Agendamento consulado Rio de Janeiro

Olá!

Alguém tem tentado agendar algo no consulado do Rio de Janeiro?

Estou há a mais de 10 dias acessando o site todo dia tentando agendar para tirar o cartão cidadão e não abre vaga para calendarizar....

Sabem se existe alguma outra forma de agendar? Realmente é demorado e difícil de conseguir uma data?

Agradeço o suporte

Comentários

  • @Victornatal, não sei se você está no Rio, mas no ano passado existia uma lista física que ficava na portaria do consulado do Rio de Janeiro. Imagino que devido ao processo eleitoral que creio que já está transcorrendo com a votação antecipada dos portugueses não residentes e terminará no final do mês, os demais serviços estejam funcionando de forma mais reduzida.

  • @Victornatal , estou na mesmíssima situação. Desde antes do Natal/2021 tentando agendar o CC aqui no consulado do Rio e não abre data.

    Sugestão: quem conseguir, por favor deixe aqui o relato com dia e hora que conseguiu.

    Talvez a chave do problema seja o que o @Damasceno_de_Castro informou acerca da votação antecipada dos portugueses não residentes. Espseranças para fevereiro, então...

    Abraços.

  • @Bruno Patricio , pode ir ao Consulado e colocar seu nome em uma lista de espera. Eles avisam quando tiver uma vaga. Estão fazendo isso porque havia diversos despachantes vendendo vagas para tirar CC e passaporte... Como sempre, aproveitadores e fraudadores atrapalhando a vida de pessoas honestas!!

  • Pessoal, ALGUÉM CONSEGUIU FAZER AGENDAMENTO ONLINE NO CONSULADO DO RIO DE JANEIRO RECENTEMENTE?

    Eu tô tentando agendar pra fazer cartão cidadão, mas não consigo de jeito nenhum. Eu estou tentando pelo site https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline, já fiz o cadastro, já fui até a etapa do calendarizar, mas a resposta é sempre: "De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde." Eu também estou tentando a partir de 18h, que é o horário que a moça do consulado me deu a dica por telefone, de que liberavam a agenda, mas nem assim.

    ALGUÉM TEM ALGUM MACETE PRA CONSEGUIR?

    E eu posso fazer o agendamento do cartão cidadão e do passaporte ao mesmo tempo, ou só pode fazer passaporte depois que tiver cartão cidadão?

  • Bom dia,

    Estou com o mesmo problema da @Gflima, do @Bruno Patricio e do @Victornatal. Desde dez/2021 tento fazer o agendamento no Consulado do Rio de Janeiro para obter o cartão cidadão e o passaporte. Tento em diferentes momentos do dia mas não consigo.

    Há uma forma diferente de fazer este agendamento?

    Qualquer ajuda/sugestão, neste momento, é bem-vinda.

    Sds,

    Lacir

  • Estive lá semana passada para fazer o reconhecimento de assinatura no formulário 1-D e vi na parede um aviso que têm uma fila da "xepa", ou seja se a pessoa agendada não for o consulado atende quem estiver nessa fila.

  • @Lacir , pode ir ao Consulado e colocar seu nome em uma lista de espera.

    Eles estão soltando as vagas aos poucos porque (como sempre acontece no Brasil) espertinhos agendavam para terceiros, mediante pagamento...

  • Consegui marcar agora as 21h, tinham duas vagas pra 15/02.

  • Fiquei anos sem usar o consulado, e agora que tenho o meu passaporte vencido há mais de um ano, vejo que não mudou muita coisa. O serviço parece que piorou. Mudaram o sistema, mas não implementam medidas simples para prevenir essa reserva criminosa de vagas.

    Era tão simples limitar a 1 agendamento vinculado a cada cidadão, usando o número do assento para emissão do CC e o número do CC para emitir o passaporte. Não ia ter despachante vendendo vaga assim.

    Pesquisando no Google é fácil achar serviços que prometem agendar em até 7 dias, parece até anúncio de macumba.

    A sorte é que não tenho urgência ainda, mas se continuar sem vagas, vou apelar pra essa "xepa". A que ponto chegamos.

  • Quinta passada (dia 24/02/2022) fui na página do agendamento por volta de 18:00 horas e tinha data no calendarizar. Não aproveitei agora não consigo mais achar.

  • Monique ForteMonique Forte Member
    editado March 2022

    Olá a todos!

    Consegui neste ano minha nacionalidade por email, graças aos colaboradores deste blog!

    Alguém continua com dificuldades para agendar? Qual seria q melhor forma? Indo presencialmente?

  • @Monique Forte , você tem que agendar para fazer o cartão cidadão. Ao ser atendida, avise que irá pedir o passaporte, e eles já marcam a data para retornar.

  • Boa noite a todos!


    Para quem está tentando agendar o Cartão cidadão, consegui agendar! Tinham algumas vagas disponíveis para a 3° semana de março

  • Há vagas também para passaporte, a maioria para a semana do dia 14/03.

    Em tempo, eu posso solicitar um passaporte novo sem apresentar o anterior vencido? No site não há informação.

  • @Matheus Pereira

    Exatamente. Consegui nesta madrugada (por volta de 00:40 do dia 03.03.22) agendar pro dia 14 de março. Tinha várias vagas no próprio dia 14 e nos seguintes.

  • Tem q ligar depois das 18:00 pessoal . Tem várias vagas. O meu problema é q estou marcando e não tô recebendo o e-mail de confirmação

  • Não entendi nada nessa lista de documentos... Alguém pode me dizer quais documentos levo no consulado pra dar entrada no CC?


    Obrigada pela paciência!


  • Quanto custa pra tirar o cartão cidadão e o passaporte?

  • @Monique Forte , você tem que levar seu RG, a CNH ou o passaporte. Quanto aos valores, pode consultar aqui - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/pagamentos-e-tabela-de-emolumentos

    Quando fizer o CC. avise que vai pedir também o passaporte, e eles já marcam uma data para você voltar para pegar o cartão e colher os dados biométricos para o passaporte.

  • GflimaGflima Member

    Pessoal alguém sabe como faço pra cancelar uma agendamento no Consulado do Rio?

    Eu consegui marcar pra próxima segunda, mas tive um imprevisto, não vou poder ir e queria cancelar pra dar a vaga pra alguém. A única informação que tenho é um código de cancelamento q veio no pdf da confirmação do agendamento. Tentei ligar pro consulado mas só está caindo numa gravação antiga. Ninguém atende :(

  • GflimaGflima Member

    Consegui a resposta!! ahhahaha

    Bom que vou explicar aqui pra quem precisar. Tem que entrar nesse link abaixo, selecionar "Cancelar agendamento" e digitar o código de cancelamento. Esse código vem escrito no pdf que recebemos na confirmação do agendamento. Fazendo isso cancela na hora.

    https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/index.jsf 

  • GflimaGflima Member

    E sobre a dica pra conseguir agendar, vou resumir aqui as informações que recebi do consulado após enviar um e-mail pra eles informando que eu não conseguia agendar de jeito nenhum.

    1. As vagas estão sendo colocadas no intervalo entre as 18:30 e as 19 horas, mas o horário chave é 18:45. Se passar de 19h e vc não conseguir, provavelmente é pq já esgotou. Tente no dia seguinte.
    2. O agendamento é sempre para datas daqui duas semanas. Ex.: Se vc precisa agendar pro dia 15/06, precisa entrar no site exatamente no dia 01/06.
    3. Se o dia 15/06 for feriado, no dia 01/06 não vai ser disponibilizada nenhuma vaga. É bom dar uma olhada nos feriados. Ex.: dia 10/06 foi um feriado relacionado a Portugal, e quando eu entrei no site dia 27/05 não teve vaga nenhuma disponibilizada. Talvez entrando no dia 27/05 eu conseguisse no máximo uma vaga de desistência para outro dia anterior ao feriado de 10/06.
    4. Ao tentar no dia seguinte, provavelmente a procura vai ser bem maior, por conta do feriado, e as vagas devem acabar mais rápido. Mas no próximo dia a procura já normaliza novamente
    5. Quando as vagas forem abertas, caso não esteja visualizando as vagas, saia do site, feche todas “janelas” de seu navegador, e abra de novo.
    6. Confirme também se não está com o bloqueador de “popups” ativado (desative-o) e veja as configurações de segurança de seu navegador, pois elas podem estar bloqueando as funcionalidades do site. (eu estava tendo esse problema dos popups).
    7. Segundo relatos, o navegador “Edge”, funciona melhor para esse link.
    8. O link de agendamento é: https://agendamentosonline.mne.pt/AgendamentosOnline/index.jsf
    9. Se já tiver o cartão de cidadão use-o para se cadastrar, mas caso não tenha (ou o sistema não localize o seu cartão) basta criar o seu “Registo On Line” (no canto inferior direito).

     

    Não se esqueça de escolher o Consulado correto e especificar o serviço que deseja, no caso   “Documentos de identificação civil / Cartão de Cidadão “.

    10.Se precisar fazer o cartão de cidadão e o passaporte, agende apenas o cartão de cidadão por enquanto. Durante o atendimento presencial do cartão de cidadão, o(a) funcionário(a) irá lhe agendar uma segunda visita para vir fazer o passaporte. Somente pode agendar o pedido de passaporte depois de estar com o cartão de cidadão válido em mãos.

    11. Para garantir o agendamento, deve ir até ao final e clicar em “CONFIRMAR AGENDAMENTO”, do contrário seu pedido não fica agendado. Assim que finalizar, aparecerá um pop-up com um arquivo em PDF ou receberá um email automático da confirmação do agendamento (fique atento também ao seu SPAM da sua caixa de emails). Caso não o receba, provavelmente não conseguiu se agendar. Nesse caso entre no sistema com seu usuário e verifique se está agendado e, se não estiver faça novo agendamento.

    12.Se já tiver passado das 19 horas e não tiver encontrado vagas, é porque já terão se esgotado. Nesse caso, volte a tentar no dia seguinte no mesmo horário, ou faça a renovação on line como sugerido acima. Devido à utilização abusiva desta via para pedidos de encaixe, com falsos pedidos de urgência, ou mesmo emails falsos, todos devem agora se agendar através exclusivamente através do site. Se não tiver urgência, aguarde um pouco mais para que os funcionários retornem de suas licenças e passemos a ter mais vagas disponíveis.


    BOA SORTE A TODXS!!

  • @Monique Forte , você tem que levar seu RG, a CNH ou o passaporte. Quanto aos valores, pode consultar aqui - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/pagamentos-e-tabela-de-emolumentos

    Quando fizer o CC. avise que vai pedir também o passaporte, e eles já marcam uma data para você voltar para pegar o cartão e colher os dados biométricos para o passaporte.



    Continua assim? Alguma dica atual? Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.