Minha Bisavó teve muitos nomes diferentes. Como faço para corrigir toda a documentação ?

Minha Bisavó, nasceu com o nome Maria do Céu dos Santos, em 1914, na cidade de Mira.

Em uma busca nos arquivos de imigração de São Paulo encontrei na lista de desembarque como o nome sendo Maria dos Santos

Na certidão de casamento dela o nome consta como Maria dos Santos Clementino.

Como faço pra achar todas as essas alterações ? Tenho medo de não conseguir a cidadania por não conseguir provar que a Maria do Céu dos Santos não é minha Bisavó devido a essas mudanças.


Alguém já teve um caso parecido. Se eu pegar a certidão de nascimento dela e tentar alterar a de casamento quase certamente o cartorário não permitira.


Desde já agradeço a ajuda de todos.

Comentários

  • @DanielLopes

    O que conta é o que está no nascimento/batismo português.

    Se a divergência é entre MARIA DO CÉU DOS SANTOS X MARIA DOS SANTOS, não acredito que terá problemas.

    O clementino é o sobrenome do marido, dos pais ou dos avós?

    Se for o caso, não deverá ter problemas.

    ---

    Vc tem dois caminhos:

    1) apostilar o assento português em PT e fazer as retificações, seguindo as instruções fo cartório brasileiro;

    2) Tentar transcrever o casamento da sua bisavó, do jeito que está. Se nao aceitarem, irão apenas te devolver os docs enviados.

  • @guimoss o meu medo é na hora de fazer as alterações da certidão de casamento dela aqui no Brasil, o pessoal não aceitar por o nome estar diferente. O nome do meu Tataravô é igual em todas as certidões, mas o de minha Tataravó também foi acrescentado o Clementino.


    Meu tatavô sendo Manoel Marques Bento e minha Taravó sendo Rosa dos Santos em Portugal e Rosa dos Santos Clementino aqui no Brasil.

    O Clementino eu não sei de onde veio

  • @DanielLopes

    Quando vc diz tataravo, vc quis dizer trisavô (pai do bisavô) ou tetravo (pai do trisavô)?

  • @DanielLopes

    Deixe todos os nomes dos envolvidos, de forma organizada, que alguém do fórum dará uma olhada para vc.


  • Eu quis dizer Trisavô!

    Bisavó - Maria do Céu dos Santos Mudou o nome posteriormente pra Maria dos Santos Clemeninto

    Tataravó - Mãe da minha Bisavó - Rosa dos Santos Mudou o nome posteriormente pra Rosa dos Santos Clementino

    Tataravô - Pai da minha Bisavó - Manoel Marques Bento

  • @DanielLopes

    Aparentemente, o clementino veio de um marido ou companheiro da sua trisavó, que nao era o pai da sua bisavó.

    Ou, dos avôs da bisavó (tetravós).

    E ela colocou o nome dele nas certidões brasileiras.

  • Eu vou mandar os documentos que possuo até o momento com os nomes aqui. A certidão de nascimento eu não consegui entender 100% pois está manuscrita, existe também a lista de desembarque no porto de santos e a certidão de casamento de minha bisavó



  • @DanielLopes , o pai era Manuel Bento e a mãe Rosa dos Santos Clementino. É da mãe que vem o apelido Clementino. Isso está no assento de batismo.

    A Maria do Céu não mudou de nome, apenas o fixou, na vida adulta, como Maria dos Santos Clementino. Absolutamente normal. Não há divergência alguma!!

    O avós paternos eram Manuel Marques Bento e Anna Maria;

    Os maternos, José Maria Ribeiro Caetano e Anna dos Santos.

  • @Leticialele

    Também tinha reparado ainda agora que o nome da mãe tinha Clementina/o, mas a certidão é de nascimento e não de batismo.

  • @Leticialele O "do Céu" é normalmente retirado do nome de portugueses que vem pro Brasil ?

  • @Guilherme Moreira , sim, está escrito Clementina. Mas, como costumavam flexionar o gênero dos apelidos... Já vi Francisca Coelha, mulher de João Coelho!!

    @DanielLopes , naquela época, os portugueses fixavam seus nomes quando casavam ou quando faleciam, Ela deve ter tirado o "do Céu" e isso não é problema.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.