - Assento da minha vó portuguesa Correto

    8 - Transcrição de casamento da minha vó e vô Correto

    9 - Formulário preenchido com assinatura por autenticidade? Correto

    10 - Vale postal 175 euros? Pague, preferencialmente. com cartão de crédito, especialmente se for para Lisboa. O Vale Postal tem validade, o pagamento com cartão de crédito, não https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1D com o recibo no cabeçalho.

    11 - Atestado de antecedentes criminais de todos os países em que residiu após os 16 anos. No Brasil, obtenha em https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais Imprima a certidão e, no verso, a validação.

  • Boa tarde amigos!

    Vou começar a da entrada na minha atribuição para neto. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre as documentações que irei precisar;

    1- Certidão de nascimento neto inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada. - SIM

    2 - Certidão de nascimento Pai inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada. - SIM

    3 - Certidão de Casamento Pai e Mãe inteiro teor. Precisa ser apostilada? - Depende. Se o pai é o descendente do(a) português(a) e foi ele o declarante do seu nascimento, não é necessário a certidão de casamento. Caso contrário deve mandar para provar o casamento e será necessário apostilar.

    4 - Certidão de Casamento meu e de minha esposa de inteiro teor (pois eu mudei meu sobrenome) Precisa ser apostilada? - SIM (eu apostilaria)

    5 - Cópia de identidade emitida a menos de 5 anos autenticada e apostilada? - SIM

    6 - Preciso de uma cópia de conclusão de estudo autenticada e apostilada? ( para comprovar que falo língua portuguesa?) - Se você é brasileira, não precisa.

    7 - Assento da minha vó portuguesa - SIM

    8 - Transcrição de casamento da minha vó e vô - Se já está transcrito, vai constar no assento de nascimento. Mas pode mandar. Se foi sua avó portuguesa que declarou seu nascimento, não será necessário transcrever.

    9 - Formulário preenchido com assinatura por autenticidade? - SIM

    10 - Vale postal 175 euros? - Pode ser vale postal ou pagar com Cartão de Credito VISA, virtual. No caso de pagamento com CC vc deve mandar tb o email que receber com a confirmação do pagamento e com o envio do formulário. Deve imprimir e colocar no envelope.


    De qq forma, eu convido o @gandalf e a @Leticialele a confirmarem.

    Peço só que no futuro, observe que há tópicos já abertos para dúvidas de atribuição de netos e poste no tópico correto, sem necessidade de criar novos repetidos, por gentileza.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Barbuda

    Só um adendo:

    Prova de vida feita no cartório aitenticada e apostilada, se o neto for idoso.

    Abaixo dos 70, ela não é necessária.

    Acima dos 76, ela é necessária.

    Entre 70 e 76, há controvérsias.

  • @Leticialele

    Preenchimento formulário 1D

    No quadro 2, nome do avó/avó português eu preencho o nome e sobrenome da minha vó solteira ou preencho o nome e sobrenome dela depois de casada, pois ela passou a adotar o sobrenome do meu avô. No assento nascimento ela está com nome de solteira, depois que fiz a transcrição de casamento passou a ter o sobrenome do meu avô. Essa é minha dúvida.

  • @Leticialele

    1- Certidão de nascimento neto inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada. Apenas por cópia reprográfica do livro, apostilada. OK

    2 - Certidão de nascimento Pai inteiro teor e reprográfica(cópia do livro) apostilada. Apenas inteiro teor, apostilada. OK

    3 - Certidão de Casamento Pai e Mãe inteiro teor. Precisa ser apostilada? Não é NECESSÁRIO. Mesmo se minha mãe mudou o sobre nome dela? Sei lá pode cair em exigência para provar que ela era casada com meu pai etc.

    4 - Certidão de Casamento meu e de minha esposa de inteiro teor (pois eu mudei meu sobrenome) Precisa ser apostilada? Não precisa ser apostilada, pois servirá apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG. OK

    5 - Cópia de identidade emitida a menos de 5 anos autenticada e apostilada? Emitida há menos de 10 anos, autenticada e Apostilada. OK

    6 - Preciso de uma cópia de conclusão de estudo autenticada e apostilada? ( para comprovar que falo língua portuguesa?) Não é NECESSÁRIO. OK

    7 - Assento da minha vó portuguesa Correto

    8 - Transcrição de casamento da minha vó e vô Correto

    9 - Formulário preenchido com assinatura por autenticidade? CORRETO OK

  • @Barbuda , sua mãe será o elo entre você e sua avó, por isso, se os nomes dos avós estão corretos na sua certidão, não precisa enviar a certidão de casamento de sua mãe.

    Se o casamento de seus avós está transcrito, coloque o nome que sua avó adotou após o casamento.

    Relaxe, vai dar tudo certo!

  • Mas o casamento da minha avó não foi transcrito para Portugal o que fazer?

  • @Deborajvieira , dependendo de quem foi o declarante do nascimento do filho, ou se os avós eram portugueses, terá que transcrever o casamento de sua avó.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.