Certidão de Nascimento São Carlos ou Rio Claro - INTERIOR DE SAO PAULO

Oi pessoal!

Estou cuidando do processo para meu sogro. Para obter cidadania de neto, preciso localizar o nascimento da avó para transcrever o casamento brasileiro em portugal.

Este nascimento não foi localizado nos cartórios seja na cidade identificada no casamento seja na cidade identificada no óbito (pois é: constam registros diferentes e nenhum foi localizado : ( .

Podem tentar me ajudar?

RITA MARIA DAS DORES (Nome após casada: Rita Maria de Oliveira) DADOS DO NASCIMENTO: ANO: entre 1875 E 1885 DIA/MÊS: DESCONHECIDO.

LOCAL DO NASCIMENTO: DESCRITO COMO natural de RIO CLARO - SP NO CASAMENTO E natural de São Carlos - SP no óbito.

FILIAÇÃO: JOÃO (DESCRITO JOÃO FERMINO FERMINO MASSIEL NO CASAMENTO E JOÃO DE GOES MACIEL NO ÓBITO) e BERNARDINA (DESCRITA BERNARDINA BRAZELINA NEVES NO CASAMENTO E BERNARDINA LEITE NEVES NO OBITO). 

No caso específico a transcrição do casamento é imprescindível porque o avô portugues do requerente excluiu o seu sobrenome paterno quando teve os filhos no Brasil, então reconhecer a filiação da mãe é um importante pilar na obtenção da cidadania.

Agradeço a todos pelo apoio! qualquer dica é bem-vinda.

Thaís

Comentários

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator
    editado January 14

@Thaiscamello , quem foi o declarante do nascimento dos filhos? Se foi o português e os nomes dos avós estiver correto, não vejo para que transcrever o casamento.

Até 1891 não havia registro civil no Brasil e, se você encontrar alguma certidão, será de batismo.

• Olá Leticia! O problema é exatamente que o português avô do requerente resolveu excluir o sobrenome paterno dele. Nasceu José de Oliveira Baio em Portugal, casou-se no Brasil com este sobrenome Oliveira Baio. No nascimento dos filhos, simplesmente deixou de usar o sobrenome "Baio". No seu óbito também faleceu apenas como José de Oliveira. Com isso, a transcrição do casamento é necessária para que ele seja reconhecido como casado com a avó do requerente.

Você tem alguma pista de onde posso encontrar esta certidão de batismo na região em que a Rita Maria das Dores nasceu? Também acho muito estranho que ela não tenha o sobrenome do pai ou da mãe dela. Este Rita Maria das Dores sem o sobrenome dos pais é o nome com o qual casou-se.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.